Educação > Fichas sobre estudantes de colégio tradicional de SP vazam na internet Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fico pasma é de ver os pais pagarem 3000 reais por mês para acontecer isso com os filhos... É meu salário todo! Nem quero imaginar o quanto custará um bom colégio quando eu tiver meus filhos.... Se o custo continuar aumentando em um ritmo tão maior que meu salário, vou ter que colocá-los em uma escola pública por pura formalidade e educá-los em casa. Assim também os pouparei de situações vexatórias como a que esses jovens estão passando.
Não concordo em minimizar o ato do aluno. As informações encontravam-se em servidor privado, sendo necessário romper barreiras como códigos e senhas para acessá-las. O aluno invadiu de forma premeditada e publicou as informações, cometendo crime de invasão e causou graves danos aos colegas. Quanto ao conteúdo e opiniões dos professores, todos são livres para formar e expressar suas opiniões, ainda mais sabendo que os comentários eram estritamente confidenciais. Precisamos melhorar nosso filhos.
Estudei dois anos nesse colégio. No primeiro ano do ensino médio, era o melhor aluno do perÃodo da tarde. No segundo ano, dei uma entrevista a um jornalzinho estudantil apontando algumas práticas deletérias do corpo docente da escola. Acabei sendo expulso do colégio. Quando solicitei o histórico escolar para matrÃcula em uma outra escola, recebi um documento com as minhas notas adulteradas, bem abaixo do que tinha realmente obtido. O Bandeirantes é tradicional no desrespeito aos seus alunos.
Na primeira aula em laboratório na EEMauá, sentamos em 8 ou 10 uma bancada. Um ex-Bandeirantes perguntava aos outros onde haviam estudado. A cada resposta, ele torcia o nariz e dizia "não conheço essa me,da". Na minha vez, respondi "Colégio São Bento" e recebi o mesmo comentário. Perguntei então quantos anos de cursinho havia feito e ele respondeu "um só". Mandei-lhe: "Eu não fiz cursinho (verdade). Se estamos ambos aqui, ou seu colégio não é nada disso ou o me,da aqui é você". Calou a boca.
três mil reais por mês ? que absurdo ? Tá sobrando dinheiro ... E eu que sempre achei que pagava caro ( R$ 650,00 mês) no melhor colégio de Santa Catarina .
Aqui em SP, qualquer escola padrão de ensino médio não sai por menos de R$1300,00.
Alguns comentários revelam nÃtido recalque contra quem pode pagar um colégio caro. Enfim, minha esposa é professora e, a cada inÃcio de ano letivo, é feito um diagnóstico dos alunos, para detectar pontos fortes e fracos, caracterÃsticas que interfiram no aprendizado, ou mesmo, recomendar o acompanhamento de algum profissional especializado (fono, por exemplo). Esse diagnóstico é estritamente profissional e sigiloso. Fazer comentários desairosos sobre o aluno é antiprofissional e antiético.
Espero que este aluno receba uma punição exemplar por parte da Escola e também dos pais. É nesta hora que não devemos passar a mão na cabeça e dizer: Ainda é uma criança. Criança fica adulto e depois fica muito mais difÃcil de educá-lo. Aà não vai ter mais a sua tribo para dar apoio. Também acredito que um professor que fala que um aluno tem boca de ódio, não deve mais estar nesta escola.
Essas fichas nem deveriam existir. Eu tinha dúvidas sobre o que o Bandeirantes diz ser e o que é na prática. Me lembro do caso da hipocrisia do colégio na questão da saia. Agora, depois desse caso já não tenho mais dúvidas.
Quanto punitivismo gratuito! O colégio, por incompetência própria ou porque falhou na segurança dos dados disponibiliza essas fichas lá. E aà o moleque que só explicou como acessar uma informação que já estava PÚBLICA que tem que ser punido?
Deve ser um dos poucos colégios nos quais os professores prestam atenção nos alunos. Parabéns.
O foco da reportagem é distorcido. O mais grave é o colégio manter fichas com anotações subjetivas sobre alunos, baseadas em preconceitos, recalques e observações superficiais dos professores. Isso devia ser punido. O colégio não tem nada a ver com a vida pessoal do aluno. Está sendo pago para ensinar o conteúdo das matérias, e só. A menos que as fichas sejam públicas, e os alunos também façam suas fichas públicas sobre os professores...
