Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. tempestade

    E aí mediador?...solta meu comentário...

    Responda
  2. tempestade

    Somos a criança que faz xixi na água que vai beber...somos idiotas... nos achamos o máximo,..e estamos prestes à extinçao....mas Pondé, nada que uma "g u e r r i n h a m u n d i a l" (assim pensam os cirúrgicos )não resolva nosso maior problema: Nós...

    Responda
  3. AA

    Os animais não sabem nada, eles não tem consciência de si, se tivessem estariam desesperados como nós. Esse negócio de exaltar animais como se fossem mais sábios que os humanos é uma abstração iluminista como sempre inócua.

    Responda
  4. Marcelo Fernandez

    Pois é, possuo as séries da BBC, "Vida" e "Planeta Terra". Acho engraçado quando alguém ao assistir a eles comigo, comenta que acha tudo divino e maravilhoso. Para mim é algo punk, uma lição de vida de que o direito de "ter" por "necessitar" é uma aberração na natureza.

    Responda
  5. Henrique

    A crença niilista da circularidade une inteligentinhos e inteligentões (Pondé?) por meio do cimento da ingenuidade ecológica. Sabedoria dos animais, mesmo metafórica, é meio demais. Só se for para justificar a lei do mais forte como corolário (trazendo ao clube a turma do Bolsonaro...). Sussurro gritado de Kurtz: "o horror, o horror". Fico com "a humanidade avança no tempo como água de inundação - a água tem atrás de si a água, é isto que a move e é por isto que se move" (Saramago, 10/199

    Responda
    1. Kilgrave

      Saramago mais uma vez fantástico. Fico com a evolução helicoidal de Teilhard de Chardin.

  6. Dewey

    As imprecisões e ambiguidades sociais do ser humano moderno, no passado serviram para a sua sobrevivência. Foram milhares de anos se adaptando ao meio para sobreviver. O meio mudou já que hoje a concorrência é intra-espécie em vez de entre-espécies. Vai demorar, mas em algumas centenas de anos acabaremos nos adaptando geneticamente ao convívio civilizado, já que a alternativa é a extinção.

    Responda
    1. svarat

      Bem, como você disse, a alternativa é a extinção, e ela é sempre uma possibilidade.