Ambiente > Cientistas tentam responder: cadê as chuvas do Cantareira? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cabei de tomá um banho-gastão.....quesse calor.?.ô coisa boa.....mas....a falta de chuva é culpa da marionete..que deixou a Amazônia ser desmatada....sai daà marionete..reincomptenta..
Estiagens são comuns em outros paÃses e nem por isso a população fica sem água potável nas torneiras. “O que está acontecendo em São Paulo, acontece em qualquer lugar do mundo Faz parte do ciclo hidrológico. A chuva não é a culpada. O problema é que o sistema de abastecimento de água tem de ter a capacidade de suprir essa variação na precipitação. O governo de SP não investiu na ampliação de mananciais, são os mesmos de 30 anos atrás.
Hiii hi hi
Estiagens são comuns em outros paÃses e nem por isso a população fica sem água potável nas torneiras. “O que está acontecendo em São Paulo, acontece em qualquer lugar do mundo Faz parte do ciclo hidrológico. A chuva não é a culpada. O problema é que o sistema de abastecimento de água tem de ter a capacidade de suprir essa variação na precipitação. O governo não investiu na ampliação de mananciais, são os mesmos de 30 anos atrás.
HIii hi hi
Alckmin poderia ter determinado investimentos em infraestrutura, antecipado mudanças no manejo da água e ter definidos medidas de racionalização do consumo. A estiagem só trouxe à tona o problema da falta de planejamento e investimentos em saneamento, pura incompetência!!
Desde 2003, técnicos vêm alertando o governo sobre os riscos no abastecimento de água do sistema Cantareira. Mas Alckmin e a Sabesp, subordinada ao governo, ignoraram os avisos e não investiram para evitar a falta d’água. Desde 2009, o reservatório Cantareira, composto por quatro represas, atua no limite. Falta de aviso não foi!
Culpar São Pedro, mas está cada vez mais claro que a ameaça de racionamento tem a ver com o descaso dos governos do PSDB nos últimos anos no manejo das águas em São Paulo e com a falta de investimentos no setor. CULPA DOS TUCANOS!!
Cadê as chuvas da Cantareira? Tá no volume morto do Alckmin....
Pô Alck, faça alguma coisa, a bola e sua. Omitiu-se, omitiu-se, omitiu-se, agora monta tubulações sobre o Tietê para trazer de volta a água auto depurada 150km adiante. Ou comece já um super tratamento da Billings. Qualquer coisa é muito muito muito mais barato que os milhões de caminhões-pipa q precisaremos. Mas não no ritmo da expansão metrô sp, ô tartaruga autista.
Entenda-se as represas são obrigados a fornecer água a uma população espalhada desde a capital, estendendo-se ao leste pela via Dutra, quase sem interrupções até a baixada carioca e ao norte, quase até as barrancas do estado de Minas perto de Ribeirão Pto, margeando as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, como se fosse apenas uma única megalópole, onde estão praticamente toda economia do Brasil. É forçar demais a Natureza.
Não há nada de errado em o Cantareira não encher. É uma enorme represa construÃda com a modificação drástica da Natureza, com barragens num lugar onde outrora só havia os ribeirões. Há de convir, o bicho homem força para que a Natureza atenda um absurdo de dar de beber a uma população de mais de 50 milhões de habitantes, quase 1/3 da população do Brasil.
Não há nada de errado com o Cantareira?? Esse dái estudou na mesma escola do Alckmin....
Somado a esses fatores, está o desgoverno de São Paulo que mesmo sendo alertado com anos de antecedência sobre o problema, não investiu em obras que pudessem amenizar essa crise...Até as formigas se preparavam para o inverno, Alckmin...
PVerde só existe em tempo de eleição...depois toma doril !!!
As chuvas que abasteciam o leste-sudeste vêm da floresta amazônica. Uma das soluções é preservar a floresta, mas isso nenhum governo fez.Minha proposta: Que pela derrubada de uma árvore (é, uma única árvore), sem licença de um órgão decente de fiscalização, a propriedade seja imediatamente transformada em bem público, para sempre. Isso, é claro, associado a uma fiscalização feroz (xiita ou sunita, como está na moda ser dito), intransigente, incorruptÃvel (se é que isso é possÃvel).
