Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Craig

    Mais mecanicismo! Lembra o famoso comentário de Oscar Wilde de que há pessoas que sabem o preço de tudo e o valor de nada, embora o autor não seja necessariamente um cínico. Se o estado tiver a intenção de avaliar com qualidade e preciso encontrar os meios para evitar abordagens que visam o curto prazo quantitativo. Ou devemos reduzir a qualidade da prova para acomodar o baixo nível de certos candidatos?

    Responda
  2. gama

    Hélio, eu vc e o mundo só estamos usando esta parafernália por causa de meia dúzia de caras, entre os quais:William Henry Gates. Ele também fez um ENEM, que lá se chama SAT ( Scholastic Assessment Test), no qual Redação é cláusula pétrea, desde 1926. Sabe qual foi a nota do cara? 1590 SATs dos 1600 possíveis! Sabe qual foi a nota Paul Gardner Allen, sócio de Gates? 1600 SATs dos 1600 possíveis!!!!!!!!!

    Responda
    1. EF

      muito bom. Calaboca Helio Scwarzmann e suas esquerdices ..

  3. gama

    Mais que um instante, o exame é um objetivo. E as metas ensejam a formulação de métodos, que potencializam homens e povos. Bombeiros possuem melhor capacidade física que os civis por causa do TAF – Teste de Aptidão Física - anual. Asiáticos falam mais inglês que brasileiros, porque lá se fazem concursos sobre 2ª língua. Asiáticos publicam mais artigos científicos que brasileiros...Americanos ganham mais medalhas olímpicas, porque sua vida escolar é repleta de torneios... Sorry.

    Responda
  4. Lili

    Eliminar a redação... Isso me faz lembrar aquela piada sobre o marido traído que encontrou a mulher com o amante no sofá e tirou o sofá da sala...

    Responda
  5. jose

    O problema não é a redação, mas sim os temas escolhidos pelo Enem .

    Responda
  6. JF

    Edsger Dijkstra, um dos maiores gurus da área de informática da década de 70, dizia que quem não domina sua língua nativa jamais será um bom profissional. Minha formação é estritamente técnica e concordo totalmente com ele.

    Responda
  7. ZAC

    Tá louco? Vc deseja de vez imbecilizar o país?

    Responda
  8. Carlos Vieira

    Concordo plenamente com o colunista. Haja vista a qualidade dos textos publicados neste jornal.

    Responda
  9. Dilson

    Eu já gostei muito das opiniões do filósofo Hélio. Ultimamente ele está cada vez mais parecendo uma criança mimada, que não gosta de controle algum. Seguindo essa nova fase, o mais adequado seria ele propor a abolição de todas as provas do ENEM e do SISU, atribuindo as vagas nas Universidades por ordem alfabética do nome dos candidatos (ou então ordem analfabética...).

    Responda
  10. BethO

    Ueba, como diz o Simão, vamos passar de muito ruim a péssimo!

    Responda
  11. Guriatã

    Se boa redação tivesse esta importância toda,Machado de Assis,Ligia Fagundes,Carlos Drumond,Jorge Amado,Cony,etc,teriam sido renomados médicos,engenheiros ou químicos.

    Responda
    1. Luis Zaneti

      Eis um esquerdista. Sempre nivelando tudo por baixo.

    2. cravo

      Teoria estúpida.

  12. Dewey

    A questão é mais abrangente e involve os métodos a serem adotados para a admissão de candidatos a educação superior, pois disso depende a melhoria da qualidade do ensino. Os sistemas variam de país para país e até mesmo dentro do próprio país, como é o caso dos EUA, onde cada Universidade tem a liberdade de usar os critérios que achar melhor. A redação parece ser o único fator comum, portanto a proposta para elimina-la não parece correta pelos próprios motivos citados pelo colunista

    Responda
    1. EF

      Abolir? Jamais Quem não sabe sequer começar a fazer uma redação deve ser eliminado sumariamente ........

    2. Lili

      "involve"?!

  13. baltazar

    Ver o excelente texto do Abecedário (Sabine) deste jornal. "Matou a pau", sem dó. Comprovado e expresso há muito tempo.

    Responda
  14. baltazar

    A redação é muito importante ao longo da vida escolar a não exigência influi no aprendizado, por efeito cascata, na gramática e na capacidade de elaborar um texto. Se cada vez que ocorre "obstáculos" no processo de avaliação remove-se um dos elementos acaba não avaliando nada. Por que é preciso necessariamente realizar a prova no sufoco , do início de novembro ao fim de dezembro? Por que não antecipar a prova para agosto? Quais pressões impõe a atual forma organizacional e de logística?

    Responda
  15. flat

    Dúvidas: 1) a correlação entre desempenho na expressão verbal e na parte objetiva onde está se uma parcela realmente ínfima consegue nota máxima na redação?; 2) o critério das privadas talvez responda pela péssima qualidade de seu corpo disçente; 3) o país parece que precisa economizar em várias áreas, mas não acho que a avaliação da educação esteja entre elas. Enfim, eu diria: abaixo a redação de besteiras por parte de colunistas.

    Responda
    1. flat

      O tecladinho do meu tablet me driblou: discente em vez do horrível "disçente"...