Educação > Fies terá vagas de financiamento limitadas e sistema unificado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Brasil Pátria Educadora.
A história do FIES é triste... Dois milhões de jovens sem recursos e mal formados nos ensinos fundamental e médio foram empurrados para esse programa de financiamento em universidades duvidosas que, a despeito da qualidade da educação que oferecem, lançaram ações em bolsa e transformaram-se em um negócio sem riscos para os seus donos. Pagamento garantido pelo governo federal. Uma grande jogada à custa da venda de ilusões. Agora, os jovens não recebem sequer uma explicação ou pedido de desculpa.
Mais uma dilmentira. Na campanha ela garantiu que programas educacionais não seriam alterados.
Reportagem bem feita é assim: deixa de falar dos controles e fiscalizações realizadas pelo MEC nas faculdades q recebem o Fies, dos abusos e caça-recursos de algumas entidades. É dado um viés distorcido ao contexto dessas alterações, unicamente voltado ao aperto orçamentário e à s derrapagens operacionais do programa. O aperfeiçoamento contÃnuo de suas regras fica de fora. Exemplo: quer receber ainda mais recursos, faculdade? Melhore sua nota.
Esse é o problema, Ernst White: uma coisa não exclui a outra. Já ouviu falar de visão de conjunto? É isso. Mas aà vc pega meu comentário e entende como quer usando uma mente mÃope. Releia lá no começo: "deixa de falar...". Tem sentido adicional, não excludente. Visão de conjunto dá perspectiva, binarismo dá viés.
h...agora a culpa é das entidades de educação e do aluno, entendi. Esta é a tática de sempre do pet/ralh.as. Assumir a culpa da pátria gastadora, desde a época do Lu;la/rápio, jamais. Da cor/rupção endêmica promovida pelos governos pet/ralhas que acabou com a nossa economia, nunca. Pois é, esta é a Pátria Educadora do Pe/Te, do Lu/la/drão e da Dª Dilmala.
Mais uma mentira tramada por essa "presidente"... em um "paÃs que educa"! Não dá para acompanhar quantas mentiras já foram divulgadas em relação aos trabalhadores e pagadores de impostos, e agora aos estudantes! Além da improbidade administrativa, da velada conivencia com a corrupção, da omissão do governo, de envergonhar a imagem do BR e dos brasileiros no exterior... temos que suportar mais algumas ...! Resultado esperado: (já sabemos!)
Estranho, o gráfico mostra somente o gasto, e o gráfico do ganho? Fiz faculdade financiada pelo fies (70%), porem paguei cada centavo emprestado e com juros. Alias, sempre teve vagas limitadas, tive que provar que vivia em estado de miséria total e ainda fiquei na fila de espera.
O slogam do desgoverno é Pátria Educadora e, apesar disto, vai acabar com uma das poucas coisas boas criadas pelo ministério da educação.
Culpa da Economia mundial, do FHC e dos Varandas Goumert.
É tÃpico de que falaram para os dirigentes do partidão que o Fies seria a solução da "pátria educadora", sem nenhum levantamento prévio de seu custo e, quando os aluno estão já no meio do curso, aparecem estas imposições. Regras tem de valer desde quando você começa o curso até o fim dele, eu acho. Por que será que a esquerda festiva pensa o contrário?
É que não existe almoço de graça pc. Vc não sabe, muito provavelmente, porque seu papi pagou seu curso. Mas há muita gente que só pode estudar depois dos 35 anos, quando a grana estava melhor, pagando os 100% e ainda convivendo com todas as demandas que uma famÃlia exige: atenção, levar filho para médico, para o parque infantil, passear,... Muito melhor é cursar antes e devolver à Sociedade aquilo que a Sociedade (quem paga imposto) lhe proporcionou. Na minha cabeça e na de quem precisa é ótimo.
BenefÃcio quero dizer que é algo que beneficia as pessoas. Não é de graça. Emprestar uma grana para Vc realizar um sonho e essa grana poder ser paga de forma digna, é um grande benefÃcio.
?? Vc disse que Fies é um benefÃcio. Eu apenas respondi que, Fies é uma modalidade de financiamento. Bol\sa fa\mÃlia é um benefÃcio! Fies, não!
Go_verno prefere cortar gastos com educação, pois, quanto menos o povo tiver conhecimento, mais fácil à manipulação. Quando deveria diminuir a quantidade de mi_nistério, os gastos com o congresso, onde os benefÃcios são incalculáveis.
Se o Governo não tem dinheiro nem para investir no futuro do PaÃs, em que futuro nós podemos acreditar?
Imaginem a frustração da garotada que está entrando agora em uma universidade. As famÃlias comemoraram essa nova fase da vida de seus filhos, fizeram suas matrÃculas, já estão frequentando as aulas e de repente....
Quando se verifica o que está ocorrendo com o Fies e Pronatec, temos a certeza que o governo turbinou estes programas nos anos anteriores apenas para ganhar as eleições. O mesmo ocorrerá com os demais programas como Minha Casa Minha Vida, UPAs, PACs, etc.
Votaram em dilma? Bem feito
Repassar 10bi do tesouro para o BNDS emprestar a JBS, pode. Fazer o mesmo para financiar o futuro do PaÃs, não!
Este Governo cada vez se afunda em lama, E agora acaba com um programa que é o sonho de milhares de jovens. Patrocinar roubalheira e patrocinar o filho de lula da mais integridade para o Pais. É isto Dona Dilma e Sr. Lula, demorou mais mostraram a cara do PT. Educação sempre para um Pais melhor.
O crédito educativo existe desde os anos 70 ( já teve vários nomes antes de Fies )....Essa é a primeira vez que um governo corta verbas do programa de forma tão drà stica e injusta.
eu não acredito.
enão acredito.
