Ciência > Igreja levou três séculos para alçar Jesus à condição de Deus, diz historiador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
É muita gente querendo ganhar dinheiro! É só apresentar uma controvérsia sobre Jesus baseada em "uma interpretação", "uma hipótese", "uma possibilidade", "uma etc". Engraçado! Gênios como Galileu Galilei, Sir Isaac Newton e Albert Einstein não tinham essas dúvidas. Tudo blá, blá, blá. Fique tranquilo você saberá logo que morrer!
É justamente o fato das escrituras não deixarem de forma explÃcita quem realmente era esse personagem, e o texto original não ter sido modificado desde que foi escrito, que fala contra esse personagem ser apenas uma lenda. Uma polêmica que parece ter sido introduzida propositadamente para estimular a interpretação de cada um
João inicia seu evangelho falando de Jesus não aos judeus, mas a pessoas influenciadas pela cultura grega, que acreditavam em muitos deuses. Ele se apropria de dois termos bem conhecidos dos gregos: "logos" (verbo) e "theos" (deus). Para distinguir a pessoa do Verbo e a do Deus único, ele escreveu: "No princÃpio era o Verbo e o Verbo estava com O DEUS e o Verbo ERA DEUS. Ele estava no princÃpio com O DEUS".(João 1:1, 2). Para João, Jesus "era DEUS", mas não era "O DEUS", que é só o Pai, JEOVÃ.
O livro quer polêmica e vendas. Notem q os próprios relatos dos evangelistas já afirmam a divindade de Jesus. Apenas divergem quanto ou quando o homem Jesus foi 'divinizado'. Desde antes e sempre; no nascimento; após o batismo? Jesus nunca afirmou sua divindade. É fato! Porém, se a bÃblia quisesse mesmo enganar, bastaria ser mais clara. Acontece q a bÃblia tem conteúdo histórico e... teológico. Os evangélicos não creem; a Igreja católica, sim. Aos ateus: estudem!
Joao capitulo 14: "Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" Deve ta de historia com a nossa cara.
Jesus nao era Deus. Entao, qdo vcs estiverem na mierda orem e peçam ajuda pra Friedrich Nietzsche ou Sartre. Jesus nao era Deus. A fe vai alem da historia. Se o cara e ateu e logico que ele nao crer e nega Jesus. Esse historiador SO que vender o livreco dele. Se ele nao causar polemica, como iriam saber desse livrinho sensacionalista. Qual seria a novidade de dizer que Jesus e Deus. LEIAM Joao capitulo 14 e pensem com a propria cabeça e nao com a cabeça de um oportunista.
Todos os anos, em épocas como semana santa e natal, surgem esses "estudiosos" tentando desfazer da deidade de Jesus, com alegações as mais simplórias e risÃveis. Os argumentos desse historiador são mais do que conhecidos, se arrastam e se repetem ao longo dos anos e, embora provoquem alguma descrença em incautos como eu mesmo era, felizmente não atinge quem tem verdadeiro conhecimento histórico e bÃblico. Não fosse assim, não haveria tantos arqueólogos e historiadores convertidos a Cristo...
Esta claro o que aconteceu quando o dogma da igreja foi instaurado por conveniência politica da época pelo então rei Constantino. Fazer de Jesus um Deus, com a formação teológica atual e pura desinformação e irracionalidade.
Leia ISAÃAS 9:6. O Messias, Jesus Cristo, É DEUS! Ele já era Deus antes dos Evangelhos, antes de encarnar e viver entre nós. É preciso estudar a BÃblia!
Como poderiam escritos feitos 65 anos após ou mais terem fidelidade? Meras anotações de falhas memórias. Provas sobre sua origem Cristo Jesus já havia dado aos espÃritos despertos. O nascimento e a partda se deram de conformidade com as leis naturais da Criação, e todos naquela época sabiam disso. Oscar Ernest Bernhardt, nascido alemão em 1875, falecido em 1941 como Abdruschin, esclarece tudo sobre a vinda de Jesus em sua obra Na Luz da Verdade.
Cristo não é um "exemplo" no caminho para a luz! CRISTO É A LUZ! A obra citada é pura heresia.
