Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. daprogasto

    E as boas notícias do governo Dilma não para de acontecer.

    Responda
    1. gaucho

      o pais esta bombando, barbaridade.

  2. canibalbranco

    Calma que a Dilma resolve isso! Virão o Bolsa eletricidade, o PAC elétrico e Minha eletricidade minha vida.

    Responda
    1. gaucho

      além do Meu Calor Meu Ventilador.

  3. Paulão

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. xasper

    O povo quis festa, levaram de 7 a 1, agora aguenta os 14 a 0 dos aumentos de impostos, e sorriam por que está chegando o carnaval onde todo esperto brasileiro acha que o mundo vai acabar amanhã e se enterra em dívidas. Em tempo, quem vocês acham que vai pagar os desmandos no BNDS (Porto de Cuba, Friboi, Eike, etc...) e na Petrobrás (Pasadena, Lava Jato), dou um pirulito pra quem adivinhar, agora vão querer reclamar dos "pacotinhos de impostos", esperam pelos pacotassos que esses virão com cert.

    Responda
  5. zekzak

    Lembro-me que no governo FHC foram, sim, tomadas medidas para aumentar a geração de energia. Foram construídas usinas termo-elétricas que, se não são a melhor solução, são rápidas de serem construídas e implementadas.

    Responda
    1. Ricardo

      Alegria de gaucho e a festa das nozes. Vc chega em qualquer cidade e lê :"Venham comer noz".

    2. gaucho

      so para te complementar, movidas a gás natural, se não e o melhor e o menos pior e rápido, as petecas não sabem disso.

  6. Eliseu

    Sr. Vinicius Torres Freire na imprensa desde 91, Tenho certeza que no ato da tua formatura teve um juramento, ainda lembra dele? Eu sinto náuseas quando leio e assisto todas essas matérias de toda imprensa. Então sobre urnas fraudulentas, nada? Sobre gastar fortunas com países que cerceiam a liberdade de seu povos para montar exercitos e sabe lá o que mais. Chama isso de "erros primários". A fatura dessa alta traição a nossa pátria está vindo a galope, e toda a imprensa é cúmplice

    Responda
  7. Pedro Leon

    Na verdade o apagão começou em 2002

    Responda
    1. gaucho

      em doze anos não fizeram nada.

  8. Paulão

    Eu acho " é pouco " !!! ... Não reelegeram a incompetenta ??? ... Como bem definiu Vinícius: "...o sistema opera ainda mais no limite porque o Governo, com seu desconhecimento de economia elementar, estimulou a demanda em tempos de escassez, subsidiando o consumo de energia. Subsidiou o consumo de energia tanto para disfarçar a inflação como para salvar a face de um programa fracassado de redução de custos... com fins puramente eleitoreiros" . Esse é o retrato base da Mierda que vivemos no país

    Responda
  9. octavo

    A Refinaria de Abreu e Lima que custaria U$ 2,5 bi já vai em U$ 18,5 bi e não produz nada,a diferença de U$ 16,0 bi para onde foi? esse aumento de imposto claro que é pagar essa conta. As Barragens de Girau,Belo Monte que poderiam estar gerando energia estão atrasadas, dando prejuizos, não sei se lá tambem existem superfaturamentos e o Vaccari continua conselheiro de ITAIPU.

    Responda
  10. Mario

    Vocês senhores jornalistas serão cúmplices de todas estas barbáries que estão acontecendo no nosso Brasil. Ficam puxando saco do governo, mas lembrem-se que também pagarão as contas!

    Responda
    1. Analista MG

      Caro Mário, você exagera, mas entendo que por vezes os jornalistas não informam adequadamente ou então embarcam em ondas ufanistas. Por exemplo: Seleção Brasileira. Poucos profissionais viram que o barco tinha tudo para afundar e disseram isso com todas as letras. Embora os 7 x 1 tenham passado da conta.