Gov s p advertido em 2005 sobre urgente aumento da capacidade de reservação. Ver vÃdeo do instituto de engenharia brasilengenharia.com de 2005. Tivesse priorizado saneamento terÃamos guardado o excesso de água de 2011 e hoje estarÃamos tranquilos por pelo menos 1 ano.
Não fala besteira! Em 2011 os reservatórios estavam transbordando e ninguém falava nada. Agora aparece um monte de vidente de ocasião.
Oh que secura sem jeito; Oh que decepção profunda; Ontem tuc ano no peito; Hoje tá o cano na b.
Nalama, acho que a secura estar dentro de vc.
Não me assustaria se isso tivesse um dedo do phth
Eu também não! Não um mas, quem sabe nove.
Li um artigo de um desses cientistas no qual era estabelecida um correlação entre a cobertura vegetal (florestas) na região da Cantareira (de Campinas até o sul de Minas) e a precipitação anual de chuva na região. O desenvolvimento na região e o rodoanel podem contribuir para o desvio da ZCAS! Acredito que a cobertura florestal tenha que ser reestabelecida por meio de uma campanha de reflorestamento da região e aumento da cobertura vegetal e polr ações dos players envolvidos na falas dágua.
Só se for na sua b. Tuc ano tem asas, busca água até de longe! Já vc, nalama....
gostaria de uma materia com O PARTIDO VERDE, saber porque não exige o plantio de mais arvores, construção de mais parques, propostas p mais isenções no IPTU p quem tem quintal arborizado... até hoje, só vejo sua existencia quando em epocas de eleiçoes, participa apoiando esse ou aquele partido....depois só ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ !!!! acorda, brasileiro...
Oh que secura tão grande; Oh que decepção profunda; Ontem tuc ano do peito; Hoje tá o cano na b.
pcmoreira tÃpico alckmista bobo, acrÃtico, papagaio da revista inVeja. Eu, Larama, sou paulista bisneto de paulistas do interior - piracicaba e santa rosa do Viterbo, nasci na av paulista e meu pai foi voluntario de 32. Precisa mais?
Vc é do tipo que deixa a torneira aberta, só para acabar logo a água e culpar o Governo. Vc não é paulista e se for, não pensa como tal.
Os Governos não tem muito o que fazer! Dobrar a capacidade hÃdrica dos reservatórios é geograficamente impossÃvel; aumentar o regime das chuvas é improvável, a mãe natureza vem mostrando isso; usar a água de forma racional, isso sim! Podemos fazer e devemos começar logo, enquanto há tempo.
Pc Moreia, geograficamente é possÃvel sim fazer chover, e com a tecnologia de hoje, podemos fazer chover em locais pré determinados, já ouviu falar do bombardeamento dos núcleos das nuvens, é uma tecnologia usada à tempos em muitos paÃses, haja vista a chuva provocada através deste sistema, na copa do mundo de futebol na China, onde fizeram chover quinze minutos antes do jogo de abertura do evento em cima do estádio ninho dos pássaros.
Tarde demais. É só fazer contas: caindo 0,1% ao dia, mesmo chovendo, quanto tempo temos com os restantes 6,0%? Responsabilidade, sim, da tartaruga autista, que trabalha no ritmo de expansão do metrô sp.
sso não muda o fato de que os responsáveis por prover água às cidades são os governos de estado, que precisam ficar espertos. Se o clima está mudando, replanejem e achem soluções. O que não dá é para ficar quieto e depois botar a culpa no clima.
E senhor PC Moreira (notei que tratas-se de apenas um comentarista), duvido que o senhor realmente seja se comporte como irmão em Cristo de outros paulistanos, especialmente dos menos aquinhoados com a sorte, a julgar pela sua empáfia. O povo de SP realmente é trabalhador e valoroso, mas o senhor é arrogante e "se acha". No fundo, merece pena.