Escritos feitos ha 65 anos apos os acontecimentos ou mais, como poderiam aqueles escritos terem fidelidade? Meras anotações de falhas memórias. Provas Cristo Jesus havia dado aos espÃritos despertos, o nascimento e a morte se deram de conformidade com as leis naturais da Criação, e todos naquela época sabiam disso. Oscar Ernest Bernhardt nascido alemão em 1875, falecido em 1941 como Abdruschin, esclarece tudo sobre a vinda de Jesus em sua obra Na Luz da Verdade.
O mais triste é verificar comentários que demonstram total ignorancia referente aos ensinos do Evangelho. JESUS se afirmou o Salvador. Ele se afirmou Filho de Deus, Ele foi condenado por "se fazer" Deus, o que seria blasfêmia. Jesus é diferente de qualquer personagem religioso em qualquer era ou local do mundo. Há mais material escrito sobre Jesus e mais evidencias de suas existencia do que material e evidencias sobre a existencia de dom Pedro I. Que os ignorante se calem!
Ehrman escreveu um livro interessante sobre crÃtica textual dos Evangelhos. Já, neste seguinte livro, sobre Jesus, foi muito menos feliz. Hoje, é ateu declarado. O artigo publicado pela Folha não ajuda o leitor a se informar sobre toda a evolução da consciência da Igreja em relação à identidade pessoal de Jesus. Ao contrário. É como pôr nas mãos de alguém alheio à fÃsica informações ambÃguas e distorcidas sobre noções elementares, mas fundamentais. No que vai dar?
Deus e bom! Ele so nos condenou ao fim da existência terrena, deu dores a mulher durante o parto e condenou o homem ao suor do trabalho. Mas ele e bom e nos ama!...
"E vós, quem dizes que sou?" Pois é, à resposta de Pedro Jesus afirmou: "Foi Deus que te revelou! Portanto, seria muito esperar de quem sequer crê na existência de Deus uma resposta melhor que asneiras.
Engraçado tudo isso. Quantos que aqui desmentem a existência e a Divindade de Jesus estão, neste momento, ao mesmo tempo, ensinando a seus filhos tanto a "mensagem do aniversário de Jesus" como a "mentira do papai noel"!!!! É justo que sejam enganados. As coisas de Deus são espirituais, e Ele não se deixa escarnecer.
As religiões cristãs se preocupam com a fé - que Jesus era Deus - e se esquecem completamente de seus ensinamentos. Guerrearam, torturaram, mataram em nome da fé, e se esqueceram completamente dos ensinamentos de Jesus. A única religião verdadeira será aquela que se basear nos seus ensinamentos e não se preocupar se ele era Deus ou não.
Esses temas vendem livros anunciando polêmica, a meu sentir, sem nenhuma influência para aqueles que conhecem verdadeiramente a mensagem de Jesus, que por si só, justifica a sua ascendência divina. Nada duraria ou dura tanto se não tivesse a consistência que tem. É pelos olhos da fé que se enxerga e assume aquele que nos seus próprios dizeres é o caminho, a verdade e a vida. O resto é resto.
DaÃ, meu caro Assis, você pode imaginar o quanto foi difÃcil e doloroso, muito doloroso para os primeiros cristão divulgarem as Boas Novas aos pagãos. Foi um trabalho de formiguinha. Com certeza, o mais difÃcil trabalho empreendido até hoje. . Ninguém ousava pensar em trocar os cruéis deuses de mármore, por um Deus de amor e, ainda por cima, invisÃvel. Sentiu um pouco na pele as dificuldades, meu caro ? Chega. Falei demais.
Assis Utch, você vê que coisa, meu ? Nenhum dos escritores antigos fala em Jesus Cristo . Será, meu caro Assis, que é por causa que naquele tempo eram todos pagãos, seu grande boca aberta ? Esqueceu que esses escritores adoravam os deuses pagãos como Marte, Júpiter, Eros, Minerva, etc. Como você me enerva, seu Assis ! Pensar, que é bom, nem pensar ! Ó Sanidade !
Valvemark, eu só estava testando seu humor. Que peninha, você não passou no teste... Ha! Ha! Ha! Ha! Ha!Ha! Ha!Ha! Ha!
