Opinião > José Carlos Dias: O desabafo de um advogado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. PCMoreira

    Os verdadeiros ban\didos já estão soltos, já os laranjas.....

    Responda
  2. Evans

    No julgamento houve votos políticos, com o objetivo de reduzir as penas e até mesmo livrar membros de partidos políticos. O mesmo não ocorreu com réus com origem na iniciativa privada. Sem padrinhos, foram jogados às feras. Os com padrinhos, "heróis do povo brasileiro", estão aí. Regime semi-aberto, penas reduzidas, prisão domiciliar, viagens liberadas para comparecer ao aniversário de primo em segundo grau, aniversário de cunhado e de sogra da ex.

    Responda
  3. jbjuris

    Compartilho em parte, com a revolta do E. Advogado Dr. José Carlos Dias! Realmente, é um absurdo a pena da Kátia Rabello frente aos demais; ela devia ter pego 30 anos de cadeia e os demais, prisão perpétua por crime contra os 200.0000.000 de Brasileiros que cometeram!

    Responda
  4. Cacá

    A Lei foi cumprida.

    Responda
    1. Evans

      Como dizia um velho político baiano: "Aos amigos tudo. Aos inimigos a lei!"

  5. CLEO

    Este disparate nas penas, foi devido a vaidade do relator, que adorava uma câmera de televisão e os aplausos de todos aqueles que não sabem a diferença de justiça e justiçamento. Graças a Deus, o plano dele, semelhante ao de Jânio Quadros,de voltar no "braço do povo", não deu certo e o que ele conseguiu foi apenas cair no ostracismo que é o lugar de onde nunca deveria ter saído.

    Responda
    1. Evans

      No que se refere ao Mensalão e ao Petrolão, há dois grandes grupos: 1.O que acredita que desvio de dinheiro público, desviado de setores como Educação e Saúde, é crime e deve ser exemplarmente punido. 2. O que acredita que há desvios "do bem", capazes de reabastecer os cofres de um partido cujo autoproclamado destino messiânico é o fim das desigualdades entres os homens na face da Terra. Pelo que entendo você está no segundo grupo: desvio pode se for para uma "boa" causa.

  6. Tião

    Acredito que a corrupção seja um crime gravíssimo, mas compará-la aos crimes que poem fim a vida, é exagero. É decepcionante verificar que os mensaleiros estão em liberdade, que muitos brasileiros honestos não gozam pela péssima distruição de renda existente no país. As escolhas dos ministros são influenciadas por interesses políticos que coloca, para nos outros, a imparcialidade dos mesmos em dúvida. A escolha deveria ser feita pelos juízes togados.

    Responda
  7. Lizbeti

    Enquanto isto o pessoal do Mensalão Tucano goza de plena liberdade...não foram e jamais serão julgados...Os tucanos serão eternamente gratos a Joaquim Barbosa...

    Responda
  8. Racional

    Também sou advogado. Acompanhei pela imprensa os desdobramentos e as sentenças e, tanto quanto o senhor, fiquei estarrecido com muitas das condenações e as penas aplicadas. Há inúmeras incongruências, amplamente divulgadas nos jornais, mas que pouco ou nada foram consideradas nas decisões. Infelizmente, é difícil explicar isso para uma parcela significativa da sociedade, que está sedenta por condenações. O problema é o futuro: episódios como esse maculam a confiabilidade no sistema.

    Responda
  9. MANOELITO

    Concordo com o Dr. José Carlos Dias, pois também considero um disparate a pena imposta aos políticos em confronto com a dos demais réus. Sem dúvida, os verdadeiros culpados, pois foram os mentores das tramoias foram os políticos, brandamente punidos. A pena imposta a Katia Abreu foi mesmo aberrante.

    Responda
  10. Felippe Beto

    a OAB trabalha com o Silêncio de seus clientes; a Delação Premiada, recurso inédito e brilhante na obtenção de Provas e tão criticado por esse pessoal, provocou uma hecatombe nas estruturas da Máfia do qual esses adevogados também se sustentam; a casa está caindo, Quadrilha; meu amigo Sucupira, aquele que sabe das coisas, me disse uma coisa que serve como um conselho para o adevogados e seus clientes: abrir o bico, à partir de agora, será a alternativa mais lógica e inteligente;

    Responda
  11. Doraci

    Esse ingênuo advogado não sabe, ou ainda não aprendeu, que malandro sempre se safa?

    Responda
  12. Jane

    Dr. José Carlos Dias, sua cliente e M. Valério não quiseram (ou foram orientados pelo advogado) falar o que sabiam. Não entregaram . Quem sabe, com a promessa de que no STF seriam absolvidos. Também não acho justa as penas de ambos, mas, foram ingênuos. Deveriam ter entregue o "jogo", delação premiada, como se diz. Agora não é hora de lamentar.

    Responda
  13. Lauro

    Ao falar do legado de ética do falecido advogado Márcio Thomaz Bastos, o advogado José Carlos Dias perdeu qualquer credibilidade para falar de Justiça.

    Responda
  14. Lili

    Pois é... E cadê o mensalão mineiro?!

    Responda
    1. Lili

      As provas estão no processo, meu filho... que estão em alguma gaveta da justiça(?) de Minas...

    2. Felippe Beto

      cadê as Provas?

