Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. vielrm

    É, mas já se sabe, ainda que falte provar, que o dinheiro que financiou a campanha da Dona Dilma veio de forma oblíqua. Se não for por impeachment, que seja por cassação do mandato ilegítimo.

    Responda
  2. Patrick

    Realmente este jornal já foi mais imparcial, não sei porque dá tanto espaço a defensores caninos de um governo falido, quanto a coluna, é muita fraca e sem argumento, está claro que existem vários tipos de crime cometidos pela presidente, mas infelizmente tenho que concordar que pela falta de autocrítica, teremos que aturar este governo corrupto e incopetente até o seu final.

    Responda
  3. PH Andrade

    Há crimes eleitorais, crimes comuns e crimes de responsabilidade. Os crimes eleitorais estão comprovados em vídeo no YouTube. Há o crime comum relacionado à refinaria de Pasadena, pois Dilma era Presidente do Conselho de Administração da Petrobras e tinha a obrigação legal de saber do superfaturamento. E há crimes de responsabilidade por culpa da Presidente, não por dolo. Ela sabia dos desmandos na Petrobras enquanto Presidente da República, pois já sabia antes, e não tomou providências.

    Responda
  4. Felippe Beto

    mais de 100 Bilhões roubados, só na Petrobrás;

    Responda
  5. Felippe Beto

    Há uma pilha de Provas para todos gostos; só a miliância pe.tista que ainda teima em vendar os olhos.

    Responda
  6. Assis

    chama o papai!! e chora.

    Responda
  7. Silvio T Correa

    Quanto ao mensalão: Os citados ainda estão presos?

    Responda
  8. Lopes

    Parabéns ao colunista por defender a democracia em um momento em que a mediocridade impera. Bom seria se mais brasileiros saíssem de sua cômoda posição de meros expectadores e participassem ativamente da esfera da governança, sendo via partidos políticos (se candidatando aqueles que têm propostas de mudança), ou via conselhos, associações ou sindicatos. Mas é sempre mais fácil ficar na frente da TV ou nas redes sociais falando mal de todo mundo. Bons tempos aqueles em que se lia Bertold Brecht.

    Responda
    1. PH Andrade

      É exatamente isso o que um milhão de pessoas estão fazendo neste momento na Avenida Paulista. Resolveram deixar de lado a mediocridade e a apatia, e fazer a hora, fazer a História, porque esperar não é saber. Conselhos, sindicatos e associações não representam o cidadão, pois são grupelhos aparelhados que recebem polpudas verbas públicas e em muitos casos lavam dinheiro de caixa 2 ou do crime organizado.

  9. Antonio Catigeró Oliveira

    Protestos fazem parte da Democracia. Em 99 havia indícios, mas não ouve investigação. Dessa vez está sendo apurado, mas aqueles que perderam nas urnas pensam que política é futebol: "perdeu, troca o técnico"...

    Responda
    1. PH Andrade

      As provas estão aí - há crimes eleitorais, crimes comuns e crimes de responsabilidade.

  10. BENE

    Molecagem é apoiar um governo extremamente corrupto que praticamente destruiu a Petrobras. Ingenuidade é acreditar que Lula e Dilma não sabiam do esquema. No ato a favor do governo na ultime sexta feira de acordo com a pesquisa da folha 63% dos manifestantes acreditam que a Dilma sabia da corrupção na Petrobras. Golpe é o STF não investigar a Dilma.

    Responda
  11. mario

    Como não há motivo ? Ela foi eleita com dinheiro sujo, com dinheiro da corrupção e agora ainda vai ter o Dias Toffoli, que não tem vergonha na cara, para defender todos os Ptistas, com anuencia dos demais Ministros inúteis para chegar lá.

    Responda
    1. sgomes

      Pois é não faltam cumpanheiros que não veem nada. Parece que o colunista acha que a roubalheira que está quebrando a nação, desde que praticada democraticamente - por gente eleita - é a coisa mais normal!

  12. Marisa Coan

    Será q vc não está querendo defender o indefensável? Collor foi eleito democraticamente e saiu do mesmo modo. Não sei ao certo qual o resultado de 1 . impeachment dadas " qualidades" de Temer e seu partido. Mas não creio q dê p/ comparar FHC c/ Dilma, Prata. O pet entregou 2 refinarias de presente p/ os govs da Venezuela e da Bolívia, qdo estes bens nos foram tomados. Ela de to nou uma das maiores empresas do planeta.Doou na cara dura portos p/ C uba. A cor ru pção não encontra ´paralelos.

