Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. viniciusoliveira

    O antigo testamento é como um filme de Quentin Tarantino. A antiga aliança admitia a violência sagrada. Javé dizimava populações inteiras. A pena de lapidação para adúlteras era lei vigente entre os judeus antigos. Eis que entra em cena o Ponto Ômega da teoria evolucionista cristã de Theillard de Chardin e funda uma religião que não admite a imposição da fé pela espada, embora seus sucessores renegassem a proibição. Maomé veio para restaurar a violência sagrada, a pena de lapidação, etc.

    Responda
  2. gama

    Falso, meu sr. Não foram "cassetas" pós-Idade média que permitiram a fluidez de sistemas democrát. Na Id. Média a educ. superior ficava a cargo da igreja, que passou a atrair profs de fora do clero. Posto que cristão, o teólogo Pedro Abelardo passou a questionar alguns dogmas. Ele e outros mestres deram início ao "ensino particular". Como resultado desse acontecimento criou-se a universidade, incubadora do renascimento e Reforma. Os freios surgiram dentro da igreja com pensadores cristãos.

    Responda
  3. gama

    O que o colunista chama de Ocidente ou ocidental típico, a humanidade adjetivou de Ocidente judaico cristão, porque apesar dos erros de alguns cristãos, o apanágio do cristianismo é a tolerância e o perdão; por isso, o colunista pode avaca-lhar o cristianismo mas sempre se reporta ao Is lã como muita RES-PEI-TA-BI-LI-DA-DE. A K 4 7 E BOMBAS agora tem outro nome... O medo é tanto que precisa generalizar...

    Responda
  4. Luis Zaneti

    É uma questão de evolução. Enquanto o ocidente evoluiu consideravelmente desde os tempos bíblicos, o islamismo, surgido na Idade Média, parece não ter caminhado nada desde então. Lembrando que a sociedade árabe, nessa época, era mais avançada que a europeia, creio que a pergunta certa seja: será que o motivo dessa estagnação na evolução é o islamismo?

    Responda
  5. HH

    Tudo bem até concordo com o texto, porém por precaução é melhor ficar longe dos muçulmanos até que eles não mais interpretem o corão literalmente.

    Responda
  6. Habib-marioni

    Acho importante também salientar que o Novo Testamento veio desautorizar uma série de práticas encontradas nos livros do Antigo Testamento. Veja-se, a título de exemplo, a passagem da mulher adúltera, quando Jesus teria dito "quem não tiver pecados que atire a primeira pedra". E também a passagem em que Jesus "revoga" a lei de Talião: em vez do olho por olho, o ofertar-se a outra face. P.S.: não sou religioso e conheço muitos dos crimes praticados em nome da fé cristã.

    Responda
  7. svarat

    A verdade é que o islamismo é sim uma religião violenta, agressiva, dominadora, que prega a guerra santa e a conversão forçada de infiéis. Não é por acaso que em um século de existência já dominava todo o oriente médio, o norte da África e depois península ibérica, Índia, Indonésia, África Subsaariana... sempre dominando pela guerra e pela força. Não é por acaso também que a palavra Islã significa submissão.

    Responda
    1. svarat

      Pois é também acho que um pouco de estudo evita crer em absurdos. Que eu saiba quem atacou primeiro os cristãos foram os muçulmanos, já nos séculos 8 e 9. As primeiras cruzadas datam do fim do século 11. A palestina era cristã desde o fim do império romano e foi atacada e conquistada pelos muçulmanos. O objetivo das cruzadas era recuperá-la e não conquistá-la. É certo que o islamismo teve uma era de ouro, mas não foi o que predominou, o que predominou foi o obscurantismo e a intolerância.

    2. Paulors

      Durante séculos a Europa Cristã pregou uma guerra santa contra o Islã, sendo que esse último foi muito mais tolerante com as minorias religiosas do que o Cristianismo. É só ver como foi os oito séculos de dominação islâmica na Península Ibérica com a posterior dominação dos cristãos... Um pouco de estudo evita escrever muitos absurdos...

  8. Déjà vu

    "Poucas pessoas toleram a Riqueza. Dos outros, quero eu dizer" - Mark Twain

    Responda
  9. Déjà vu

    "Aprendi o Silêncio com os faladores, a Tolerância com os intolerantes, a Bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou Grato a esses professores" - Khalil Gibran

    Responda
    1. alexmed

      Em compensação o NT inovou em termos de injustiça e crueldade. O VT é violento e sanguinário, mas a punição ocorre só nesta vida. O inferno, por sua vez, a danação eterna, o sofrimento infinito é invenção do NT.