Vinícius Torres Freire > A economia de Dilma 1 no desmanche Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Felippe Beto

    Uma Economia enorme seria gerada se os Cartéis, os quais dominam os principais segmentos econômicos brasileiros, fossem desfeitos. Só a Ab/reu & Lima, por exemplo, "exemplinho básico", foi super/faturada em mais de Dez Bilhões.

    Responda
  2. cacá

    Os bbbaaabbbaaacccaasss úteis que votaram em branco e nulo, reelegeram a representanta-presidenta; amargarão seu próprio e nocivo ato à nossa sofrida pátria. O ParTido lhes agradece e promete continuar suas falcatruas e incompetências. E o ególatra reizinho de fancaria também promete voltar em 2018. Parabéns aos inocentes inúteis!

    Responda
  3. MANOELITO

    O texto é excelente. O que me surpreende é que não aparecem petistas para condenar, com a veemência anterior às eleições, os artigos que criticam o governo, a própria Dilma e os Lulistas. Simplesmente, desapareceram, estão, parece, com vergonha, do estelionato político do PT e da Dilma. Agora, o Lula quer ser oposição e governo ao mesmo tempo.

    Responda
  4. lapanagio

    Não temos presidente, o país está (quase) acéfalo. Dilma 2 é uma completa refém de um congresso fisiologista (como sempre) e de si mesma: a verdadeira Dilma é a 1, uma senhora retrógrada nacionalista (redundância), escondida no armário, com vergonha de si mesma e do que pregou em campanha. Treino é treino, jogo é jogo, mas não dá pra respeitar alguém não está entregando o que vende, e nem assumindo em pé o que prometeu sentada. O lixo da história espera mais um governante.

    Responda
  5. cacá

    O ParTido incompetente, leviano, com seus reizinhos ególatras, estão levando nossa pátria ao fundo do poço, moral e economicamente. Mas, infelizmente é o que merecemos, pois deixamos acontecer a reeleição da representanta-presidenta, por omissão e por falta de brio. Grande parte anulou o voto ou votou em branco. Esses foram os idiotas úteis. Vão sofrer sua própria droga.

    Responda
  6. MONTANHISTA

    Em crises políticas o papel do estadista é fundamental. A história relata isso. Precisamos de um líder político que tenha aceitação e legitimidade para implementar politicas públicas integradas com políticas econômicas. Dil ma nunca foi política. Pretendeu ser executiva.Fra cassou por onde atuou. Estão aí os resultados de sua gestão(??) na Petro brás , no MME, Casa Civil. Sua arro gância não lhe permitiu recusar esses cargos. Um líder tem, também , que praticar a humildade para se legitimar.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Concordo, Montanhista. Um abraço, bom ano pra você. VTF

  7. Herdf

    Incrivel, tem gente atribuindo a keynesianismo a crise de 2008, tenha dó, cada um assuma a sua responsabilidade, essa é fruto do neoliberalismo exacerbado de 30 anos no mercado americano e europeu. É uma crise de crédito anunciada, pois desde a década de 80 a filosofia era cortar salários e direitos trabalhistas, obrigar o trabalhador a ir ao banco pegar crédito pra sobreviver, isso gerou bolha e deu no que deu. Esse é o princípio neoliberal ainda vigente, até porque sair dele não será fácil.

    Responda
    1. svarat

      As pessoas estavam tomando crédito para comprar imóveis e especular no mercado imobiliário e não para sobreviver, e foi isso que levou à crise.

    2. svarat

      O próprio Joaquim Levy fez a comparação da política econômica de Dilma1, que é keynesiana, com a de Bush. Foi Bush que estimulou os bancos a fazerem empréstimos a clientes "ninja" (no job, no income, no asset) que levou à crise do subprime. Isso de que a filosofia era cortar salários e obrigar o trabalhador a pegar crédito para sobreviver é mais uma das grandes bobagens das análises econômicas da esquerda, que em geral não servem nem para papel higiênico.

    3. svarat

      O próprio Joaq

  8. Nem Um

    O ajuste rigoroso das contas públicas é realmente condição essencial de governabilidade e princípio mínimo de qualquer administração, devendo ser devidamente fechados os principais ralos por onde escorre o desperdício de dinheiro público, desde pensões abusivas a subsídios governamentais de todo tipo, inclusive creditícios, etc. Mas, sem tampar o grande ralo da maior taxa de juros mundial, paga pelo governo aos rentistas, o bolsa juros, jamais haverá verdadeiro equilíbrio das contas públicas.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Certo, Nem Um. Mas como fazer para pagar menos juros (taxas e despesas)? Fazendo menos dívida, fazendo o governo ter bom crédito. Não há alternativa, a não ser o calote. Abraço, bom ano pra você e para os seus. VTF

  9. Paulinha

    Nossa grande impostora Dilma copia tudo o que há de ruim no mundo em termos de economia. Fez um cursos de graduação fuleiro e acha que é economista. Deu no que deu.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Paulinha, acho que não tem tanta coisa de ruim assim no mundo pra copiar. Ou até tem, mas ela parou antes de chegar lá, na Venezuela. Abraço, bom ano pra você e para os seus. VTF

  10. svarat

    O mais interessante de sua entrevista foi a comparação, a meu ver adequada, que fez dessa política econômica com a do governo Bush. A esquerda diz que Bush era neoliberal, de direita... mas sua política econômica foi tipicamente keynesiana, com financiamento e estímulos governamentais para turbinar o crescimento; e foi um dos principais fatores que geraram a crise de 2008. Não foi o primeiro, Nixon já tinha feito isso e chegou a dizer "agora somos todos keynesianos". E deu na estagflação dos 80.

    Responda
    1. svarat

      Foi o Joaquim Le vy que, muito adequadamente, fez a comparação em entrevista ao jornal Va lor. O que só realça sua qualidade como economista e a boa compreensão que tem da realidade econômica.

    2. Nem Um

      Gostei de sua comparação, Svarat. Não deixa de ter uma certa lógica e realismo o seu presente raciocínio.

    3. svarat

      Estagflação dos anos 70 e não 80, desculpem.

  11. Guriatã

    Um grande percebedor ou escutador da cena econômica ,mas nunca conclusivo .Eu também ,sempre apresento os problemas do meu Timão,grito das arquibancadas que a equipe vai mal,mas não apresento solução,pois bem, não escrevo profissionalmente para nada.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.