    Responda
    1. carmen rodrigues

      Marisa, concordo plenamente! Dilma disse que existia um país brilhante, perfeito ,em out14. Agora se vê que tudo foi engodo para se eleger. Hoje, se o país de Dil mentira , realmente, existisse,não haveria manifestações..... Mas, a mentira foi descoberta. Logo, .....

    2. Marisa Coan

      Outra coisa, prateado, todos os políticos do pet e ligados ao mensal ão estão soltos, os pre sos são banque iros, publicitários e Bob Jeff. este gov não tem idéia do q seja democracia qdo chma quem protesta de elite.

  13. Lauro

    Claro que o Sr. Mário Prata, com todo respeito, estava equivocado. Pregar impeachment não foi, e não é, um ato de molecagem, e sim uma pregação legítima para devolver a decência à administração pública em momentos de comprovada corrupção como agora.

    Responda
  14. gama

    Como os textos pós-púberes de Prata não tem influência política, sua opinião se evapora. Já as do Reinaldo Azevedo causam pânico no arraial petista. Sua sintaxe é a principal responsável pelas multidões que hoje nas ruas do País pedem a cabeça da Rainha dos anacolutos.

    Responda
  15. sgomes

    Quanta distorção no seu pequenino texto. A manifestação não é de direita, esquerda, leste ou oeste: é do cidadão que está assistindo o seu país desmoronar e não se contenta em ficar em casa, no sofá! Essa patética tentativa de dividir o pais em direita/esquerda e chamar de golpista e antidemocrático quem ousa protestar, não cola mais!

    Responda
  16. MANOELITO

    Eu preferia o moleque da UNE que pedia o impeachment de FHC, que considero um verdadeiro estadista e dos melhores presidentes que o Brasil já teve, do que o atual Presidente da UNE que não pede impeachment mas corrompeu a UNE e aderiu por interesse pessoal ao Lula, Dilma e PT. Quem é o verdadeiro moleque, o primeiro ou o último, pois o primeiro era idealista e o segundo um vendido.

    Responda
  17. cad

    O colunista se omite dos fatos, pois sobram provas. Só não vê quem não quer.

    Responda
  18. Fred

    Não fale bobagem Prata, a corrupção corre solta nesse governo,na nossa cara e a irresponsabilidade e incompetência desse governo da D I Lma$a falam por sí. Aprenda uma coisa, para o povo os fatos falam por sí, portanto não é questão de ser hora ou não ser hora de impeachment, a questão é que os fatos estão ai à pedir providencias urgentes. O resto nessa hora é léro léro.

    Responda
  19. tempestade

    vai vai vai, meu filho, vc nem ainda é moleque....é um bebe querendo aparecer....

    Responda
  20. ODAIR

    Caro Antonio Prata Como você classifica a campanha eleitoral do PT e da Dilma o ano passado? Coisa de gente séria? Como você classifica o Lula chamando o exército do Stédile? Coisa de gente séria e democrática? Como você classifica a gestão da economia no período Dilma? Responsável? Diligente? Como você classifica a gestão da Petrobras na era PT? Por falar em molecagem, quem mente para alcançar um objetivo pessoal é o que? Gostaria realmente que você me respondesse.

    Responda
  21. Guriatã

    A direita propôs sua reforma polític;,eleições tradicionais com votos e urnas,não mais,os candidatos seriam avaliados através de panelaços e buzinaços e quem batesse panelas de Varandas Gourmets o voto valeria mais , se tivesse conta na Suíça não declarada, o peso seria muito maior.

    Responda
  22. Lauro

    Estão de parabéns os colegas que apresentaram seus comentários! Temos que ser transparentes, dizer a verdade como ela é, sem fazer rodeios e querer justificar qualquer tipo de pretensão. Não pode ficar "pedra sobre pedra", como quer o partido do governo e sua governante, cuja maior performance é saber negar e mentir em tudo. O nosso Criador YAVÉ, o Deus de Abraão, o Deus de Issac, o Deus de Jacó dá tempo ao tempo para o arrependimentos, mas se ele não vem, a correção vem imediatamente.

    Responda
  23. Educado

    Que bom se os derrotados de 2014 lessem mais a respeito de democracia, então aguardariam 2018 para provar que tem competencia para ganhamais eleições, jamais no "tapetão".

    Responda
    1. Felippe Beto

      os derrotados na verdade foram os que financiaram o Petrolão.

