Hélio Schwartsman > Impeachment é golpe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Colunista se traveste de uma base de comparação furada: o prÃncipe comprou a reeleição e mexeu no câmbio com esse fim. A polÃtica deste governo é assumidamente anticÃclica por quase todo o mandato dela e não só poupou milhões de empregos perdidos como gerou mais de 5 milhões em todo o mandato, na contramão internacional. Comparar as duas coisas como de mesma finalidade é estelionato intelectual.
Tá na mÃdia de todo os paÃs neste fim de semana : Após as últimas conclusões das ações da Policia Federal na operação 'Lava-jato', que apuram desvios de corrupção - comprovados - nos cofres da Estatal Petrobras, as investigações estão p/ concluir que o PT ( Partidos dos Trabalhadores ) desviou mais de Meio Bilhão de Reais dos cofres da Petroleira Estatal ao longo de dez anos. O dinheiro foi usado, entre outras coisas, para financiar as campanhas eleitorais do partido e aliados entre 2010 e 2014
Os eleitores da folha me dão medo.
Artigo escrito aas pressas, para cumprir prazo. Que escrever, que escrever, algo leve que não precise pesquisa, nada. Ah já sei.
Mais uma vez o colunista filósofo dá uma de Vasilina!!!!!! Barbaridade!!!!!!!!
Caro colunista, se assinar autorização para compra de refinaria, que rendeu enorme prejuÃzo à Petrobras, além de outras irregularidades na Abreu e Lima, alertados pelo TCU, com recomendação de paralisação das obras, não se configurar como crimes de responsabilidade, o quê seria então tais ações ou inações? Vejam que dois presidentes respondem por isto! Golpe? Sim, mas à Constituição, à nação!
Nesse caso especÃfico temos mais que motivos para um impeachment.
Nas ações para reparação de dano (penais) o custo é a perda da liberdade do infrator. Para ações civis, geralmente indenização. Para ações administrativas no serviço público, suspensão ou demissão. E porque o servidor máximo do paÃs não pode sofrer o mesmo rito? Neste caso, cabe aos representantes do povo a iniciativa da ação investigativa e punitiva. Perder o mandado é como uma demissão do serviço público, mesmo que o servidor tenha entrado por concurso com 50 milhões de votos.
Em 2010, um repórter foi a algum lugar emblemático do Nordeste, acho que a Favela de Alagados, e perguntou a uma dona-de-casa em quem ela iria votar. Ao ouvir que a mulher votaria no Lula, o repórter tentou explicar que o Lula não poderia se candidatar. Uma adolescente que estava por perto disse: "o Lula não é candidato, mãinha, o candidato é a mulher dele, a Vilma". Mãinha logo respondeu: "então vou votar na Vilma". Em que os desmandos na Petrobras, a corrupção, podem influenciar esse voto?
Golpe é não haver um impeachment...
A sorte do corrupto é ter nascido no Brasil. Aposentar antes de cassar um corrupto é genuinamente brasileiro, coisa pitoresca como o Cristo Redentor. Sinto muito, mas a fauna de corruptos tende a aumentar. E se a cada dia roubam mais, deve ser pela boa recompensa do crime.
Não deixa de ser boa opção.....
Em democracia se mentiram pra vc, engoli a bola aguarda quatro anos e procure dar o troco. Fora isso, é golpe que não respeita o eleitor...Sigamos o exemplo da maioria dos paulistas q reelegeram p/sdb com licitação viciada metrô/cptm, promessa de que não faltaria agua, alem faltar o liquido, vamos engolir aumento e ainda tem tarifaço para quem gastar mais que o previsto...Mas ninguem pede o impecheament do governador, pois ele tem maioria na assembleia, não adianta...Isso é democracia
Impecheament neste caso é golpe que foi fartamente anunciado mesmo antes da eleição caso a pre/sidenta vencesse. ...É ficara muito claro que foi golpe premeditado mesmo antes da eleição.
Tenho outra definição de golpe, mas, deixa para lá.
Deixando de lado a paixão polÃtica,impeachment para este sistema politico com tantos cargos a serem oferecidos sem merito,nomeações politicas que alimentam a corrupção em todos nÃveis seja federal,estadual ou municipal,somente uma reforma ampla e radical nos poderes retirando o poder das nomeações politicas e igualando os politicos ao cidadão comum,pois o pilar da democracia é o poder judiciário,se é para dar impeachment que seja no sistema com reformas!
ah helio fala sério, impeachment neste momento seria obviamente um golpe.
o problema não é o impedimento, e sim quem será o sucessor, (michel temer ) do (ético) PMDB, comandado por eduardo cunha e seus 300 picaretas.
