João Pereira Coutinho > A servidão voluntária Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Déjà vu

    “?Colaboradores? - bom eufemismo para a Servidão pós-Moderna.” - Maristela Moura

    Responda
  2. svarat

    É que os seres humanos são inseguros, a vida é incerta, e acreditam que um Estado grande e poderoso pode lhes trazer estabilidade e segurança. É o medo da liberdade de que falava Erich Fromm. Com a liberdade vem a responsabilidade pela própria vida, pelas escolhas que faz, e isso assusta muitos humanos, que preferem uma vida bovina e submissa a encará-la por seus próprios meios. O sujeito prefere se transformar num zumbi do Estado a ter de se responsabilizar pela própria vida.

    Responda
  3. Guriatã

    Não se escravizem,não andem ao reboque da direita, do deus mercado,via grande mídia, pensem por vocês mesmos,a liberdade virá,com ela a melhoria das condições de vida,deixem de enriquecer bilionários,se algum oráculo tiveres que seguir que seja Thomaz Piketti.

    Responda
    1. Peter J

      Grave engano. Piketty deixou mais do que claro (veja entrevista à FSP) que acredita piamente na economia de livre mercado.

    2. eline

      João Pereira Coutinho tem sempre a palavra certa para nos fazer duvidar, questionar - pensar, enfim. Espero contar com sua inteligência,cultura, humor e lucidez durante longo tempo. Elena

    3. svarat

      Hahaha, é o contrário, não andem a reboque da esquerda se querem liberdade, porque, essa sim, é essencialmente totalitária.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.