    2. svarat

      Mal-educado.

    3. Marisa Coan

      Tapetão? A mulher de tona uma das maiores empresas do planeta, a cor ru p ção não tem fim, esta eleição p/ mim foi ganha p/ mim, aí c/o vc fala no tapetão, as indústrias parando, o gov, nem sonha em cortar gastos, os impostos na estratosfera,etc.

    4. Maísa

      e vc leuarespeitodademocraciaonde?noforodesãopaulo?

    5. Maísa

      e vc leuarespeitodademocraciaonde?noforodesãopaulo?

    6. Maísa

      e vc leuarespeitodademocraciaonde?noforodesãopaulo?

    7. Maísa

      e vc leuarespeitodademocraciaonde?noforodesãopaulo?

    8. cad

      Derrotado é aquele que argumenta em contrariedade às leis e aos fatos. Vinda do pt é só mais uma palavra mau empregada como tantas outras. Aliás se você estudar um pouco sobre a democracia saberá que o impeachment é um remédio democrático para destituir um governo que vilipendia a nação que o elegeu.

  24. Tant

    Cumpanhero enrustido manipulando fatos. Há sim base concreta para o impeachment. Dilma foi Presidente do Conselho de Administração de uma empresa arruinada por corrupção, para fazer caixa para o seu partido. Houve uso comprovado de recursos da corrupção na Petrobras para eleger a presidente em 2010 e 2014, apontados por mais de uma fonte de delação. Essa é uma forma legal de se eleger presidente no Brasil?

    Responda
  25. toninho

    o que este pessoal das redes sociais querem? que o renan e o cunha governem o pais? porque eles não vão pras portas do congresso?

    Responda
    1. tempestade

      precisa se informar melhor, antes de dois anos da reeleição, tem se novas eleições...

  26. João Arantes

    Fosse o Brasil uma empresa privada, após todos os fatos ocorridos mostrarem incompetência, conivência,corrupção, mau uso do dinheiro da empresa, o destino final seria, inexoravelmente, a demissão do presidente e toda diretoria. Então.....

    Responda
    1. carmen rodrigues

      É chocante! O xará dele, Toninho do P T, foi eliminado porque queria um partido honesto.... Se informe, toninho com letra minúscula.....

    2. tempestade

      toninho...lendo seus comentários percebi quem é o imbecil.

    3. toninho

      curso superior e mestrado não é impedimento pra cretinice.

    4. João Arantes

      Este imbecil a quem você se refere, tem curso superior, mestrado e doutorado. Não se refira a mim como a seus familiares.

    5. toninho

      um pais não é uma empresa seu imbecil, tem que respeitar as leis.

  27. Dilmo

    Equilibrado o artigo. Favorece a reflexão e não a acao impulsiva. Para isso , no entanto, não salienta as provocações continuas dos representantes do PT desde quando eram oposição. Talvez o artigo favoreça a calma nas acodes, como disse acima, mas paga um preço para isso que não sei se convêm, o de faltar com a verdadeira face do PT que hoje recebe o que deu por tantos anos. Intolerância.

    Responda
  28. LON

    Se houver impeachment, não mudará muita coisa; ou melhor, só vai mudar o mosquito.

    Responda
    1. sgomes

      já sei, então a gente fica bem quietinho, esperando o banda passar!

  29. Fernando MOtta

    Tá vendo ainda passamos como moleques.

    Responda
  30. Dewey

    O autor apenas confirma que é mais fácil enganar as pessoas do que convence-las que foram enganadas. Como na corrupção não se assina recibos, as provas que ele menciona, "the smoking gun", nunca irão aparecer. Mas não é assim que o Cód. Penal funciona. Diz Camargo Aranha, “às vezes uma sucessão de pequenos indícios, coerentes e concatenados, igualmente podem dar a certeza exigida para a condenação”. (A.J.Q. T. de Camargo Aranha, "Da Prova no Processo Penal", 6º ed., Saraiva, 2004).

    Responda
  31. Prado2812

    O comentário do colunista Antônio Prata me provoca repulsa. Esse é o intuito colocar medo na cabeça das pessoas, mas vamos provar que não somos marionetes.

    Responda
  32. Melinda

    Vc é bom cronista. Aproveite que sabe ler e procure saber um pouco mais sobre as responsabilidades do cargo dela, a partir da Constituição Federal. E reflita um pouco sobre a legitimidade dos movimentos que recebem dinheiro "público" (o nosso) para se manterem e pagam manifestantes.

