Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EDUODAR

    Comentário completamente sem nexo. O medo é flagrante contra a continuidade. Calma pessoal. Tem muita lama para passar. Os plantonistas critiqueiros estão apreensivos!!!!

    Responda
  2. Emilia Silva

    Caro Hélio, guarde esse texto, você recorrerá a ele em breve para nos relembrar. Sabe aquela frase, como publiquei no dia 10 de março de 2015...

    Responda
  3. Grilo

    Lula, a maior tragédia da política brasileira. Alguém duvida?

    Responda
  4. dix-huit

    "...rompimento entre criador e criatura..." O "criador" não está nem aí para a "criatura"... O poder em 2018 é muito sedutor...

    Responda
  5. Antonio

    Eu nao me surpeenderia que dilma fosse usada como boi de piranha para que Lula posasse de candidato "contra" em 2018.

    Responda
  6. Rodolfo

    De novo essa turma apela para a cizania entre os dois. É impresisonante esse lenga-lenga, se o país reciclasse tanto quanto se recicla esse assunto, seríamos líderes mundiais da reciclagem.

    Responda
  7. Marcant

    Cumpanhêros! Cumpanhêros ! Eu se desliguei Dela ! Eu se desliguei sozinho ! Cêis já podem votar de novo ni mim, que eu tô facim !

    Responda
  8. Rodolfo

    Ra, ra, ra! "Ajuste recessivo forte"? Se fosse a direita no lugar, aí sim veria o que era juste forte. Os cortes seriam na política do salário mínimo e nos programas sociais. Os juros estariam em 15% para serem bonzinhos.

    Responda
  9. Assis

    Essa o colunista mandou mal. por acaso ele acha que o Lula não tem nada a ver com esta crise? jornal panfletário é ...

    Responda
  10. toninho

    não entendo os articulistas, eles queriam realismo tarifário e cambial, é exatamente o que o ministro levy está propondo, se o pais não voltar a crescer em 2017 o que vamos fazer? voltar a politica irresponsável do mantega?

    Responda
  11. svarat

    Muita água vai rolar até 2015, mas, sinceramente, não acredito que o P T vença novamente, nem com o Lu la. A não ser que o Brasil tenha decidido se imolar de vez no altar do populismo. Mas ainda acho que o país não vai se suicidar. Mas também pode ser, o ser humano não é muito racional e, às vezes, levado pela emoção ou pelos afetos, comete as maiores sandices.

    Responda
  12. Paulinha

    Criador e Criatura precisam pagar pelo que fizeram ao Brasil. Cadê o nosso dinheiro??????Cadê a nossa dignidade, a nossa honra??? Acorda Brasil

    Responda
  13. loko

    “Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo". Bem, veremos no futuro se o Brasil não desmente a frase.

    Responda
  14. Orefice

    Caro Hélio Schwartsman a frase: "narrativas nada mais são do que encadeamentos de metáforas carregadas de conteúdo moral que produzem respostas emocionais no cidadão" da umam tese de doutorado. vou refletir sobre ela.

    Responda
    1. svarat

      Depende do narrador. Existem narradores honestos que pretendem apenas transmitir um fato, uma verdade, ou pelo menos algo em que realmente acreditam, e não apenas produzir respostas emocionais. E existem os sofistas, cujas narrativas não pretendem transmitir verdades, mas convencer, nem que seja pela falácia, pela impostura, para atingir algum objetivo determinado, seja político ou outro qualquer e, claro, para isso usam discursos que apelam à emoção e não à razão. Esse é o discurso pet ista.

  15. R04

    Como é um elemento sem caráter nenhum pode apostar !!!!

    Responda
  16. Ma

    Quem viver verá.

    Responda
  17. Jane

    Esse rompimento já está começando. Esse cara pouco aparece. Está se escondendo para não pisar na lama à sua porta. A lama engolirá sua criatura, vejam como ela parece perdida até nos discursos, nervosa, suada e descabelada. É o fim.

    Responda
  18. Marcos RS

    Melhor seria terminar o artigo da seguinte forma: "Assim, é possível que em breve comecemos a assistir a um clássico episódio de rompimento entre o ape.deuta e a despreparada arrogante". O que o Brasil fez para estar passando por isso? Jogamos pedras na cruz? Enterramos alguma cabeça de burro? Mais quatro anos de cusparadas no microfone, consumo da marvada, viagens íntimas com assessoras e aliciamento dos necessitados seriam a receita ideal para afundar de vez o Brasil.

    Responda
  19. ap

    Hélio, literalmente profética sua página Criador x criatura. Vamos conferir.

    Responda