Com todo respeito ao colunista,sua coluna de hoje não passa de um belo exemplo de "ÓBVIO ULULANTE". Se por um lado, quis dar relevância a matéria que noticiou que o ex-presidente F.H.C, buscou pareceres acerca do procedimento em face da operação lava jato, ouso dizer que sim, tá mais para golpe do que para uso de instrumento constitucional, afinal, que prova concreta há contra a presidente. Lembre-se, ela pode ser presidente sem partido e, infelizmente,nosso sistema não é parlamentarista.
Democraticamente, vai ser muito difÃcil dos partidos de direita elegeram um representante no Brasil. Eles vão precisar atuar para o impeachment, como tem defendido alguns de seus representantes infiltrados na imprensa.
Sim! É golpe! Em um paÃs terceiro-mundista, imbuÃdo de profunda autocomiseração, com vocação bolivariana para colônia de si mesmo, impeachment, apesar de todos os fundamentos legais é golpe. A racionalidade, a legalidade e menos ainda a honestidade, simplesmente não contam, conta só a sensação autocomplcente do coitadismo jeca.
O eleitor não dá "carta branca" ao governante pra este roubar e praticar malfeitos. Ele é eleito pra governar conforme as leis e a Constituição. Se ele rouba, tem que vazar, e de preferência, ser preso. Simples assim. O mecanismo previsto na Constituição é o impeachment. Que seja aplicado sempre.
(continua), diversos laranjas e bens adquiridos mal explicados. Terceiro: se assim for, deverÃamos dar impeachment a diversos prefeitos e governadores por qualquer motivo. O governador de SP, queridinho da mÃdia, podia ser cassado pela crise hÃdrica e pelo escândalo do Metrô. Porquê os mesmos jornais não aventam essa hipótese?
Em nenhum momento disse que corruptos não devem ser cassados. O que está acontecendo que é a mÃdia, que não disfarça ser contra o PT, quer inventar um motivo qualquer para um pedido de impeachment.
Todos os que praticam malfeitos devem sim ser cassados, como aliás já tem ocorrido repetidas vezes com diversos prefeitos Brasil afora. O Governador de Roraima foi cassado pelo TRE, e o Governador de Rondônia foi processado por compra de votos. Há muitos casos. Pesquise antes de falar.
O problema é que a imprensa em peso está querendo plantar um impeachment sem a menor base para isso. Primeiro que acusações contra pessoas, partidos ou empresas não são motivo. É preciso provas. Estão esquecendo que todo mundo é inocente até prova em contrário. Segundo que querem responsabilizar a presidente por atos que não cometeu. Não há nada que ligue seu nome aos mal feitos, a não ser mau jornalismo (frases sem dono, acusações sem qualquer prova). Collor tinha um tesoureiro, (continua)
Ela tinha a obrigação legal de saber do esquema de propina, pois era presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Isso basta. É crime de responsabilidade. E mais - ela enviou US$ 1,2 bilhão pra Cuba sem autorização do Congresso. Outro crime de responsabilidade. Isso são fatos concretos, e contra fatos não há argumentos.
Se houver um crime a ser imputado ao presidente o impeachment é correto. Agora se o que se deseja é um golpe por não ter conseguido ganhar nas urnas... F H C realmente manipulou o câmbio em favor de sua candidatura e antes já tinha comprado a aprovação da reeleição.
Caro Hélio Desculpe-me, mas discordo. Não é nada didático. O que é preciso mesmo é higienizar o paÃs e não será com a petulância, com a arrogância, com a prepotência dessa senhora que ocupa a cadeira Number One do que passou a ser uma republiqueta, depois de 13 anos de PT, petistas e petilha, que o Brasil vai emergir do lamaçal em que foi transformado. É preciso, sim, uma ação direta do povo brasileiro para mandar essa senhora para o quinto dos infernos. Sucesso.
Não é impeachment já, é impeachment para ontem! Fora PTlama, partido mais podre do mundo!
Impecheament neste caso é golpe que foi fartamente anunciado mesmo antes da eleição caso a pre/sidenta vencesse. ...É ficara muito claro que foi golpe premeditado mesmo antes da eleição
Ela será acusada no processo e n terá como se manter.