Azar das pessoas que confiam neste desgoverno do Brasil, pois ele não tem uma linha coerente e decente de atitudes para com o povo e sim somente com seus pares.
se não fizer o financiamento certo eu vou E-N-F-I-E-I-S, a mão na sua cara
O caso é muito claro. Criou-se benefÃcio a milhões de estudantes e ganhou-lhes o voto. Agora, desativa o sistema. Básico.
Como o FIES pressupõe um contrato entre o estudante e a a Instituição de Ensino e outro entre o estudante e o Banco do Brasil (ou a CEF), que sub-roga o dever do pagamento das mensalidades em nome do aluno, e, tendo sido estes contratos acordados sobre bases definidas pelo MEC, qualquer mudança imediata que afete de maneira insustentável a manutenção dos contratos em andamento são atos unilaterais do Estado para o que cabe medida cautelar.
No Brasil, quando a famÃlia de baixa situação econômica começa a ocupar ou disputar com os filhos das famÃlias com maior condição financeira, o governo sempre coloca um obstaculo para que a famÃlia mais carente consiga um espaço de maior destaque.
A Folha poderia explicar o motivo de dizer que o FIES começou em 1999? Se começou nesse ano, como se chamava o programa? Qual a era a taxa de juros? Quais os critérios de ingresso? Quantos alunos atendeu, pelo menos até 2010, quando a reportagem dá a entender que houve um recomeço do programa? Como leitor, exijo qualidade na informação, e não informação pela metade.
Amigo, pouco importa quem é o pai do programa de financiamento. O que importa é que a garotada precisa estudar. O crédito educativo foi criado pelo militares e tinha o nome de Creduc. A minha esposa utilizou esse financiamento para estudar História na PUC de Porto Alegre RS, os juros eram tão baixos, que ela conseguiu quitar dois anos após a sua formatura.
2 milhões de estudantes?, é muita gente, não há dinheiro que guente. o brasileiro aprendeu a viver de benesses do poder público, o trabalhador, a dona de casa, o estudante, todo mundo tem bolsa..... tem que ter critério para conceder estes benesses, o poder público tem que criar condições p/ as pessoas caminharem sózinhas e não viver todo e sempre a custo do estado.
Aureo, Não é benesse! É financiamento, um empréstimo como outro qualquer. Então se vc financiar um carro, a loja ou o banco está lhe dando alguma coisa? vc não vai pagar? então, o aluno tem que pagar depois de formado, porque deve e para não ficar com o nome sujo.
Uma das poucas coisas boas implantadas por este desgoverno, agora vai sofrer corte de verba. Educação não é gasto!! É investimento!!
PCMoreira, se o q vc fala é verdade, foi tão legal q ninguém chegou a conhecer a existência. A diferença do Fies e dos "outros" (se existem) é q este de fato foi colocado para funcionar numa escala sem precedente.
Não é deste desgoverno! O Creduc foi criado pelo Militares, reformulado em 1999 no Governo F H C e se transformou no Fies.
Ha voce ai vendo só sua situacao, novamente praticando o egoismo, na realidade amigo educacao é prioridade em todos os niveis, deveriam mexer em tudo , menos na saude e educacao, deveriam taxar os ricos , assim como sao taxados os pobres, e financiar a todos os estudantes.
Não nos esqueçamos que foi prometido pela presidente que boa parte do lucro com o PRÉ-SAL deve ser destinado à Educação... (tão querendo 'cair fora'?). Não podemos negar que deva haver critérios e estes devem ser respeitados (em todas as áreas e esferas de natureza privada e pública, é claro), pois pode estar havendo privilégios em ter alunos financiados pelo Fies em detrimento da qualidade do ensino, também. Ops, estava esquecendo: o montante do Fies ainda é menos que US$ 10bi.
Pré-Sal? o que é isto? com barril de petróleo a 45 dolares ele vai para Marte junto com outros malucos.
"A prioridade do meu governo será a educação!"
Claro que qualquer concessão de benefÃcio tem que ter critério, Antes aplicá-lo já que naufragar o projeto para a Sociedade. Deveria ser mais restritivo ainda, só para as instituições com grau 4 ou 5 de nÃvel superior. E valorizar mais o ensino técnico, pois é disso que realmente mais precisamos para nos desenvolver: bons técnicos em Mecatrônica, Instrumentação e Controle, Eletricidade, Mecânica, QuÃmica, Matrissagem, ....
Desde quando um financiamento através do crédito estudantil, onde o aluno paga de volta 100% + juros e taxas do valor financiado, é benefÃcio? só na cabeça dos pe tis tas, obrigações do governo, vira favor a população.
Coitados dos coordenadores e professores dos cursos: mesmo que os alunos não correspondam nas provas de avaliações(ENADE, especialmente), mesmo que a Instituição não tenha condições adequadas para a obtenção de um CPC maior, os profissionais(corpo docente e coordenação) serão cobrados, ao extremo, para que o curso obtenha resultado favorável. Está na hora da categoria exigir adicional de insalubridade e aposentadoria aos 25 anos de trabalho para professores e professoras, indistintamente.
Coitados dos coordenadores e professores dos cursos: mesmo que os alunos não correspondam nas provas de avaliações(ENADE, especialmente), mesmo que a Instituição não tenha condições adequadas para a obtenção de um CPC maior, os profissionais(corpo docente e coordenação) serão cobrados,ao extremo,para que o curso obtenha resultado favorável. Está na hora da categoria exigir adicional de insalubridade e aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho para professores e professoras, indistintamente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Fies terá vagas de financiamento limitadas e sistema unificado Voltar
Comente este texto