  11. Analista MG

    Primeiramente, é preciso entender o que houve, por que as explicações do MME e do ONS são muito confusas. Agora, não gostei da matéria. O colunista em nenhum momento fundamentou com dados por que ele acha que estamos à beira de um racionamento, além de ter criado um conceito "inovador": "racionamento pontual". Francamente. O artigo é muito mais um ataque ao partido que está no poder do que uma prestação de serviço aos leitores. Pesquise e esclareça, por gentileza. Seja jornalista, pôxa.

    Responda
    1. Analista MG

      Correção: a palavra "certamente" está sobrando.

    2. Analista MG

      O comentarista abaixo certamente talvez não tenha lido o que eu escrevi, ou então necessite atualizar o grau de seus óculos. Ninguém aqui está culpando o colunista pelo apagão ocorrido, e ocorrido mesmo (lembrando que apagão é completamente diferente de racionamento). O que critico é a superficialidade da postagem, a falta de fundamentos de algumas considerações. E seria fácil. Bastaria ele entrevistar especialistas em setor elétrico.

    3. gaucho

      reveja as declarações das autoridades ditas competentes antes jogar a culpa nas costas do colunista.

  12. Guriatã

    Que beleza,partindo de ti constatação de incompetência em empresas privadas ligadas ao fornecimento de energia,deve ser incompetência enorme,olhe também para os setores de saúde,telefonia,internet,etc,etc,será que nestes setores também existiriam enormes falhas de empresas privadas?será que por estas e outras é que o Brasil não consegue competir em pé de igualdade no mercado internacional?

    Responda
  13. Ricardo

    Aprendam e ciao que tenho que me ir.

    Responda
    1. Tarjapreta

      Já vai especialista, eu estava aprendendo tanto!

  14. Ricardo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. Ricardo

    Fr: Engana-se Fr. Vc citou o Japão. Nem a França, nem a China nem os Estados Unidos, tampouco a Rússia ou a Coreia do Sul, todos países com um grau de industrialização acima do nosso renunciaram à energia nuclear. Inclusive a China saiu na frente dos Estados Unidos e desenvolve reatores de 5ª geração. Ao invés de fissão, fusão nuclear. Caso essa tecnologia se prove dominada, aí seremos imbatíveis, pois temos 90 % das jazidas de tório. Leia "Brasil Nuclear" e vá ao sítio da CNEN, INB, Nuclep.

    Responda
    1. gaucho

      tu sabia que agora com esse apaguinho, como disse uma autoridade,as usinas nucleares pararam de funcionar por falta de energia? elas estão interligadas no sistema nacional, cai um cai tudo,para mim e burrice e falta de competência.

    2. Tarjapreta

      Fusão à frio está fora do horizonte tecnológico do próximo século, e à quente a energia consumida em plasma p/ catalisar a reação é maior que a gerada, vc estará morto quando a ciência resolver estes problemas, e a amada pátria?

    3. Tarjapreta

      São consumidores intensivos de energia, não podem renunciar a energia nuclear por falta de opção, mas investem pesadamente em energia eólica e solar, tendo a China como lider em painéis fotovoltaicos.

  16. Ricardo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Tarjapreta

      Seu conhecimento é raso, seu ego enorme, quanto a estudos, deixa pra lá...

    2. Tarjapreta

      O grande erro foi não ter privatizado a Petrobras!!!

  17. Ricardo

    Alckmimho sabe fazer dindin sumir. Ah, isso sim! Proncipalmente no subterrâneo do metrô de sampa. Ah, sabe também omitir e obrigar a superintendente da Sabesp ficar calada e não propor racionamento para a indústria sobretudo e a população. E Fernadinho, sim, tem um bom quinhão nesse problema. Por que não concluiu Angras 1 e 2 no seu (des)governo?

    Responda
    1. gaucho

      seja menos Ptoupeira.

    2. Tarjapreta

      Acorda Filho, a criança já tem 12 anos!!

    3. Tarjapreta

      Energia nuclear nunca foi prioridade no país com as maiores bacias hidrográficas do mundo; especialista.

    4. Ricardo

      Na verdade Angra 2 & 3.

