Opinião > Editorial: Fraturas no xisto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. AA

    Os autores talvez pensem os leitores são idiotas... A OPEP, para chegar aos preços do xisto... tem que vender abaixo do preço de produção! Isso é uma tolice, impossível aguentarem isso por muito tempo! Além disso, a produção de gás de xisto do EUA é produzida lá dentro do EUA, produz empregos e elimina a dependência norte-americana de petróleo externo, se precisar o xisto tb poderá ser vendido pouco acima do preço de custo e ai os países da OPEP quebram se tentarem acompanhar!

    Responda
  2. DomQuixoteDeLaManchaRJ

    O mundo vive uma grande encruzilhada. Pra viabilizar fontes renováveis de energia, o preço do barril de petróleo precisa estar acima dos cerca de US$ 100,00. Isto, no entanto, tornaria EUA dependente de importações e daria força a ditaduras de 'Petro-Estados' - Rússia, Arábia, Venezuela - e ao Irã. Destes 4, interessa aos EUA derrubar regime em 3 países, por motivos de segurança e geopolíticos. Pra isto barril precisa estar baixo por anos, mas inviabilizaria óleo de xisto.

    Responda
  3. siser

    E o petróleo tupiniquim em lâmina d'água de 7000 metros ? Vai fazer a pátria educadora - daqui a 30 anos.

    Responda
    1. Cunha

      A verdade é que a queda nos preços do petróleo, com a produção realizada nos Estados Unidos, com o xisto, remeteu a comercialização do produto a valores bem mais baixos, brincar com os Estados Unidos, seja o país que for, não terá como sustentar suas posições, pois o mesmo tem a sua munição em tecnologia, e no caso de se esforçar mais um pouco, poderá reduzir os preços ainda mais, se for praticado o livre comércio, quem não vai comprar?

    2. Inter Uai

      Meu amigo, a lâmina d´água do pré-sal gira em torno de 1000 a 2000 m. O depósito de óleo e gás é que se situa entre 5000 a 6000 m de profundidade na crosta. Hoje estamos produzindo mais ou menos 1/5 da nossa produção de óleo originário do do Pré-Sal, isto que estamos apenas começando. Se o Pré-sal não valesse a pena, a oposição a este governo não estava se esforçando tanto para abrir para os americanos o mercado petrolífero brasileiro. Vide correspondência do Weekleaks do Serra.

  4. Dewey

    É o tipo de problema que todo país gostaria de ter.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.