Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MarciaMac

    Incorreta a afirmação de que se ao adolescente for imposta a internação por três anos, ele ficara internado por três ano. Na verdade esse é o prazo máximo possível de internação, que não é fixado na sentença - onde apenas se fixa o tipo de medida socioeducativa, no caso, a internação. Porém, periodicamente esta precisa ser reavaliada, no maximo a cada seis meses, conforme artigo 42 Lei 12594/2012. Na pratica, raramente um adolescente fica internado por mais de um ano, mesmo em fatos mais graves

    Responda
  2. Master

    Mais um defensor de ban.didos. De gente assim, já estamos fartos.

    Responda
  3. dferreira

    Esses dimenor tem é que passar 30 anos preso. Escória.

    Responda
  4. solano

    Sr. Helio, Com a devida vênia, o que o sr propõe de real,factível na nossa realidade para minimizar a brutalidade dos menores infratores.Por que só agora as estatísticas oficiais são confiáveis? (lembre-se de "chimbinha").Já que discorda de qualquer medida que minimiza a quase total impunidade deles. Att solano.

    Responda
  5. nunes

    Quer censurar o delegado? Que vergonha.

    Responda
  6. Yuri Heider

    Tinha um pé atrás com o colunista. Agora só tive a certeza das bandeiras que ele defende. Não são as minhas, graças a Deus.

    Responda
  7. meneguelo

    Lamentável o comentário deste jornalista, o qual parece que vive em outra galáxia. Comentário completamente dissonante de nossa realidade em que vivemos. Se baseou em dados não confiáveis para justificar seu erro. Se queria os cinco minutos de fama conseguiu de forma contrária.

    Responda
  8. itamar

    Em que mundo vive este jornalista?Um monte de baboseiras,citando estatisticas fajutas para defender a guerra civil em que vivemos.Mas ele só quer aparecer, ganhar seus 5 segundos de fama.......

    Responda
  9. Cesar Cesarano

    ...de fato os números não batem, até porque esses 1% tratam de crimes hediondos, praticados por menores, já o número de roubos realizados por eles é muito maior que isso. Muita coisa está errada, de fato, mas em sendo assim, porque não começar pela maioridade penal, desta legião à disposição do crime?

    Responda
  10. cacá

    Não concordo com o colunista. É essa liberalização que induz o "menor" ou outro a cometer o crime. A humanidade necessita sim de saber que seus atos criminais serão castigados. E o menor de hoje, com todas as facilidades de comunicação, está muito bem informado a respeito do que é certo e errado. Liberando-o da responsabilidade, ele com certeza terá mais coragem para o cometimento de atos ilegais. Também, nosso Código Penal é muito frouxo.

    Responda
  11. Dewey

    O que assusta mesmo é ver um jornalista experiente usando números do governo que batem de frente com a realidade. De acordo como o Globo 30% dos krimes no DF e 50% em Teresina são cometidos por menores. Todos conhecem a posição do governo contra a diminuição da maioridade penal, portanto não é surpresa que tentem dourar a pílula.

    Responda
  12. Dewey

    O Ministério da Justiça é completamente contra a diminuição da maioridade penal e os números que apresenta não corresponde a realidade. O Globo publicou recentemente que 30% dos c-rimes cometidos no DF são cometidos por menores. Em Teresina, por exemplo, de cada 10 a-ssassinatos, cinco têm a participação de menores. Em todo o Brasil, em média, 54% dos menores infratores que cometem c-rimes e são internados, voltam a cometer c-rimes depois de liberados. Existem fontes e fontes seu Hélio.

    Responda
  13. Guriatã

    Adoro um kibe,um kafta,mas poxa,já temos Alkmin,haddad,maluf,Skaf,Kassab,comandando SP,,agora mais um,Yossef Chain,vou me mudar pro oriente médio.Sobre a matéria,sr Hélio está cobertíssimo de razão.