  18. Ricardo

    O problema que houve é diferentíssimo do que houve na época do vendilhão, condutor no maior desmonte do Erário Público, príncipe da privataria, o Fernandinho e seu ajudante de ordens, picolé de xuxu, cabecinha de neném, que só engabela os de sampa e consegue, para desserviço do Brasil, ser eleito Senador da República. Há 20 anos atrás os níveis de produção industrial eram 15 20% menores que hoje e as hidrelétricas com reservatórios na média. As malhas Sudeste e Nordeste não eram interligadas.

    Responda
    1. gaucho

      e mesmo? e quem constrói usina eólica, quando antes disse que era desnecessário, que tínhamos muito petróleo, e depois não faz a linha de transmissão? com a palavra.

    2. Pedro Leon

      Ricardo, vai lá salvar tua Petrobrás enquanto é tempo, se é que ainda dá.

    3. Tarjapreta

      Ei especialista, a sorte é que o país está em recessão técnica, senão com o estímulo do consumo, através do desmonte do setor elétrico, "este paiz" já teria parado. Onde estão as linhas de transmissão do parque eólico?A norte-sul a mais de 20 anos em construção?

  19. Fr

    Retratos de um país abandonado, no qual os erros são creditados exclusivamente aos governos FHC e mais recentemente Alckmin, que não sabe fazer chover.

    Responda
    1. gaucho

      vamos chamar os caciques do teu partido para fazer a dança da chuva, eles tem experiência, fizeram chover muito dinheiro nas contas.

  20. svarat

    Está aí o apagão que o P T sempre disse que era coisa do governo neoliberal de FHC e com eles nunca aconteceria. É mais uma mistificação desse partidinho de quinta categoria que cai por terra. De minha parte nunca tive dúvidas, nem nos anos de ouro do lulismo, de que se o P T continuasse no governo iria acabar com o país. E está acabando. O P T tem uma natureza perversa, boçal e maligna, não tem como escapar disso.

    Responda
    1. Ricardo

      Além de não ler, toupeira, fala do que não sabe. O problema não foi de demanad maior que a oferta. Veja a reportagem que fala da causa do desligamento por uma hora e meia do fornecimento de energia.

  21. Ricardo

    Em nações como o Japão e Alemanha o Povo se une para resolver problemas. Aqui, a propaganda FSP e meia dúzia de mal-pagos e reaças querem ver o mar pegar fogo para comer peixe frito. A ineficiência das indústrias passa pelos empresários acostumados a esbanjar tudo, de energia à água, e sonegar impostos ( e ainda assim reclamando da carga tributária, que embolsam e não repassam, fazendo-nos de patetas). Invistam os empresários em racionalização de consumo e modernização. Invistam e não chorem.

    Responda
    1. svarat

      ...que você nasceu. Você dizendo e afirmando e uma va ca mugindo para mim é a mesma coisa. Fora quadri lheiros, fora boçais, fora energúmenos!

    2. svarat

      Que você está de olho fechado não tenho dúvida, ele certamente nunca abriu desde

    3. Ricardo

      Visão estreita, Fr (chico)? Vc não lê o escrevo, mané? Seo Fernandinho tem um quinhão enorme nessa situação de dificuldades em energia. Na verdade, a culpa é dos manés e dos eu pedem "dois pastéu e um chopps". E terrorista é quem vira a mesa em um processo democrático e trai a confiança do Povo e a função constitucional, amordaça a imprensa e tortura, mata quem deles discorda, teleguiados pelos patrões dos estados unidos. Além de terroristas e estupradores (sim) são covardes e traidores.

    4. Fr

      Outra vez o sr...mal informado e antiquado. No Japão e Alemanha os ex terrorista ou estão presos ou mortos, aqui no Brasil eles são Presidentes, deputados, senadores, ex-presidentes, enfim, políticos. Os grandes empresários não sonegam não, eles apenas repassam o custo para nós, os otários consumidores finais. Qual é o país que cresce com racionalização de consumo? Eh visão estreita!