No meu facebook chovem mensagens de Jesus, acompanhadas de uma foto de um galã de cinema. As pessoas seguem seus ensinamentos ou apenas adoram uma imagem?
Muito fraquinho esse escritor. Mas... se conseguir polemizar vai faturar uns trocadinhos com a venda do livro,, pois a própria população não lê a bÃblia e é induzida por oportunistas como esse.
Século XXI, está na hora da humanidade tirar a chupeta.
Realmente Jesus Cristo, nunca foi DEUS, ele foi um profeta, como todos os outros, Moisés, João Evangelista, Jesus e Maomé. Eles foram mensageiros de uma palavra divina, quer seja de Jeová, Deus e Allah, que para mim e pelas definições de cada uma das religiões, são eles a mesma pessoa, um ser onipotente, onipresente e onisciente, portanto não vejo como discutir o assunto, sabedor das premissas de ensinamento de cada um deles.
Se Jesus é Deus, pra quem ele orava? Pra si mesmo?
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; E O SEU NOME SERà MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÃNCIPE DA PAZ" (IsaÃas 9:6, profetizando sobre o Messias). Estudem a BÃBLIA!
Vai ganhar muito dinheiro sem saber como utilizá-lo adequadamente, assim são os que vivem na mentira e no sensacionalismo, engando a quantos possa alcançar.
Jesus foi considerado Deus pelos próprios apóstolos um exemplo disso é São Tomé que logo depois que viu Jesus Cristo ressuscitado ele exclamou "meu Senhor e meu Deus". Trechos das cartas de Paulo dizem "a grande manifestação de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. O tal Ehrman ou mente ou é um analfabeto em História, pois não se baseia em fontes primárias como a própria BÃblia que provam a divindade de Cristo logo na primeira geração de cristãos.
Pesquisando Pesquisando sobre Jesus Cristo : Por que Ele não é citado por qualquer historiador, pensador ou narrador do século I ? Autores daquela época : Sêneca (4 AEC – 65 DEC), PlÃnio, o Velho (23 - 79), Quintiliano (39 – 96), Epitectus (55 – 135), Marcial (38 – 103), Juvenal (55 – 127), Plutarco (46 – 119), PlÃnio, o Jóvem (61 – 113), Suetônio (69 – 122), Tácito (56 - 120), Philo-Jadaeus (15 AEC – 50 DEC), Flavius Josephus (37 – 103), Justus de TiberÃades (Século I). Nenhum deles O cita.
Engano seu Assis, se vc pesquisar direito vai encontrar textos de Suetonio, Tacito, Plinio o Jovem e Flavio Josefo em Jesus. Um documento Romano de valor histórico inestimavel é a carta de Plinio ao Imperador Trajano pedindo instrucoes para saber o que fazer aos Cristãos que se negavam a adorar o imperador. A pergunta aqui seria, qual o seu interesse Assis em tentar negar a existencia do Cristo com afirmativas mentirosas. Essa sim é uma pergunta legÃtima.
É estranho mesmo. Mas este mundo é mesmo muito estranho. Nos livros de Darwin, também não há citações sobre Jesus Cristo. Por que será, meu Deus ? Ó Sanidade !
É melhor eu ficar quieto.
Valvemark, você é a primeira pessoa que eu ouço dizer que essa frase é de Jesus. Engessar neurônios ? Essa frase é dos pethebas, sem dúvida . Deus só vê o que está escondido em seu coração, infeliz !
Primeiro, nunca disse que esta frase é de Jesus, se você leu o que escrevi, não entendeu. Será que é a/n/a/l/f/a/b/e/t/o f/u/n/c/i/o/n/a/l ?? Segundo, infeliz é quem precisa de se apegar a religiões para ter motivação de vida. No meu caso sou muito feliz não acreditando em religiões e histórias de ficção. A vida real já é suficiente para me motivar a cada dia!!
