Demétrio Magnoli > Raqqa, aqui Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Brilhante e irretocável o artigo do Magnoli ! O pior é que estes professores participam dos concursos de acesso aos próximos professores, perpetuando o viés ideológico nas universidades públicas. Aliás, porque a USP tem uma cadeira de História Ãrabe ? Se for pela (justa !) contribuição dos imigrantes árabes na formação do nosso quadro social imagino que deveria existir também as cadeiras de História Japonesa, História Italiana, História Polonesa, História Chinesa não é mesmo ?
Brilhante e irretocável o artigo do Magnoli !
O texto de Demetrio Magnoli foi de um estrabismo mental impressionante . Famoso por escrever textos sob encomenda, para agradar alguns proprietários da sua opinião, dessa vez foi muito longe agredindo a opinião dos outros , principalmente a professora Clemensha . Essa pirotecnia midiática de Je suis Charlie é encomendada . Porque não : Je suis Snowden e Je suis Assnge ? Porque não comungam da opinião dos proprietários dos seus textos . Insulto é diferente de liberdade de expressão.
Deixe o pessoal falar, Demétrio. Você está fazendo igualmente o papel de perseguidor. Afinal, vivemos em um paÃs democrático. Ou não? ?
O e/n/e/r/g/ú/m/e/n/o, ele está fazendo exatamente o papel de um intelectual na democracia, está indo para o debate. Quem não gosta de debate são os d/i/t/a/d/o/r/e/s e e/x/t/r/e/m/i/s/t/a/s.
Primeiro, o colunista assume a hipocrisia do meios jornalÃstico. O Jornal francês pode ofender os muçulmanos ä vontade, afinal a liberdade de expressão é algo sacrossanto. Se algum jornal ou pessoa fizer uma piada contra negro, judeu e homossexual, e já começa a gritaria, logo a liberdade de expressão só tem limites para certo temas Segundo, Se devemos ter liberdade de expressão absoluta, por que o colunista ataque com tanta maldade os professores? cade a tolerancia?
O pior é que nas universidades públicas os professores não só tem estabilidade como influem diretamente na escolha dos próximos - por isso o pensamento único de perpetua. Segundo eles, deve-se culpar a vÃtima, como no caso da defesa de es t u prado res, que acusam as mulheres de os terem provocado.
Decepcionante este texto, de uma agressividade completamente desproporcional. Tentar linchar desta forma autoritária, 2 professores de duas importantes universidades, afirmando entre outras ofensas, que fazem parte de um grupo de "delinquentes intelectuais", é de uma violência preocupante. O fato de eles eventualmente terem feito declarações infelizes, não dá ao sr. Demétrio o direito de atacá-los dessa maneira radical. Onde está a liberdade de expressão, sr. Demétrio? Lamentável...
Concordo em gênero, número e grau com você.
Magnoli, craque como sempre.
Parabéns, mais uma vez, pelo excelente artigo. O Sr. tem toda razão em criticar os "intelectuais" que são contra a liberdade de expressão. Eu não conhecia a revista Charlie Hebdo e, sinceramente, não gostei das charges e dos artigos da publicação. Isso, no entanto, não quer dizer que acredite que a revista deve ser impedida de publicar aquilo que bem entender. Quem se achar prejudicado pelas opiniões alheias tem, graças a deus, o direito de recorrer ao Poder Judiciário para buscar reparação.
Irretocável. Nossas universidades estão repletas de professores absolutamente incapazes e completamente idiotas. Senão desonestos, terroristas e corruptos.
Palavras de pura SABEDORIA. Realmente Irretocáveis. Parabéns ao Mestre Demétrio Magnoli.
Queria ver se o atentado fosse a Cuba ou Venezuela.......nossa os terroristas seriam sacrificados so com palavras.Esses jornalistas sao co/var/des.