    Responda
  33. BethO

    A única solução e trocar a constituição do Sarney. Constituinte exclusiva, membros independentes de filiação partidária, escolhidos por voto direto, e quem for constituinte torna-se inelegível por muitos anos para não legislar em causa própria.

    Responda
  34. siser

    O direito do impedimento pertence ao povo e não às ideias e devaneios de um articulista.

    Responda
  35. RenataSP

    Muito bom o texto. Concordo plenamente, apesar de não ter votado em Dilma. Antes de se condenar é preciso apurar.

    Responda
    1. RenataSP

      Em primeiro lugar, não seja grosseira, Vento-Forte. Em segundo lugar, existe uma enorme diferença (é só procurar em um simples dicionário os termos) entre "citar", "acusar", "abrir inquérito", "processar", "julgar" e, finalmente, "condenar". Querer saltar etapas não faz parte da democracia. Só os imprudentes ou ignorantes (imagino que você não o seja) propõem isso.

    2. tempestade

      E já não está apurado?...precisa desenhar para vc entender?

  36. Livre Pensador

    Mole-que é quem escreve uma coluna dessas, e não aqueles que lutam para melhorar o país. Relembro que o impeachment do Collor (cujas roubalheiras eram brincadeiras de criança comparadas com as do atual governo) foi ótimo para o Brasil. O impeachment, bem como o voto de desconfiança no parlamentarismo, é um instrumento democrático e constitucional para ser usado em horas como essas, de um governo desmoralizado, inoperante, mergulhado em corrupçã--o sistemica.

    Responda
  37. svarat

    Não há realmente, até o momento, fatos que possam levar ao impeachment de Dilma, afinal incompetência e má gestão não estão entre os fatores que podem levar a um impeachment. Mas nem todo mundo que vai protestar hoje irá para pedir impeachment. Eu, por exemplo, irei para protestar contra a incompetência, o desastre econômico, as mentiras, a farsa e a impostura com que Dilma ganhou a eleição. E também para mostrar aos pet istas que eles não são donos do país, e que a rua é de todos não só deles.

    Responda
  38. JOSELINO

    Sou moloque por ententer que o chefe de Estado no Brasil é também chefe do estado paralelo que é a Petrobras e que, assim sendo, é o responsável, por ação ou omissão, por fatos de tamanha evergadura, no tempo, no espaço e nos valores.

    Responda
  39. Digosam

    Mensagem sensata! Devemos aguardar a investigação, instauração do processo e julgamento. Caso contrário, instauraremos além de uma molecagem, uma anarquia. A democracia é um exercício de convivência com o contraditório, paciência e de exemplos para transformar. Entendo que exista, mais um "ôba, ôba" do que discernimento nestes protestos. Porque só a presidenta e não os governadores, o presidente da câmara, do senado? O brasileiro médio é alienado e emotivo e esta acostumado com as novelas das 8!

    Responda
  40. EIer

    Passou da hora do impedimento da presidente.Uma gestao temeraria,oportunista,acobertando o mal feito,tendo em vista a eternizacao no poder.Se somos moleques que o sejamos,prefiro a molecagem,a compactuar com o que esta ai,para ganhar uns trocados.

    Responda
  41. PD

    Se ela não sabia da robalheira na PTbras, sendo presidente do conselho fiscal, quem saberia?Se não participou ativamente da corrupção, ou fez vista grossa ou foi muito incompetente!Assinou o documento aprovando a compra superfaturada de Pasadena.Ora bolas?Tá de sacanagem comigo?Que cada um assuma suas responsabilidades e carregue seu fardo.Chega da política instituída pelo seu mentor,o maior FDP da história do país, a política do "eu não sabia".Respeito ao POVO TRABALHADOR BRASILEIRO!!!

    Responda
  42. cavalca

    Pedir o impeachment de uma presidente eleita com a maioria dos votos (cerca de 4 milhões) e sem provas, é realmente um tiro na nossa jovem democracia. Ainda mais no dia dos seus 30 anos de aniversário!!!

    Responda
  43. cavalca

    No dia do aniversário dos 30 anos da nossa jovem democracia, acho vergonhoso esse movimento pró impeachment. Sem a prova, não se deve julgar uma presidente eleita com a maioria expressiva dos votos, cerca de 4 milhões. Podia ser até por um voto. Se não respeitarmos o resultado das urnas, isso aqui pode se tornar "um imenso Paraguai". Com todo respeito ao Paraguai!!!

    Responda