    5. Ricardo

      conversa mole pra vc titia. estou dizendo e afirmando que, de olho fechado, se racionalizariam mais de 15% de energia nas indústrias sem demissões, caso o empresariado pé-de-chulé aplicasse medidas de combate ao desperdício.

    6. Lagertha

      Bom comentário, Ricardo. O bla bla bla do PT já encheu o s*co (vide primeira resposta que vc teve).

    7. svarat

      Conversa mole jacu, isso tudo é culpa dessa porcaria de governo que é o do P T. Estão aí há doze anos e vocês ainda não criaram vergonha e continuam correndo atrás de bodes expiatórios ao invés de governar. Vão trabalhar vaga bundos.

  22. Ricardo

    Engana-se. O problema é que os reservatórios estão abaixo de uma média histórica e por conta de falta de visão, aí diria que desde Sarney, não se investiu em energia termonuclear. Pela sua sintaxe Vc nem sabe que somos um país que domina o ciclo nuclear completo e que este ano a primeira carga de combustível nuclear purificado no Brasil será utilizado em Angra 1 e 2. Falta decisão política para se investir contra a propaganda de ecin do pó (e da chorona marina cagona) contra a energia nuclear.

    Responda
    1. gaucho

      combustível nuclear purificado? não entendi, tu meio confuso ou eu faltei as aulas.

    2. Tarjapreta

      Fusão à frio está fora do horizonte tecnológico do próximo século, e à quente a energia consumida em plasma p/ catalisar a reação é maior que a gerada, vc estará morto quando a ciência resolver estes problemas, e a amada pátria?

    3. svarat

      O que estou vendo de sua parte é uma jazida de falatório, isso sim.

    4. Ricardo

      Engana-se Fr. Vc citou o Japão. Nem a França, nem a China nem os Estados Unidos, tampouco a Rússia ou a Coreia do Sul, todos países com um grau de industrialização acima do nosso renunciaram à energia nuclear. Inclusive a China saiu na frente dos Estados Unidos e desenvolve reatores de 5ª geração. Ao invés de fissão, fusão nuclear. Caso essa tecnologia se prove dominada, aí seremos imbatíveis, pois temos 90 % das jazidas de tório. Leia "Brasil Nuclear" e vá ao sítio da CNEN, INB, Nuclep.

    5. Fr

      Vc é curioso, antiquado e mal informado. Enquanto os países que produzem energia via usinas atômicas estão buscando alternativas por julgarem que as tais usinas não são mais tão confiáveis, vc esta aí defendendo este meio de produção? A grande questão, meu amigo, não é dominar o ciclo atômico mas sim um sistema 100% anti catástrofes, como isto não existe(como diria o Pe Quevedo) é inviável.

    6. svarat

      E o P T está aí há mais de uma década, porque não fez. Ainda tem coragem, o imb ecil, de dizer que a culpa é do Aécio. Durma-se com um barulho desses,

  23. JOSELINO

    o interessante é que faz pouco tempo, alguns meses, que alguém bradava como uma semi-deusa de que não faltaria energia, num impulso populista, como se tivesse até o poder de fazer chover, já que nosso sistema elétrico se realimenta com as chuvas. Agora chove medidas impopulistas.

    Responda
  24. Ricardo

    A matéria cita um problema, mas não sugere soluções, apesar de abranger o problema desde os tempos do expoente-mor da incompetência e da descaration: o mulato Fernadinho, o vende-pátria e a própria mami, se fosse viva. O Torres não diz que uma Angra 2 foi concluída ejá gera 1.250 MW e a Angra 3 está em fase de montagem mecânica, justamente no eixo onde há maior consumo. A questão que a sociedade tem que discutir, e aceitar, é a energia nuclear já. Na era Luís Inácio se projetaram 8 usinas. E aí?

    Responda
    1. gaucho

      e ai? nos governos anteriores havia uma previsão de mais quatro, depois viu-se que não dava para fazer nem duas,alias se depender da era luis inacio temos um monte de coisas no papel, sete um formado, lembra do trem bala? já gastou uma fortuna e nem se fala mais nisso.