Seria um absurdo a presidente reeleita continuar. Com poucos dias de governo já causou enormes prejuizos à nação e vai continuar causando. Qualquer um dia a mais que ficar pior vai ficar. No caso do Lava Jato, se tivesse demitido toda diretoria da Petrobrás há tempo, o prejuizo seria bem menor. Com as ultimas incompetencias demonstradas fica provado a sua incapacidade.
Certamente é um instrumento democrático e legal e se o Colunista == a quem rendo minhas homenagens == precisa de motivos, reporto-me aos desmandos do Governo anterior, à manipulação de dados oficiais, ao terrorismo eleitoral, ao empréstimo à Cuba sem aprovação do Congresso, a ordem para a Petrobrás não inserir no balanço a perda com a corrupção, a indicação de pessoas de reputação duvidosa para os Conselhos das Estatais, principalmente a violação da Lei da Responsabilidade Fiscal. Não bastam?
Suas palavras:sempre mais democrático,melhor que o governante conclua o mandato outorgado pelo povo,ora,Dilma foi eleita há pouquÃssimos meses,uma campanha midiática destas!,conclua-se as investigações da Petrobrás ,puna-se todos os envolvidos em maracutaias,corruptos e corruptores,mas sem impedir o andamento normal do paÃs.Porque vocês da direita não solicitam dos deputados paulistas que abram uma CPI do Metrô e outra da Sabesp,da Santa Casa e da USP etc,etc.
Ruivo, sua versão é de quem vê superficialmente e sem ligar os pontos. Pibinho em bonança internacional é uma coisa, na maior crise financeira internacional q se tem notÃcia (mas vamos usar uma das maiores) e gerando mais de 5 milhões de empregos em quatro anos com polÃtica anticÃclica (investimentos, desonerações e renúncia fiscal) para fazer frente à crise é outra completamente diferente. Embora haja muitas crÃticas a fazer, mas sem os catastrofismos e histerias compradas de plantão.
Olá Guriatã, tudo bem? Concordo contigo parcialmente porque um erro não justifica o outro e não serve de parâmetro para justificar o injustificável porque o PaÃs não está andando normalmente, mas aos trancos e barrancos ou até capengando, porque a Economia está estagnada desde meados do ano passado. O PIBinho de 2011, de 2012 e, principalmente de 2013 foi um alerta e nada foi feito para reverter a situação a ponto de chegar onde estamos: recessão. Tenha um ótimo fim de semana.
O que o povo comenta genericamente que o outro presidente foi cassado por tão pouco comparado com os fatos na atualidade.
Caro colunista!…observe os fatos reais de nossa realidade eleitoral…para os casos de ilegitimidade o impeachment é o mecanismo que corta o mal pela raiz…sabemos que estas ultimas eleiçoes foram uma fraude vide a compra de votos pelas mentiras e sobretudo pelos milhões de bolsas, além da responsabilidade que a atual e suposta presidente tinha quando presidente do conselho da empresa que representa o maior gargalo de propinas da história!
Olá Zimmer, tudo bem? Concordo contigo plenamente porque, se necessita de motivo, aà estão as fraudes praticadas para reeleger-se. Tenha ótimo fim de semana. Abraços.
Nada como um dia depois do outro. Se aparecerem indÃcios de que Dilma estava ciente dos roubos na Petrobras deve sofrer um processo de impeachment. Talvez fosse a melhor saÃda, porque não sei se o paÃs aguentará mais quatro anos de desgoverno e incompetência. Foi para isso, para esse descalabro, que Dilma "fez o diabo" para ganhar a eleição?
Impeachment só é golpe se o "impedido" for inocente;
Olá Felipe, tudo bem? Concordo contigo plenamente. Tenha ótimo fim de semana. Abraços.
P.etista só milita em causa própria e do "Deus ParTIdo"; estão pouco se lixando para o Brasil; são fanáticos como os terroristas do Islã;
Impeachment dentro dos motivos previstos lei e com motivação clara não é golpe. No entanto só se passou a falar nele após derrota eleitoral de um setor. O motivador seria o escândalo, mas o processo pode ser conduzido por outro partido também envolvido?
Olá HER, tudo bem? Respeito tua opinião, mas assemelha-se com a do ex-Presidente da Câmara que leu e não entendeu ou não entendeu o que leu na Constituição sobre a condenação da Quadrilha do Mensalão, diga-se pequenina perto da Quadrilha da Petrobrás. Aliás, concordo com a Jane. Tenham todos um ótimo fim de semana.