Eu não entendi assim, Demétrio. Mas eu não tenho a possibilidade de uma regressão raivosa aos tempos da sua Libelu. Saudades de um certo Milton Almeida dos Santos....
Eu assisti integralmente a entrevista da professora citada, no calor das imagens, afirmações ainda confusas e sobretudo, perguntas simplistas. Não se pode retirar a frase do contexto. Não vi, entretanto, o texto ao qual se refere Demétrio.
que texto legal... estamos prontos pra falar de inquisição agora?
Texto bom em termos. A França não passa por uma onda de xenofobia ao muçulmanos, isso é bobagem. Óbvio que existe as Le Pens da vida e outros que são racistas. Mas a França é o paÃs mais multiculturalista da Europa, isso não há dúvida. Quem conhece bem o páis sabe.
Perfeito. Irretocável. Por causa de alguns poucos bons colunistas não cancelo minha assinatura neste jornal impestiado de esquerdalhas e viúvas de Cuba!!
Nossos professores e intelectuais (a maioria) estão com os pés nas trevas, uma vez que não podemos hoje dizer que têm alguma racionalidade. Pobre das crianças e jovens brasileiros.
Imbecilidade ao quadrado = Gonçalves + Clemesha
"Na última semana o grupo terrorista Boko Haram terá assassinado mais de 2000 pessoas na cidade de Baga, na Nigéria, maioritariamente crianças, mulheres e idosos que não conseguiram fugir." Ontem, em um telejornal, o comentarista disse que quem gosta de matar sempre vai ter um motivo. Parece que está certo.
A liberdade de expressão não tem preço. Ela é a liberdade do outro dizer o que pensa, mesmo que não nos agrade. Ouvir apenas o que nos agrada é tÃpico de regimes totalitários como o de Cuba ou Coreia do Norte. Não existe meia liberdade - ou há, ou não há. Eventuais abusos serão sempre punidos por meio judicial. "A única solução para eventuais abusos é mais liberdade de expressão" (Eugênio Bucci, escritor, professor de jornalismo e autor de "Sobre Ética e Imprensa").
Ha ! Ha! Ha ! Ha ! Ha ! Meus erros, às vezes, são propositais...
O que todos nós queremos, é convidá-los para uma " guerra de travesseiros " ,entenderam agora ? Prá gente ver se ' do outro lado ' tem gente inteligente prá rebater ? Mastiguei o bastante para vocês, asshole ? Não é prá sair por aà matando.Minha, nossa ! A que ponto chegamos .
Texto excelente. O que está em jogo é a liberdade, em seu sentido mais amplo. "Posso não concordar com o que dizes (neste caso, com o que desenhas), mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo", é a essência da liberdade de expressão. Penso que um mundo tolhido pelo medo de se expressar é fértil para o desenvolvimento de todo o tipo de fanatismo: depois do religioso, logo chegaremos ao ideológico, polÃtico, sexual, e até o esportivo, do qual já temos tristes exemplos.
São tantos os acontecimentos medÃocres.Ficamos desesperançados quando pensamos no futuro da humanidade. Poucas vezes vemos a disseminação estÃmulos para a melhora do homem e das condições gerais de vida, pois de todos os lados são exaltadas as piores atitudes, o mais baixo comportamento. Roubo, assassinato, traições, drogas. Nada que aponte a busca do aprimoramento. Desesperançadas as pessoas se retraem, muitos aderindo a essa maré de decadência que avança livremente arrastando tudo ao abismo.
Como é possÃvel que estes "professores" estejam em universidades tão conceituadas? Teria uma maneira de mencionar no curriculum lattes que são incompetentes e intelectualmente incapazes para evitar que continuem propagando seu pensamento torto nas novas gerações? O ideal seria ostracizar estes tipos para que cotaminem os estudantes.
Fantástico Demétrio, assassinato é crime, charge não, simples assim, ando escutando algumas pessoas dizendo coisas do tipo "quem procura acha", é muita ignorância, então quer dizer se uma mulher sai à rua com uma saia e é estuprada é porque "quem procura acha"? Lamentável...
