Opinião > Kim Patroca Kataguiri e Renan Henrique Ferreira Santos: Leviatã agonizante Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Arthur

    não posso considerar quem quer menos estado saiba o que está falando. Isso não tem nada haver com fascismo, mas sugiro que estude a obra Explicar o Fascismo para retornarmos o debate. Vejam as análises feitas pelos próprios fascistas quando do aparecimento do movimento no final da 2ª década, as interpretações liberais, dos socialistas, suas interações com o nazismo, no pós guerra as análises sofisticadas da psicanalise e da sociologia. Estudos contemporâneos existem, mas precisam desses já.

    Responda
  2. Daniel Veras

    O texto denota um pensamento oscilante entre o real e o virtual. Irresponsável, pouco embasado, repleto de frases feitas. Assemelha-se a uma proposta de marketing de jeans ou de tênis. Entendo, que uma juventude que cresceu jogando games e assistindo programas televisivos idiotizantes, escolha esses oportunistas como líderes, mas um Jornal que se apresenta como sério, apresentá-lo as vésperas de momentos críticos para as famílias brasileiras é inadmissível.

    Responda
  3. Arthur

    Quanta tolice junto, sugiro que releia Nabuco para não falar tanta atrocidade. Fico pensando a quem serve este jornal? Não aos brasileiros que trabalham e pagam impostos. Fiz essa assinatura para entender o pensamento da direita, mas não imaginava que ele fomentasse o fascismo.

    Responda
    1. serprib

      Quem precisa ler mais é essa turminha. Leiam Umberto Eco: fascismo não se resume a controle estatal do cidadão; o fascismo é bem evidente neste discurso: simplificação de idéias, frases feitas e pomposas, maniqueísmo, etc.

    2. Luiz

      Estava iniciando a fazer um comentário sobre o texto desta dupla de ignorantes, quando vi seu comentário Artur. Desisti, seria reundância. Você foi no ponto. Parabéns. Meus pêsames para a Folha.

    3. Michelle Fransan

      O tal Arthur não sabe o que é fascismo, vamos desenhar para que o mesmo entenda: "Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado." Dito isso, quem defende o fascismo é a esquerda e não quem luta pela liberdade. Tudo que este movimento quer é redução do estado. Neste caso, ao contrário do que diz Caetano em Sampa- Narciso acha feio o que lhe é espelho. Cheers!

    4. SilvioArruda

      Seu comentário não passa de uma crítica vazia, sem qualquer substância.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.