Rogério Gentile > O cenário péssimo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nesta semana, descobrimos que os governos de SP e MG deveriam estar avisando as respectivas populações para poupar água há meses, mas as campanhas eleitorais eram mais importantes. E o compromisso com o povo? E não dá para dizer que a culpa é de SP ou do aquecimento global ou do governo federal. Ãgua é com Sabesp e Copasa. Ponto. A situação de SP parece mais crÃtica, pelo que estamos lendo, Sampa pode secar. É algo muito sério. Muito sério.
Aliás, a FSP tem falado em desperdÃcios de água há anos e nada muda, por que não há vontade polÃtica. É fácil culpar o povo. Mas e quem deveria estar orientando o povo e mostrando a importância do bom uso da água? Francamente!
DifÃcil tirar conclusões ao mesmo tempo em que é divulgado o indice de desperdicio e perda de água nos dutos da ordem de 37% ou quase 40% ou 50%, restanto 50% que chegam à s torneiras, que tbem são desperdilados pelo mau uso, concluindo-se que não existe falta de chuva e sim puro desperdicio de 100% e nenhuma culpa à São Pedro, sem contar que diariamente edificios são inaugurados com vários andares e piscinas.
O que adianta dizer que a culpa da falta de energia é da presidente Dilma, que a falta de água é culpa do governador Alckmin ? Isso não vai trazer energia nas tomadas ou água nas torneiras. Se eleger culpados resolvesse a questão, o problema já estaria solucionado há tempos. A hora é de trabalho e união. É preciso se criar um comitê de técnicos para gerenciar esta crise e se estabelecer um plano de ação para a melhor hipótese (chuva abundante) e também para a pior (nenhuma chuva).
Muito provavelmente essa crise, tanto da água, energia e a corrupção na polÃtica pode causar alguma mudança para melhor na mente de alguns governantes, mas acho que mesmo assim, ainda e cedo para tirar conclusões otimistas. A história parece ter demonstrado o contrário. Apenas quando a população, a maioria ignorante ,se chega ao fundo do poço e depois de inúmeras escaramuças e baixas , algumas mudanças podem surgir.
O governador protelou o problema para se reeleger. O povo desinformado e alheio o reelegeu. Agora a conta vai ser salgada e não vai ter água! Mas está tudo certo. É a polÃtica do PSDB, privatizar e priorizar o lucro. A conta...as pessoas pagam! Tiveram uns 20 anos para administrar o estado. Em época de vacas gordas é fácil, nas crises é que se conhecem os lÃderes e administradores competentes! Me parece que faltam ambas as qualidades aos ilustres representantes desse partido.
Não, meu querid(o)(a)....essa é a polÃtica do phth, mas, não se preocupe...tá tudo bem como disse a dil.
O colapso da economia de São Paulo leverá o paÃs a uma guerra civil. Provavelmente o grupo mais sanguinolento, corrupto e demagogo vença e começará uma ditadura de terror. Não consigo visualizar o resultado dessa crise como algo que poderia melhorar o caráter desse povo.
Existem honrosas exceções! Por décadas e durante várias gestões, a Prefeitura de Jundiaà investiu no setor e hoje enfrenta a estiagem sem solavancos. Aliado a ampliação da capacidade de armazenamento com a construção de novos reservatórios, a Prefeitura investiu também no combate ao desperdÃcio nas linhas de distribuição. Culpar a crise hÃdrica é desculpa de quem ignorou o imponderável na forma de seca prolongada a qual, parece que daqui para frente não será tão imponderável assim.
A Folha foi condizente; agora faz de conta que não é com ela. De rabo preso.
Vai piorar viu, esquenta não... Quem sabe o povo fica mais humildezinho...
A grobo suas afiliadas e amigas não deixa agente ser humirde, inflam nosso ego como se vivessemos na finlandia, na verdade nos os que pensamos caimos no doce cantar dos trucanos. Poristo estamos passando por essa humilhação,seja com o descaso da eletropaulo ou com essa situação que beira o desespero da falta dagua. Acreditamos nos politicos do p/s//dbe
dois fatos reais na vida do paulista. O descaso da eletropaulo, privatizada pelos trucanos, que não mantem nº equipes suficientes para responder a emergencias e sequer atendente mantem no callcenter, td visando lucro. e a falta dagua por falta de investimento, vergonha, onde o governador reeleito em 1º turno afirmou no debate que não haveria falta do liquido precioso.. ja perceberam a dificuldade para reclamar nos orgãos defesa oficiais do estado S.Paulo
Essa mancada o Geraldo não poderia dar. Cabe agora à população fazer seu racionamento e economizar água até nas urinadinhas,
Nada a temer. O partido do professor F H C e do competente S e r r a com certeza tem sabios planos de contingências e um plano B adequado será ativado em breve permitindo abastecer a cidade coração do Brasil com água fresca e limpa aa vontade. Afinal, são sucessivos governos tu c a n o s, o partido da competência e moralidade. Não é mesmo?
O povo td bem nem percebe e nem cobra nada, morre de fome e não levanta a bu...nda do sofá, mas as autoridades e especialistas sabem e por sermos um povo desinformado e desligado fazem vistas grossas para não prejudicar seu mandato...é federal, é estadual....td a mesma coisa...
magine uma caixa dagua que atende a cinco pessoas ter de atender dez, em algum momento dara problema. É o que ocorre em sampa, onde uma estiagem mais prolongada disparou o problema. Como falou o ministro pode chover diluvio que não resolvera a medio prazo, pois é falta de investimento. Valeu governador Alkimim, reeleito em 1º turno afirmando que isso não ocorreria.. E agora paulista?...até 2018 agente esquece e o elege presidente. Assim talvez paulista passe avaliar de forma critica pesdbe
Se só agora percebeu que começa a ficar assustadora tá de miolo mole. Um pouco de inteligencia poderia ter vislumbrado esse cenário só de imaginar a displicencia das autoridades responsáveis aqui em praticamente todas as instituições, há décadas atrás. Por essa razão existem orgãos como a ANA que deveria ter dado o alerta, já que medidas de prevenção às catástrofes podem levar décadas para serem implementadas.
A ANA deu o alerta; só não foi levada a sério.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rogério Gentile > O cenário péssimo Voltar
Comente este texto