No fundo, losers como este lorenzo constituem o maior perigo para a modernidade. Não os terroristas, mas os ressentidos e fracassados como ele, que não têm formacão cultural sólida e passam a repetir meia-duzia de obviedades e lugares comuns. Fracassados como ele defendem a autocensura, o controle da mÃdia, determinam limites ao que pode ou não ser produzido culturalmente. Se este tipo chegasse ao Poder não teriamos Mount Pyton, O Nome da Rosa, Je vous salue, Marie, e outros classicos....
As constituições garantem o direito a livre expressão, mas nenhuma delas define o tema. Portanto cabe a justiça, a sociedade e aos indivÃduos administrar a questão. Recentemente um famoso professor de direito da U. de Georgetown foi criticado pela sua declaração de que "freedom of speech is not free", uma lebrança de que não é ilimitada e possui consequências, mas quem coloca o limite? O bom senso dita que o limite deveria começar quando a vida e a segurança das pessoas entra em jogo.
Continuo confuso com a origem desta situação. Partindo do ponto que a charge ridicularizando a religião islâmica foi a causa do ataque, no fim das contas, ela custou 18 cidadãos mortos, fora o custo financeiro com a operação e o gasto futuro da Europa com segurança anti-terror a partir de hoje. Valeu a pena ? Ou devemos encarar a liberdade de expressão com mais responsabilidade ?
Não vamos nos guiar pela espada, mas sim pelo bom senso. Quem acha que vale a pena ter a cabeça a prêmio por satirizar uma religião, basta seguir em frente e ver no que dá.... Acredito que as 04 pessoas que morreram no mercado preferiam continuar vivas, porém pagaram juntos por um exercÃcio da liberdade de expressão que poderia ter sido evitado. E não venham dizer que ninguém imaginava que chegaria a este ponto, pois todos sabem das atrocidades que estes terroristas são capazes.
Na cultura da sociedade francesa a sátira e o escárnio são normais e aceitáveis, e são eles que têm que se adaptar à cultura francesa, e não a cultura francesa à deles. Fazem isso com todos, cristãos, polÃticos de direita e esquerda, e ninguém sai matando por por causa disso. Por que não poderiam fazer com o islamismo? Se não gostam que caiam fora.
Não, o que devemos fazer é punir assassinos sem nenhum tipo de ressalva.
Sabe o que é isso? Ressentimento pelo fracasso do socialismo, que essas bestas imputam ao "ocidente' e não à s suas próprias falhas e ineficiências, então se aliam a qualquer barbaridade, contanto que sirva pata fustigá-lo. Não precisa ir longe, basta ver o P T, sempre alinhado come essas porcarias; Lu la abraçando Ahmadnejad, Dilma dizendo que devemos dialogar com cortadores de cabeça... Seu colega de espaço André Singer fez isso hoje, chamando as vÃtimas de fascistas e saudosos da guerra fria.
Você está correto, Svarat. Losers, como este Lorenzo, não conseguem entender que o mundo, a despeito das guerras atuais, nunca viveu melhor. Que o capitalismo triunfou, que os valores ocidentais são superiores e são o base do progresso material e humano de vastas parcelas da humanidade. Eles falam, esperneiam, gritam, e a caravana passa. Direitos humanos, economia de mercado e the rule of law são cada vez mais disseminados no mundo e isto se reflete numa expansão de prosperidade jamais vista...
São cabÃveis sim, os atos contam, e todas as pessoas de esquerda defendem esses celerados. Qual é sua orientação polÃtica?
Irretocável.
