-
Daniel erm
Penso da mesma forma que o articulista. Hoje em dia existe uma infinidade de cursos online - que reduzem o tempo de translado -, assim como material para leitura individual. No entanto, acredito que a maior ressalva deve ser em relação à qualidade do material disponibilizado na internet. De toda forma, é mais do que verdade de que hoje podemos aprender além do que nos é ensinado com o auxílio da internet. Obs: O documentário sobre o Aaron Swartz é sensacional. Vale a pena assistir.
-
SFW
Realmente tem muito material bom disponível na web, mas não é tudo gratuito, infelizmente tem muita coisa paga, principalmente quando se fala da fronteira da ciência e livros, mas o maior problema que vejo hoje é a quantidade de material errado e desatualizado na internet, um dos piores lugares é justamente aqui nos comentários. Sou muito fã do Aron, com 14 anos fazer o RSS, aprender a ler sozinho com menos de 3 anos não é para qualquer um, mas ainda não podemos exigir isso das pessoas comuns.
-
roldan108
Esse é o título de um livro do Idries Shah, excelente, por sinal. Umberto Eco já avisara antes da explosão da web em seu "Segundo Diário Mínimo" que o excesso de informação não constituía conhecimento e o que vemos hoje são acessos inúteis à internet. Pouca gente sabe o que é ser autodidata. As titulações dificilmente podem ser obtidas sem a velha formalidade acadêmica do ritual das graduações. Hoje precisamos de uma nova mentalidade geral, que vai mudar educação e política com nova visão.
-
roldan108
Pô, que legal, cara! Valeu por apontar o exemplo! Também sempre achei que gênio não precisa de canudo e que as melhores descobertas estão fora da torre de marfim...
-
BethO
Com relação á titulação, no brasil seria inconcebível um caso com o do Wolfram, que escreveu o melhor programa de matemática do mundo. Estudante de engenharia em uma universiade inglesa, foi chamado para fazer PhD em Stanford sem concluir o curso. Gênio não precisa de canudo.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.