Hélio Schwartsman > Percepção e realidade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lamento lhe informar, mas todavia há um pequeno dilema em seu raciocÃnio, e quando, como nesse caso, a crise se tornou pior q a pior das nossas percepções em????
Pelo andar da carruagem, a percepção do articulista está "pra lá de Marrakesh"! não faz menção ao histórico recente, isto é, dos últimos 12 anos, de crescentes (e ponham crescentes nisso!) malfeitos polÃticos, econômicos e criminais!
Quem viveu já viu. Depois do ufanismo dos governos militares do "Brasil paÃs do futuro" vieram as década perdidas onde com muito custo se conseguiu arrumar a casa e se iniciou a inclusão social da classes menos favorecidas. Depois veio o engodo do " Nunca antes neste paÃs" e voltamos a ter ambiente econômico semelhante ao de antes do Plano Real. Não é percepção é história é a realidade.
Consistentes com a realidade o seu texto...A formação da opinião também é muito afetada pelo bombardeio de informações. Vale o chavão que uma mentira bem contada e repetida à exaustão, vira verdade rapidinho.
A experiência vem nos mostrando que os muito Otimistas do Planalto aproveitam que vivemos uma crise constante, para "levar um por fora"..."Ora, esses bilhõezinhos não farão falta para este paÃs que já vive mazelas de séculos"
Para a maioria das pessoas, percepção é a realidade. A formação da percepção é um processo complexo e resulta das nossas experiências e do nosso nÃvel de informação. Experiências positivas e melhor informação resultam em percepções mais sólidas e realistas que por sua vez facilitam a trajetória da pessoa na carreira e vida privada bem como a sua conecção com o mundo.
"Conecção"?!
O Brasil é um paÃs em crise há 500 anos; Não sentimos a crise pois este paÃs é uma grande crise; Mas que a coisa tá mais feia que o normal, isso está; As notÃcias não mentem, os sinais estão aparecendo e a bola de neve só aumenta. O desemprego está nos rondando...aà a bravata populista exaure de vez.
É fato que preferências polÃticas, e outras, podem distorcer a análise e o julgamento, mas há fatores concretos como o contábil, a matemática, que produzem informações menos suscetÃveis a distorções, e esses estão mostrando o paÃs em uma situação econômica bastante difÃcil. Claro, existe o imponderável e de repente pode ocorrer algum acontecimento que clareie e melhore a situação e as perspectivas, como também pode ocorrer algo que piore, o imprevisto funciona para os dois lados.
Para os mais jovens que viveram 12 anos de bonança, para o terço da população que foi integrado ao mercado, é o pior momento. Aos que já tem mais de 40 sabem que já vivemos situações muito piores e alguns por oposicionismo enganam os jovens dizendo ser a pior. Pra quem mede o paÃs pela cotação do dólar e viagem ao exterior tá ruim, mas quem entende de economia sabe que dólar alto melhora a economia no mweio prazo.
A minha Percepção é de quem tem Capital vai acabar com mais Recursos, e quem é Remediado vai ficar ainda com mais DÃvidas!!! A propósito, está para sair um novo Aumento da taxa Selic, logo está é a Realidade nua e crua na Terra dos MacunaÃmas!!!!!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Percepção e realidade Voltar
Comente este texto