Discordo. O seu candidato (a) só ganhou graças às mentiras deslavadas lançadas em campanha sórdida. Votos obtidos em regiões que também elegem C/o/ll/or e R/e/n/a/m e S/a/r/n/e/ys. O povo bandeirante não pode ficar calado.
Que outro partido envolvido? O processo é conduzido pelo Congresso e, como disse o Dirceu, qualquer deputado, de qualquer partido, pode pedir à mesa da Câmara a abertura do processo.
pare de distorcer a realidade, melitante. O pedido de impeachment vem antes do perÃodo eleitoral; aliás, o perÃodo eleitoral tem nada a ver com isso, pois o crime vem sendo cometido desde 2003, quando sua legenda assumiu o Alto Poder.
Quem afirmar que é golpe, sinceramente, não faz a menor ideia do que está ocorrendo no Brasil, mas vou simplificar: O maior caso de corrupção da historia moderna, ou seja, o Brasil a partir de 2015 vai infelizmente ocupar esse lamentável primeiro lugar no mundo em desvio de dinheiro público.
Concordo contigo "quanto ao maior caso de corrupção da história moderna" porque, até então, só existia a do Presidente da Coreia do Sul e sua mulher antes da guerra com a Coréia do Norte nos anos cinquenta. Tenha ótimo fim de semana.
Golpe? Onde? No Brasil? Corrupção? Onde? No Brasil? Favorecimento e Enriquecimento ilÃcito? Onde? No Brasil? Smartimatic? Onde? No Brasil? Aparelhamento do Estado? Onde? No Brasil? Foro de São Paulo? Onde? No Brasil? Uso criminoso do Tesouro da União? Onde? No Brasil? Ora! Isso é uma Democracia! Como podemos ousar pensar em Impechment? Francamente! Mas que mania de perseguição que o povo brasileiro tem! Chega a ser esquizofrênico! Meu Deus! Deixem o Governo "trabalhar"...
De acordo com os três principais delatores, $200 mi foram parar nos cofres do PT. Se não foi para o caixa 2 para garantir a re-eleição, então foi parar no bolso dos comissários. Tentar relativizar o delito com o argumento de que também acontecia no passado é de um primarismo abissal. De todo modo é impossÃvel não admitir que essa montanha de dinheiro tenha afetado o resultado das eleições, que aliás foi um dos mais apertados dos últimos tempos.
Se os graves fatos reveladas atingirem a pessoa da presidente o paÃs deve se sujeitar a seu comando até uma próxima eleição?
Olá Joselito, tudo bem? Não e assume o Vice-Presidente como ocorreu com o Collor e assumiu o Sarney. Falando em Collor, além de ser partidário e apoiar o Governo, ele tambem foi citado diversas vezes como beneficiário da corrupção na Petrobrás. Tenha ótimo fim de semana. Abraços..
Se for assim, vamos soltar o Marcola! Nada mais justo
Não. Nesse caso, ocorre o impeachment. Já ocorreu com Collor, deu tudo certo, e ele está de volta. É aliado do governo.
Como diria o japonês:- tá na cara! O Editorialista é petista até debaixo dágua, só que falta tapete para esconder tanta sujeira! Os pudores erguidos na matéria não serão suficientes para evitar o inevitável!
Os perdedores não se conformam. Parte da elite quer o poder na marra e viram no impeachment uma saÃda para suas "pretensões". Todos os partidos se refestelaram com o dinheiro das empreiteiras da Petrobrás para suas campanhas, agora estão dando uma de santinhos. Quando estavam no poder faziam mil vezes piores e a grande mÃdia ficava calada. Ora, senhores, essa pretensão é golpe!!!
Que elite vc se refere? A elite que conheço governa este pais há mais de 12 anos. Essa elite entrou pobre e agora estão todos ricos, inclusive o molusco. Discordo também de que já fizeram pior em governos anteriores, nunca antes nesse paÃs roubaram tanto quanto agora e antes de mais nada TODOS os polÃticos sejam de que partido for querem se dar bem, na polÃtica ninguém entra prá servir, mas serem servidos, e o PT não é diferente, creio que é o pior deles. Inteh.
Blábláblá...
a Elite já está lucrando muito bem com o Governo do P.T....na verdade, a Elite venceu as Eleições...a Elite de Centenas de Bilhões roubados...a Elite do P.T....militonto!
Petista, quando é flagrado com dinheiro na cueca, manda prender Pedro Ãlvares Cabral. Roubar, pro petista, é direito adquirido.
He he he, capitalizar o lucro e dividir o prejuÃzo! Essa é velha!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Impeachment é golpe? Voltar
Comente este texto