Ambiente > É difícil atribuir seca em SP ao aquecimento global, diz climatologista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Obviamente a seca é uma conjunção de fatores. Choveu pouco, se gatou muito, o calor está bravo e a gestão foi... Na verdade ninguém geriu nada e falou o que queria antes das eleições. Se o aquecimento Global influenciou ou não? É mais fácil de dirimir esta dúvida do que o governador assumir sua inépcia.
Se o Brasil fosse um paÃs sério e tivesse politicas publicas como os EUA já teria feito transposição de água dos rios da Amazônia para o Nordeste, Centroeste e até Sudeste durante o perÃodo de cheias. Querem fazer a transposição do São Francisco para o Nordeste há 12 anos e o rio já está até secando !!!!!!!
“Na verdade, o racionamento começou há mais de dois meses. A Sabesp já está cortando água em vários pontos da cidade de São Paulo e em municÃpios da região metropolitana, como Osasco, Guarulhos, São Caetano do Sul. Em português, o nome desses cortes é racionamento”. “Sóque essa forma de fazer o racionamento me parece completamente injusta, pois é dirigida aos pobres; vão deixar os ricos para o fim”.
O governo tuca é pros ricos.
É interessante observar que dificilmente o assunto desmatamento das bacias hidrográficas é colocado como preocupação ou problema a ser reparado. Quem vive nas regiões, que estão tendo problema, como a região da Cantereira, sabe que as nascentes e os recursos hÃdricos, ao longo de dezenas de anos, ficaram totalmente desprotegidos de suas matas. Isso precisa ser reparado. É caro!! mas existem tecnologias e bons exemplos a serem seguidos! Extrema,no sul de Minas,é exemplo a ser seguido!
O doutor Carlos Nobre é um estudioso com ótima reputação no meio cientifico brasileiro. Está entre o que temos de melhor aqui neste cientificamente triste Brasil. Já o Aldo Ribeiro deveria ficar bem discreto antes de emitir opiniões cientÃficas sem ter qualificação para faze-lo. Pelo menos nomeie claramente quem é ele estiver citando.
É preciso avaliar se a exaustão das represas, com a redução da evaporação laminar não alterou o microclima da região provocando uma redução nas chuvas sobre a bacia de contribuição. O quanto da evaporação localizada minimiza os efeitos da alta preção??? Provavelmente se o Lago Paranoá for esvaziado o micro clima de BrasÃlia se alterará.
E por que não se publica aqui um estudo do mal uso de recursos hÃdricos na maioria das indústrias? A indústria sucro-alcooleira é de consumo intensivo de água? Piracicaba e redondezas produzem 2/3 da cana do Brasil. Vamos melhorar a qualidade deste jornalismo, afinal estou pagando e caro.
Tem toda razão. Existem varios estudos ambientais que demonstram que as cidades utilizam apenas 10% da agua disponivel, o restante é utilizado pela industria e pela agricultura. Essa balburdia toda de multa para o contribuinte, na cidade, de economia no uso da agua, é tudo pra inglês ver, pois não atinge o problema onde ele realmente deveria ser atingido. E em São Paulo é ainda pior, utilizamos toda nossa água pra produzir cana...É pura hipocrisia as campanhas governamentais.
Por que se aborda aqui no tema da racionalização do uso da água e da recuperação de rios e riachos em áreas industriais e de alta concentração urbana que minorassem os efeitos de uma estiagem prolongada?
Por que este jornal não toca no tema da racionalização do uso da água e da recuperação de rios e riachos em áreas industriais e de alta concentração urbana que minorassem os efeitos de uma estiagem prolongada? E por que não se apresenta um estudo do mal uso de recursos hÃdricos na maioria das indústrias? A indústria sucro-alcooleira é de consumo intensivo de água? Piracicaba e redondezas produzem 2/3 da cana do Brasil. Vamos melhorar a qualidade deste jornalismo, afinal estou pagando e caro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > É difícil atribuir seca em SP ao aquecimento global, diz climatologista Voltar
Comente este texto