Hélio Schwartsman > Desigualdade e inveja Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flávio

    Já não se fazem bacharéis de filosofia como dantes....

    Responda
  2. AA

    Somente demagogos e idi otas podem pensar q governos podem "dar" igualdade a seres humanos! Se isso fosse possível os regimes socialistas teriam tido enorme sucesso e a humanidade toda hj seria socialista! Somente demagogos e id otas podem pensar q um ser humano que produza X mercadorias possa ser igual a outro ser humano q consiga produzir 2X mercadorias no mesmo espaço de tempo. Se fosse assim os 1 0 competidores do 1 0 0 m rasos da Olimpíada chegariam todos juntos em primeiro lugar. Idi otas

    Responda
  3. Herdf

    Não precisa ser igual, mas ser indecente já é demais, e há quem ache isso normal.

    Responda
  4. svarat

    Pode-se buscar a igualdade, mas isso não melhorará a vida dos pobres, apenas piorará a dos ricos, porque só é possível nivelar por baixo, como ocorre nos países socialistas. Mas ainda assim a igualdade é impossível porque os "igualadores", a classe dirigente, nunca serão iguais aos "igualados", o povo. Quem quiser verificar isso pode entrar no Google Earth e dar uma volta sobre o bairro de El Laguito, em Havana, e verá as mansões com imensos jardins e piscinas em que vive a elite cubana.

    Responda
    1. svarat

      A igualdade entre os humanos é impossível porque a natureza os fez desiguais e o que a natureza fez desigual ninguém pode tornar igual. A ideia de igualdade absoluta entre os humanos é uma das mais abjetas e perniciosas que o ser humano já produziu, fonte inevitável de totalitarismo, pobreza e repressão à liberdade humana. Os motores da ideia de igualdade são a inveja e o ressentimento e nada de bom pode vir daí.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.