Hélio Schwartsman > Ideologia e saúde Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. pedro

    Imunologistas importantes, como Abul K. Abbas, Kenneth Murphy (Janeway), Peter Wood, Thao Dohan, Peter Parham, trazem à tona a preocupação com a diminuição das infecções PRÓPRIAS da infância e a explosão de quadros alérgicos e autoimunes. O excesso de estímulos com seus adjuvantes desorganizam um sistema que se desenvolve a partir de reações. Vacinas contra doenças, como polio, meningite, difteria, sim; mas não contra gripe, catapora, rotavírus, que estimulam expansão saudável de linfócitos.

    Responda
  2. NINI

    Quando vi a manchete pensei que foose materia sobre o PT ( Sic ....... Partido dos Trabalhadores.).

    Responda
  3. Herdf

    Discordo quando fala ideologia, desconfiar de cientistas e grupos de vida alternativa não seguem ideologias, seguem idéias amalucadas que não estão em ideologia nenhuma. E as religiões ultra conservadoras são sim um problema no mundo atual, os conservadores tradicionais só afetavam suas vidas pessoais, os ultra querem se impor aos outros até na lei. E vale para oriente e ocidente, nosso congresso tá cheio deles.

    Responda
  4. gama

    Até parece que o colunista consegue escapar das ideologias, o que ninguém, de Sócrates a Webber, conseguiu. Um dos traços da sua ideologia é ficar em cima do muro... Tal postura é confortável, mas improdutiva epistemologicamente. No caso PT, quem foi incisivo, assertivo e contundente por questão ideológica, acabou antevendo os escândalos históricos da legenda, como Reinaldo e Villa, que de quebra venderam muitos livros. Seguiram a lição de Chesterton e se deram bem.

    Responda
  5. Guriatã

    Os grandes problemas são a ideologização da mídia(predominantemente de direita) e algo inexplicável ,grande parte dos eleitores não consegue analisar os fatos equilibradamente ,infelizmente repetem e acreditam em tudo que a grande mídia publica.Corrupção existe, mas só no PT,nos Kirchiner,nos Maduro,nos Castro,Nos Putin e se o Obama bobear sobra pra ele.

    Responda
  6. lolonel

    Uma delas, Hélio, é a crença cega na imprensa e o automatismo entre publicação e verdade. Bourdieu chega a falar em "opinião publicada". Ela se manifesta de forma clara na ideia de que a imprensa "apenas" publica, como se vcs não fizessem escolhas e fossem e estivessem livres de ideologia.

    Responda
    1. svarat

      Todos fazem escolhas e têm uma visão de mundo, do que é certo ou errado, mas as escolhas implicam análise e flexibilidade. Com a ideologia não existe isso, tudo já está determinado pela...ideologia. Os marxistas são os melhores exemplos: os postulados e categorias do marxismo são dogmas inquestionáveis para eles; então sua análise histórica e social fica presa nesses dogmas e não pode levar em conta muitos outros fatores que influem na história e no comportamento humano.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.