    Responda
  14. Luiz Aires

    Se queremos mudar, é preciso endurecer. Não importa se ocorre em 0,9% dos casos. Não existe roubo pequeno ou grande, é tudo roubo. Para mudar essa realidade é preciso parar de querer comprar lugar no céu.

    Responda
  15. Ramiro

    Desconfio que o delegado esteja preocupado com o uso crescente de menores por bandidos adultos. Eles assaltam e matam junto com menores, que assumem seus crimes. Tá em todo noticiário de rádio, todo dia.

    Responda
  16. superantenada

    O que me parece mais importante e urgente é os senhores magistrados e delegados de policia , utilizarem-se das Leis existentes e aplicá-las com severidade ; pois , todos os dias vemos os marginais serem presos , levados ás delegacias e antes mesmo que os policiais terminem de registrar as ocorrências os marginais serem liberados e sairem pela porta da frente. Muitos marginais são levados ás delegacias inumeras vezes , alguns até passam alguns dias , talvez meses em detenções .

    Responda
  17. Gorak

    Só quem já sofreu na pele vários assaltos sabe que não importa se estou sendo assaltado por um adulto ou um menor; eu estou sendo assaltado e ponto final. Se podemos fazer algo para diminuir essa violência, isso deve ser feito. Se punir com mais rigor os menores diminuir em 1% o crime, ótimo, já vai ser um avanço. Caro jornalista, diga para as famílias das vítimas de homídios e latrocínios causados por menores que vocês fazem parte só do 0,5% das vítimas e portanto devem ser ignorados.

    Responda
  18. alexmed

    A mídia, em especial a TV, dá enorme destaque a crimes violentos praticados por menores, que, como lembrou o Helio, configura ridículos 0,9% dos crimes. Será que é tão difícel notar que 99,1% dos crimes são praticados por adultos? Portanto, reduzir a menoridade não terá nenhum impacto. A única mudança que eu proporia no ECA é que ao completar 18 anos o infrator que cometeu um crime grave seja removido para uma penitenciária para adultos.

    Responda
  19. svarat

    Tem razão o secretário, menores por aqui têm quase um salvo-conduto para delinquir, esse ECA é uma desgraça tanto para a sociedade como para os adolescentes que pretende proteger. Não é só a questão de homicídio, a questão é que cometem pequenos crimes e são liberados, mesmo reincidentes. Ora, dessa maneira sentem que podem cometer crimes e quando chegam à maioridade já cometeram tantos, estão tão envolvidos com o crime que não tem volta, todas as suas relações sociais estão no mundo do crime.

    Responda
    1. svarat

      Essas teorias criminológicas que começaram a tomar corpo nos anos sessenta, baseadas na ideia de que não existe natureza humana e que a consciência humana é apenas produto de construção social, são todas furadas porque baseadas em ontologia furada, e a ontologia é a base, se está errada todo o resto estará errado. A ideia é que criminosos são na verdade vítimas de construção social errada e portanto não devem ser punidos. A construção social certa, claro, seria o socialismo, esse é o corolário.

    2. svarat

      Há algum tempo o Esta dão entrevistou alguns presos por homicídio para conhecer sua história. Um deles disse que começou a delinquir aos 14 anos e foi detido várias vezes e sempre liberado, então voltava ao crime. Ele mesmo afirmou que voltava ao crime porque sabia que não seria punido. Até que, já maior de idade, e envolvido com o crime até o pescoço, acabou matando uma pessoa em um assalto. O que precisamos é de mais realismo e menos idealismo.

    3. svarat

      Só sabem viver do cri me, estão viciados no cri me, são odiados até em suas comunidades, estão condenados ao mundo do cri me. Veja aquele garoto que há um tempo ma tou outro para roubar um celular: já tinha sido preso 5 vezes! e sempre foi liberado. Ora, qualquer idi ota sabe que um garoto que comete seguidos cri mes tem alto potencial de se tornar violento e perigoso. Se tivesse ficado detido, um estaria vivo e o outro não estaria com um cri me de mo rte pesando para sempre em sua vida.