Não precisamos de concordâncias ou discordâncias, precisamos de NOSSO próprio ponto de vista, seja pela educação e conhecimento que recebemos de nossos pais, de nossos estudos e pela convicção de fé. TODOS os homens de boa vontade ao voltar-se para o RESULTADO obtido na vida em exercitar os preceitos de valor, no caminho do Amor Incondicional e da Liberdade Total de um Religado, Iluminado, Brahma ou Ateu.
E Simão Pedro respondendo disse lhe. Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. Jesus lhe respondeu bem aventurado és tu Simão Barjonas,que não revelou a carne e o sangue,mas meu Pai que está nos céus. Mateus 16;16 e 17.
Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos Mateus 28-20 Não se turbe o vosso coração credes em Deus,crede também em mim. João 14-01 São palavras muito profundas ditas por Jesus não são todos que aceitam,pois requer humildade,fé,pois só assim nos achegaremos até Deus.
no dia do natal esse texto? tá de brincadeira? vai dizer q sutilmente esse texto logo no natal nao presta um serviço aos que querem varrer a fé em cristo e em Deus do nosso paÃs? nao vao conseguir...podem destruir flores...mas nunca matarao a primavera.
Jesus é uma lenda eficientemente criada para um objetivo que, ainda bem, foi alcançado: manter a ordem e harmonia entre os homens. Sua presença na história é algo muito importante, principalmente entre os menos favorecidos no que se refere à cultura e educação, tendo em vista que, os favorecidos nesses quesitos não precisam seguir um ser mitológico para respeitar seus semelhantes.
O que parece estranho é esse tipo de texto no site uol, logo no dia de natal. texto q mais levanta dúvidas do que leva a fé. texto de argumentos fracos e que nao mostra a verdade. mostra apenas uma tendencia: esvaziar o natal a meramente servir p juntar a familia em volta de comida e bebida e o comercio q tanto dá lucro, o que não é ruim dependendo do ponto de vista.. Mas natal sem jesus é como a musica sem melodia, como mar sem peixes. Jesus é Deus e está vivo...eu falei com ele hoje.
Isso nao é verdade. Basta lembrar que a igreja primitiva cria em Cristo Jesus como Deus a ponto de muitos, incluindo quase todos os apóstolos morrerem como martires em seu nome. A realidade do dia a dia da igreja mostra a fé e devoção que desde o inicio mostravam a pessoa de Jesus como Deus. Para isso vejam os documentos históricos e e escritos dos pais da Igreja. Mas acima de tudo isso leiam a Biblia em Filipenses 2.5-10 ali chama jesus de Deus e este é apenas um entre dezenas de textos claros
Não existe evidências concretas da existência de Jesus, ele foi sitado pelo historiador Flávio Josefo de uma forma muito breve em seus relatos. Quem transformou Jesus em Deus foi o Imperador Constantino por conveniências politica da época. Se realmente existiu, foi mais um j/u/d/e/u revoltado com a situação de seu povo e por este motivo foi crucificado. Tudo o que atribuem como ensinamentos de Jesus, já haviam sido falado por outros antes dele, só que ele foi o agraciado por Roma na época!!"
Desculpo, eu sou bonzinho. Ainda mais quando a pessoa é educada como no seu caso. Mas a verdade tem que ser dita, a final de contas "Conheça a verdade e ela vos libertará" das garras da ignorância e das religiões caça niqueis!!
Desculpe-me, mas não é essa a questão versada pelo texto (se Jesus existiu ou não existiu), mas, sim, a evolução teológica da natureza de Jesus na Igreja primitiva. Seu comentário, s.m.j., embora interessante, é impertinente ao caso e talvez devesse ser feito em alguma matéria relativa à existência do Jesus histórico..
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.Apóstolo Paulo Romanos 1:22
Você ainda foi generoso ao dizer "se existiu".
Vou finalizar com uma frase atribuida a Jesus mas que nunca foi dele: " Conheça a verdade e ela vos libertará ". A ignorância das pessoas é uma droga que alimenta o preconceito e o fanatismo religioso. Religião engessa os neurônios!!
Acho interessante ressaltar que Bart Ehrman já foi refutado várias vezes por William Lane Craig (Filósofo especialista em Jesus) e Rodrigo Silva (Arqueólogo, Historiador). Bart Ehrman vive hoje as custas de seus livros polêmicos, e só que não conhece suas "fábulas", acredita piamente nele.