  15. carmen rodrigues

    Seria muito útil à nossa sociedade q este artigo fosse lido por todos empresários presos no "Lava Jato".É a mais pura realidade dos fatos,onde políticos, comprovadamente corruptos, terão o guarda chuva do STF.Empresários, comprovadamente corruptos,terão o rigor da lei.Marcos Valério preso por 4 0 anos, JDirceu está livre p/trabalhar e ficar em prisão domiciliar.Reflitam sobre isto,pois artigo foi escrito por um esquerdista, defendendo uma empresária (banqueira) da elite, contra um S T F ptista!

    Responda
    1. Jane

      Carmen, creio que eles falarão, para o bem deles. Mas devem estar sendo orientados por profissionais que acreditam ainda na impunidade, nos "acordos" de cavalheiros feitos nos gabinetes de ministros.

  16. Felippe Beto

    O Sr. adevogado admirador de Tomaz Bastos (blergh) deve lutar pelo endurecimento das Penas que os Quadrilheiros políticos tiveram, e não pela moleza com a sua cliente, também criminosa; Passar bem.

    Responda
  17. sue

    È lamentavel que os politicos envolvidos estejam soltos,porque a mudança na composição do tribunal favoreceu isto,a indicação feita pela presidente trabalhou no sentido de favorecer os réus politicos de seu partido entre outros,quanto a banqueira acho que a pena foi até branda demais,devia ter maior conciencia do mal que seus atos causam a sociedade.

    Responda
  18. ZEUS

    Mesmo com esse exemplo ainda existe empresários financiando a corrupção como foi o caso da Petrobras.E os políticos soltos e os empresários preso e eles não aprendem a lição.

    Responda
  19. celiavasconcelos

    Acho mesmo que as penas foram discrepantes. Não apenas isso, o STF agiu de forma diferente quando no caso do mensalão manteve o julgamento daqueles que não tinham foro privilegiado e no caso do mensalão mineiro os remeteu a justiça comum.

    Responda
    1. MANOELITO

      Como sempre, falando bobagem, pois não houve mensalão mineiro, mas o caso de pretenso desvio de recursos envolvendo o ex-governador, que está sendo julgado pela justiça de primeiro grau, como deve ser..

  20. Hamilton

    Absolutamente certo o advogado. As penas foram invertidas graças aos STF pe tis ta. Os laranjas tiveram pena máxima enquanto os mandantes foram praticamente absolvidos.

    Responda
  21. mauromapso

    O que soa absurdo no texto é que ele sugere que o crime de corrupção seria menos grave que o homicídio e o latrocínio, numa visão evidentemente elitista do senhor advogado. O crime de corrupção é talvez um dos mais graves e perniciosos para toda a sociedade brasileira, e deve ser punido exemplarmente. A corrupção é a mãe de todos os crimes! O que defende este advogado, muito bem remunerado, por certo, por seus clientes, é que criminosos de colarinho branco devem cumprir penas brandas! Absurdo!!!

    Responda
  22. Cal

    Antes Dora, agora José Carlos. Sinto um cheiro de orquestra no ar. Quem será o próximo pranteador com vistas ao futuro próximo?

    Responda
  23. Cal

    Quando sou obrigado a engulir, mais uma vez, a citação do personagem que é reiteradamente apontado como exemplo de ética, fico entre o riso e o choro e não consigo conter nenhum nem outro. O que está errado caro advogado não é a pena de sua digníssima cliente mas o verdadeiro refresco que nossos tão humanitários ministros deram aos nossos honradíssimos políticos.

    Responda
    1. Doraci

      Cal, as 'lições de vida e ética desse' dessa grande figura são só para certos/muitos advogados, mimados pela OAB. Não servem para quem trabalha honestamente.

  24. LuisInacioparaCuritiba

    Caro Sr advogado, todo mundo sabe o que aconteceu: os politicos conseguiram colocar no STF pessoas que foram preparadas especificamente para diminuir suas penas e conseguiram isto com exito. Infelizmente sua cliente não fazia parte deste acordo e não foi beneficiada pelo mesmo , portanto ficou com a pena correta !

    Responda
    1. Léo Albuquerque

      Parabéns Edmundo, ótima sínteses sobre o caso .

  25. Tom

    Manifesto aqui a minha total solidariedade à indignação do Sr. José Carlos Dias.

    Responda
  26. marg

    concordo com esse advogado, pois quem deveria estar na cadeia são aqueles que foram eleitos para exercer atividade legislativa, administrativa e fiscalizadora, mas fazem o contrário, como sempre, legislam em causa própria, desfalca o patrimônio público, vivem o toma lá dá cá....

    Responda
  27. Assis

    A pena errada foi a dos politicos. manter a banqueira na cadeia.

    Responda
    1. tida

      Eu acho que todos deveriam conhecer a vida da dita "banqueira" antes de ela assumir o comando do referido Banco. Saber se ela esteve ligada ao mundo das finanças e quais cargos ocupou de gestão na instituição. Se soubermos tudo isso poderemos começar a discutir a dosimetria da pena. Eu conheço um pouco, por leitura, a vida da cliente do Advogado José Carlos Dias e pelo que seu deveria ter sido condenada a ensinar balet, música e postura. Lamentável que permaneça atrás da cela como se perigosa.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.