Somente mais um ponto: uma grande parte de minha famÃlia reside em SP e com frequência visitamos a cidade de SP. Conhecemos muitas de suas vantagens e desvantagens. E preocupamo-nos com a possibilidade de todos ficarem literalmente sem água. Portanto, sugiro, gentilmente, irem catar coquinhos.
Meu comentário foi genérico e abrangente, sem focar em um estado especÃfico, mas os comentaristas abaixo vestiram uma carapuça estranha, como se o SP tivesse sido criticado. De qualquer maneira, que saibamos, SP não é um paÃs separado do Brasil, é Brasil. E os brasileiros podem, sim, admirar ou criticar o que existir dentro dos limites do nosso PaÃs. E caiam na real, senhores, vocês são brasileiros também.
PC só escreve abobrinha. Sou paulista de 4 costados, nasci na av Paulista, filho de voluntário de 32 e deploro babacas que querem defender o indefensável. S P não é como uma famÃlia enquanto existirem PCs como esse.
Analista de MG, analisando SP... pode?
O que não dá, é morar em outro estado e ficar dando pitaco em SP. É fácil criticar quando se estar de fora. Todas as pessoas gostam e defendem seus Estados e Regiões é natural. Mas, só quem mora em São Paulo sabe o que é morar em SP, principalmente quando essa pessoa conhece outros Estados e Regiões brasileiras. São Paulo é e sempre será um grande Estado, independente de polÃticos e partidos, aqui o mau polÃtico não se cria. Nos divergimos como irmãos mas, somos unidos como uma FamÃlia.
Resumindo, não vai ter agua em São Paulo.
Isso não muda o fato de que os responsáveis por prover água às cidades são os governos de estado, que precisam ficar espertos. Se o clima está mudando, replanejem. O que não dá é para ficar quieto e depois botar a culpa no clima.
Para qualquer ser pensante entende que se gasta mais do que tem, entra no saldo negativo...o que a comunidade paulistana deve fazer e a custo baixo, porém sustentável: - captar a água da chuva, tratá-la e terão uma solução para seu problema.
Puro curandeirismo,nao chove porque as milhoes de variaveis que influenciam o tempo mudaram,culpar el nino,zona de convergencia e puro achismo...Me pergunto ate quando a precaria civilizacao no Brasil,se mantera em pe,tendo em vista o caos que viram se o regime de chuvas nao se regularizar...
As ZCAS são culpa do Alckmin? E o recorde de elevação de temperatura mundial? As prssoas falam de planejamento para a seca como se isso significasse tornar os reservatórios de SP infinitos, não se planeja contra o que não tem precedentes.
Perfeito. Acham que seria só uma questão de se planejar. Como se um assalariado pudesse se planejar para uma demissão não prevista, seguida de desemprego por vários anos. Não existe planejamento para enfrentar uma situação dessas. Temos que fazer algo, mas não é simples.
Nem é possÃvel adotar paliativos onerosos para "fabricar" água, como foi feito com a energia elétrica.
2 - Experiência em observação nos conta que antigamente era muito comum chover entre meia noite e o amanhecer, quando caiam verdadeiros aguaceiros, coisa que nunca aconteceu, já há mais de 40 anos, sinalizando que algo novo estava por acontecer. Não é mais possÃvel reverter a destruição dos mananciais. As águas continuam fluindo bem debaixo dos pés dos moradores das grandes cidades, mas poluÃdos.
1 -Patético é a afirmação dada por alguém que é especialista em climatologia. Não é em vão que a maioria continua desperdiçando água. As chuvas não tem sido intensas em lugar nenhum. As árvores caem por ventos, as enchentes é em razão de bueiros entupidos, córregos transformados em caçambas, e impermeabilização do solo . As habitações desmoronam por estarem em encostas perigosas e não em razão de chuva intensa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Cientistas tentam responder: cadê as chuvas do Cantareira? Voltar
Comente este texto