Opinião > Editorial: Como plantar água Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Claudio Bacellart

    Culturalmente, no Brasil só depois que o problema realmente se instaura, é que podem começar as mudanças...

    Responda
  2. BethO

    O político brasileiro não pensa no que vem depois da próxima eleição, o eleitor brasileiro não lembra em quem votou. Um complementa o outro.

    Responda
  3. castanhofo

    Não sei em que dados a Folha se baseou,mas,chuvas de 1200 mm/ ano significam 12 milhões de litros (12 mil metros cúbicos) de água/hectare/ano. Um Km2, que são 100 hectares,receberia 1,2 milhões de m3.Da água que chove,cerca de 10% são aproveitadas quase que imediatamente e 20% são infiltradas e disponibilizadas ao longo do tempo.Portanto, a "produção" de água de 1 Km2, disponível e aproveitável,seria de 360 mil metros cúbicos.Florestas tendem a reduzir essa produção.Agropecuária faz o mesmo.

    Responda
  4. mineiro

    Concordo com o Editorial. O que se lê e se ouve são ações palhativas, transporte de água de um rio para outro. Isso não resolve nada. As matas ciliares ao longo das nascentes e dos rios estão destruídas. É preciso reflorestar urgente, não com eucaliptos que secam a terra. Quando viajo da minha cidade para a capital, observo que todas as nascentes e rios dentro das grandes fazendas, à beiras das rodovias estão desmatadas. O governo deve aplicar o Código Florestal e punir todos os donos de terras.

    Responda
    1. Peter J

      "especificamente"

    2. Peter J

      Concordo. O governo deve punir todos os donos de terra que não cumprem a legislação. E também impedir as invasões que, em São Paulo espedificamente, causam danos tanto ref. desmatamento como ref. esgoto.

  5. Bene

    Será que haverá mudança nessa mentalidade tacanha de que mato e florestas são acessórios desnecessários? Perdemos o contato com a natureza. As novas gerações desconhecem a importância das florestas para a preservação da vida no planeta.

    Responda
    1. Bene

      Helinho- a natureza é um patrimônio da humanidade, mas não somos donos, temos a responsabilidade de preservar para utilizar.

    2. Bene

      Helinho- a natureza é um patrimônio da humanidade, mas não somos donos, temos a responsabilidade de preservar para utilizar.

    3. Helinho

      Segundo ONU, cada habitante do planeta têm direito a 112 litros de água por dia.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.