Movimentos migratórios, carregam sempre consigo, acima dos problemas religiosos ou ideológicos uma lógica perversa que pune os que emigram e a sociedade que os acolhe. Pune a sociedade pela oferta de mão de obra explorada a preço vil, rebaixando todos os salários. Vide bolivianos em SP. Pune os emigrados pela violação de seus direitos e valores e costumes, de caráter religioso ou não. O contato entre economias assÃncronas. A palavra alemã para isso é, citada por Toymbee é Völkerwanderung.
Na ânsia de demonizar os "ianques" e o liberalismo europeu vale tudo pra nossos intelectuais barbudinhos e barbudinhas, mas sempre com o principio básico "é claro que somos contra a violência, mas...."
A ideia não é justificar a violência, mas refletir sobre suas causas. O ponto central é que a liberdade de expressão não é absoluta, mesmo na França. Ou será que não existe assunto-tabu por lá? Charges de Maomé agridem tanto ou mais que chutar a imagem de Nossa Senhora, sobretudo em casos como o de Alá representado de quatro com a estrela sobre o ânus. Isso é repugnante e desnecessário. O radical aqui é Magnoli, por sua incapacidade de entender o valor do respeito ao outro. Isso é violência.
Ficam as perguntas: Por quê apenas os muçulmanos reagem desta forma? Por quê, convenientemente, se omite na argumentação que Hebdo publicou várias charges contra as outras religiões igualmente agressivas como as contra o islamismo? Por que não houve reação similar por parte destas outras comunidades religiosas? Por que se omite que existe no paÃs do iluminismo uma justiça à qual se pode recorrer? Num paÃs com liberdade de expressão não pode haver alguns mais iguais do que outros.
A diferença é que Nossa Senhora, ao contrário de Maomé, não é o simbolo de uma ideologia fundamentalista que prega a destruição dos valores ocidentais. Chutar Nossa Senhora foi um sentimento de ódio; ao contrário das charges a Maomé, que é uma forma de critica àqueles fundamentalistas. Será que a sua visão pequena do mundo é incapaz de perceber essa diferença.
Os muçulmanos podem não gostar de charges de Maomé, mas isso não lhes dá o direito de querer impor seus costumes e valores para o paÃs que os acolheu. Se não gostam porque não voltam para a miséria de seus para seus fracassados paÃses? Os cristãos também não gostam de ver sátiras e gozações a sua religião, mas nem por isso saem por aà matando cartunistas. Como diz aquele velho ditado: os incomodados que se mudem. Quem é você para dizer que liberdade de expressão não é absoluta, dona do mundo?
Só fico pensando se as tentativas de "controle da mÃdia" que teus patrões estão tentando impor à sociedade se efetivem Lana??? Pobre dos chargistas tupiniquins, cada desenho um processo na secretaria nacional anticharges...
Simplesmente parabéns Demétrio.
Liberdade de expressao e uma ilusao,o proprio site censura os assinantes em seus comentarios,ha um cinismo e uma hipocrisia recorrente...
Sem dúvida há um cinismo e uma hipocrisia recorrente, precisa ver da parte de quem.
Liberdade de pensamento e expressão é isso: cada um fala o que pensa, quem ouvi concorda ou não. E vamos que vamos.
Brilhante texto para o 1% de super milionários,para os puxa-saco destes e para os idiotas.Liberdade de expressão, sempre,para a linha de pensamento de direita dos proprietários dos grandes veÃculos de mÃdia.Apenas uma galhofa.
Cara, se muda para a Coréia do Norte. Rapidinho você muda de opinião...
Guriatã, você me surpreendeu. Considerar o texto brilhante para os ladrões da Petrobrás (super milionários), para os puxa-saco desses (petroalhas que os defendem) e para os idiotas (que escrevem bobagens como as do seu texto) me parece que está dando um tiro no próprio pé.
Está aà um exemplo perfeito da boçalidade que o colunista expõe em seu texto.
Liberdade de expressão para ti, rato ideológico vazio.
Claro e conciso.
Excelente texto, como costumam ser os do Demétrio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Raqqa, aqui Voltar
Comente este texto