O autor simplesmente ignora que o Credo Apostólico, escrito pelo menos 150 anos do ConcÃlio de Nicéia já era documento aceito universalmente e com mais autoridade do que os próprios concÃlios. O Credo afirma categoricamente a divindade do Filho.
Deus não existe, é apenas uma bela ficção que ajuda o ser humano a levar a vida, gemendo e chorando pelas dores que sofre, mas achando que é protegido por um Deus bondoso e amoroso, enquanto o avião em que ele está cai em chamas ou ele chora na frente do filhinho morto no hospital. Não faz nenhum sentido um Deus tão poderoso descer em meio a suas criaturas, ser barbaramente espancado e crucificado na frente de milhares delas e depois reaparecer somente para algumas delas e sumir para sempre.
Iguais a este escritor e estudioso, já surgiram muitos, e ainda muitos surgirão... a questão é que é sempre um estudo individual, baseado em suas próprias opiniões, o que é bem diferente daquilo que já foi alcançado pelo corpo de estudiosos, ao longo de centenas de anos, e que hoje culmina na revelação do evangelho. Um leitor dedicado, chegará a conclusão de que Jesus é sim o verbo encarnado, foi isto que disse João, e isto está presente em toda Escritura.
Sempre nessa época, ao invés de espalharem o amor e a paz, alguns querendo fama, inventam de desmerecer a fé de outros, pergunto porque fazem isso, o que é que ganham além dos 5 segundos; nada; vão procurar estudar o tal historiador e verão que não passa de uma pessoa triste que só quer ver lógica, onde a lógica não existe, existe somente a fé; jamais o cérebro humano vai conseguir explicar DEUS ou JESUS, alguns simplesmente aceitam, outros tentam lucrar e outros desperdiçam a vida procurando.
Rui Barbosa escreveu um Livro com o tÃtulo "O que é a igreja católica apostólica romana" e existem tantos outros... a melhor informação é EXAMINAR, LER e se inteirar dos fatos acontecidos e ler a BÃblia que prepara o homem para os fatos que estarão para acontecer! PAZ!
Houve pelo menos outros 3 candidatos fortes a Messias. João Batista foi talvez o mais indicado ao posto, mas a mitologia católica preferiu fabricar um nome que parecia mais forte. Como as pessoas ainda podem acreditar nessas superstições tolas?
SUPERSTIÇÃO TOLA ?/, LEDO ENGANO MEU CARO , JESUS É AMOR , É PAZ , É CONCÓRDIA, É PERDÃO , JESUS É O VERBO ( DEUS) ENCARNADO EM FORMA HUMANA. " POR AMOR AO HOMEM DEUS SE FEZ HOMEM " PARA COMPREENDER A EXISTÊNCIA HUMANA, TER UM CONTATO DIRETO COM SUA CRIAÇÃO.HISTORIADORES SÓ ESCREVEM BOBAGENS , INFELIZMENTE!!!
É muito importante ler e examinar os fatos,pois João Batista mesmo falou;Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. João 1;29. Jesus foi batizado por João Batista,o qual certa vez disse; A lei foi dada por Moisés; A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. João 1;17
O povo não entende que a divindade de Jesus era totalmente ignorada e esse conceito e também da trindade e só foram definidos nos concÃlios de Nicéia e Constantinopla. A religião cristã não existia no tempo de Jesus e a própria bÃblia foi formatada de forma suspeita, dando ênfase a fé e não na legitimidade dos textos.
Como "IGREJA" é uma criação, instituição e caracterização humana pois, Jesus Cristo NÃO MENCIONOU nada a respeito de instituir uma coisa assim, então apareceram os espertos espirituais e instituÃram uma organização que dizem ser de Cristo! Se atentassem para própria palavra em questão, veriam que "igreja", nada mais, nada menos, significando "chamada para sair" mas a esperteza humana viu (longe dos propósitos Divinos) em instituir uma organização lucrativa... temos então milhares espalhadas...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Igreja levou três séculos para alçar Jesus à condição de Deus, diz historiador Voltar
Comente este texto