Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAFAEL

    Ótimo texto.

    Responda
  2. Boca II

    atenção: comentários fechados....Hiii hi hi

    Responda
  3. CarlosSP

    A comparação não é totalmente válida. A discussão é se as charges do Charlie Hebdo ridicularizam só aos fanáticos ou a qualquer pessoa de crença muçulmana. Concordo com quem diz que o humor tem que rir do opressor, não do oprimido. É claro que os terroristas dementes devem ser ridicularizados e combatidos (como a Hitler), mas achincalhar uma população que já é discriminada na Europa já é outra coisa. Isso só para pensar como chegamos até aqui (o que acho necessário), não para justificar.

    Responda
  4. Boca II

    .que loucuuuuura....HIii hi hi

    Responda
  5. Marcant

    Que nós saibamos, não havia ninguém blasfemando contra o profeta nas Torres Gêmeas. Estava todo mundo trabalhando em paz.

    Responda
  6. LOUIS BLÉRIOT

    Se a liberdade total e irrestrita de opinião deve ser exercida dentro de uma sociedade multi-cultural, onde constam não poucos radicais enlouquecidos, cada cidadão terá que ter o direito a auto-defesa, não dependendo somente do aparato estatal. Creio que o modus-operandi utilizado pelos terroristas do Charlie não teria tido 100% de eficácia se o fato tivesse ocorrido em Tel-Aviv ou Zurique.

    Responda
    1. carlmarx

      Não se preocupe, até 2018 quando as impressoras 3D estarão disponíveis para compra nos walmarts da vida, todos estaremos rearmados novamente. O governo não vai conseguir proibir a HP, Citizen, IBM , ... de venderem seus produtos, e quando isto acontecer os barões do tráfico poderão imprimir suas armas de plástico para seus exércitos, dentro de suas fortalezas, aí o governo vai ter que rearmar o cidadão de bem, porque vai faltar polícia (aliás já falta!).

  7. Biotherm Homme

    Liberdade de expressão é, SIM, licença para ofender. No mais, o relativismo moral esquerdista e a sensibilidade religiosa conservadora estão dando sono.

    Responda
  8. Guriatã

    Grande terror é o provocado por demissões em massa de trabalhadores,por falta de oportunidades reais de trabalho,por golpes financeiros aplicados pelos grandes abutres endinheirados,que levam à exclusão social de enormes contingentes de jovens e corroborados pela grande insensibilidade dos egoístas partidos de direita e a colaboração da grande mídia ..

    Responda
  9. Coutinho, mesmo quando não concordo com você, continuo admirando e respeitando sua opinião. Desta vez eu discordo! E creio que essa é a fórmula balizadora de todo o tipo de manifestação contrária. O respeito pela opinião, pela expressão, pela religião, pela ideologia e pela cultura do outro. Isso resolveria a questão de ambas as partes. Uma pena, triste o mundo que se apresenta. Abraços do Brasil

    Responda
    1. Peter J

      Lorenzo. Creio que você tem razão e eu me excedi um pouco. Fiquei revoltado e consternado. Por outro lado, os que cometeram o crime eram cidadãos franceses então poderia se esperar deles que não se comportassem na França como o Boko Haram e que tivessem um pouco mais de respeito pela liberdade de expressão do próprio país.

    2. Peter J

      Explica isso ao Boko Haram.