    2. Fr

      Ele não é ministro das minas e energia, por que deveria sugerir soluções??? Pq vc não manda uma carta pra sua deusa dilminha propondo esta sua megalomaníaca idéia? Projetaram 8 usinas??? Quantas delas estão produzindo??? Vejo que a única indústria em crescimento é a indústria de velas, alguém tem que iluminar este país, né mesmo?? kkkkkk..

    3. svarat

      E aí pergunto eu.

  25. Brasileiro de São Paulo

    Já deveríamos ter preparado a macroestrutura brasileira na saúde, educação, moradia, segurança, infraestrutura etc... há 30, 50, 100 anos, agora era o momento de colher os bons frutos, mas... no Brasil sobra político, falta ESTADISTA.

    Responda
  26. DoniWal

    Po/vi/nho be/sta e to/nto, agora todos temos que pagar por isso...

    Responda
  27. DoniWal

    Temos apagões e aumento no valor da energia, é só o começo, vem mais coisas por aí...

    Responda
  28. Versailles

    O pior está pra vir e a crise se afigura como devastadora. Claro, como sempre vão culpar o cen´rio internacional desconhecido pelo povão. Fomos enganados na campanha eleitoral mas a mentira costuma terpernas curtas e o preço a pagar sempre é imenso. Aumenta os impostos mas não diminui a farra com as despesas públicas, tais como cartões corporativos para os Ministerios, patrocinios de esportes sem expressão, etc

    Responda
  29. DoniWal

    Você que votou nessa in/com/pe/ten/te, você é culpada(o) pela atual situação que se encontra nossa re/pu/bli/qu/eta de bananas... Você só vai sentir os efeitos da crise quando perder o emprego e não achar outro, e ver os preços subindo. Engraçado que o barril petróleo baixou e a gasolina só sobe e agora vem mais impostos e cortes por aí. Mal/di/tos seja você que votou nessa mal/di/ta presidente... Agora temos que aguentar tudo isso...

    Responda
    1. Ricardo

      Simplificação estúpida de quem não sabe e não quer chegar à Verdade.

  30. Tant

    Mas fiquem tranquilos que o Pronatec deve resolver tudo (não é Prizidenta?).

    Responda
    1. gaucho

      e as dezenas de milhares de bolsistas no exterior que a mãe dos pacs diz ter mandado para melhorar tudo aqui, eta terra da jabuticaba,tche.

  31. laercio rocco

    passado 03 meses das eleições , não consiguo entender como 01 governo corrupto , incompetente, atrapalhado e desastrado consiguiu ser reeleito , realmente boa parte de nossa população merecem os governantes que tem , é 01 lastima que o pais inteiro pagara por isso ,alias ja estamos pagando .

    Responda
    1. xasper

      Não consegue entender??? Mas é bem fácil de entender, são três coisas que fazem o sucesso desse governo, o 1.o é a falta de cultura do povo, o 2.o é a compra de votos via distribuição de esmolas e o 3.o é o uso de urnas eletrônicas, que só um cego não vê que não tem garantia nenhuma de em quem você votou. Entendeu agora????/

    2. Pedro Leon

      Quinze milhões de votos do bolsa votos, essa é a explicação. Esses são "totalmente inocentes" e dependentes, inclusive de mentiras.

    3. Carlos Baccelli

      A grande maioria dos que pagarão, são os da força de trabalho e riqueza, que não votaram nela e o que é pior, os demais, em sua grande maioria, sequer sabe que pagarão junto, pois nem imaginam quanto de impostos pagam para (sobre)viver.

  32. Déjà vu

    Dilllma está com Sorte, uma vez que 2014 tivemos um Nano PIB, e consequente estagnação da Industria Nacional, já pensou o estrago se tivessemos crescido como a potência Cocaleira Bolívia??!!!!!!!! Barbaridade!!!!!!

    Responda