Gente dizendo que professores e diretores são patéticos e o povo "curtindo". Olha o nÃvel dos valores que estão sendo transmitidos nessa terra de ninguém!!! Sério, o Brasil já era. Pode dar descarga nisso aqui porque não tem mais solução.
Esse "colégio" é um engodo. Tenho pena de quem paga 3 mil por mês numa espelunca que coloca fichas pessoais na área pública do site. E não teve invasão nenhuma, não precisava de um "hacker" para se acessar os dados. Esse colégio prega uma competitividade exacerbada, uma pseudo meritocracia e um elitismo anacrônico.
Sempre a mesma história. Agora, me digam: por que disponibilizar esse tipo de informação em um computador conectado à Internet? Se são informações sensÃveis, devem ser tratadas da mesma forma. "Ah, mas é mais fácil de acessar e atualizar,". Tudo bem, corram o risco. O garoto poderia ter repassado isso para o responsável pelas redes do colégio, mas imputar a culpa somente a ele não resolve problema algum. Esse tipo de talento deveria ser aproveitado, não reprimido.
Li alguns comentários onde incriminam os alunos por tais informações. RidÃculo são esses pseudo educadores que fazem comentários nada profissionais como "Tem olheiras, boca de ódio, tem cara de criança de filme de suspense", ou então "....aluna perdeu a mãe.....é filha adotiva e não sabe...." esses comentários não são de Profissionais e sim de amadores da pior qualidade. O colégio pode ser tradicional, mas o corpo docente está totalmente fora dos padrões de relacionamento. RidÃculo.
Se o forte de colégios como este são os alunos, então é só comprar os livros e estudar em casa, dinda ! Deixe os professores patéticos nos colégios. Estudar em casa e com a supervisão dos pais, é uma " transformação " e tanto, não ? Sortudos!
É a tal da impunidade. E ainda tem gente que elogia esses filhinhos de papai que mereciam uns dois anos no corte de cana, isso sim. Aula de ética e cidadania digital, pelo exposto, com certeza não resolve nada, a não ser perda de tempo...
Pelo visto os professores também precisam de aulas de ética - manter ficha secreta com informações subjetivas sobre alunos recheadas de preconceitos, recalques e observações superficiais dos professores não é nada ético. Isso devia ser punido pelo MEC. Além disso, por ser uma escola paga, é uma forma de constrangimento perante o Código do Consumidor.
Notaram como tudo que acontece agora no Brasil, são notÃcias que mostram que os estudantes são seres angelicais e a Sociedade e os Mestres de ensino são perversos? Só que as m.ortes em " festinhas " de estudantes estão disparando neste PaÃs. Nós sabemos muito bem a " transformação " que vocês querem implantar por essas bandas. Que cada um carregue seu andor !
Nada a ver com este caso, que é de abuso da escola contra o aluno por manter fichas preconceituosas, subjetivas e inúteis. Mas eu concordo contigo que as escolas devem impor limites aos alunos (proibição de celular por exemplo), manter a disciplina em sala (com expulsão de sala inclusive), proibir trotes e festinhas violentas. E nada de doutrinação marxista, nem religiosa. O aluno deve ser livre para pensar como quiser.
O colégio deveria ser acionado por não ter um sistema de segurança de dados decente.
Veja a mente de alguns: a culpa é do colégio, que não tem um "sistema de segurança de dados decente". Analogamente, se minha casa não tem um sistema de segurança decente e um ladrão me rouba, a culpa é minha?
Temos visto diretores, professores e outros profissionais do ensino, ameaçados seriamente de m.orte e outros até espancados por alunos. Ou já se esqueceram disto também ? Esses profissionais vão marcar ' o quê ' nas fichas desses animais ? Vocês, marcariam o que na ficha ? Coloquem-se no lugar um minuto. Ou é muito cansativo ?
Marcant, o professor tem que saber diferenciar as informações objetivas sobre fatos concretos envolvendo alunos rebeldes, das informações subjetivas baseadas em preconceitos e recalques do professor. Se houve ameaça ou espancamento, isso é caso de PolÃcia. O aluno deve ser denunciado à direção da escola, aos pais e à Justiça. Mas valorações como gordo e magro, bonito e feio, 'cara de manÃaco de filme de terror', etc., não devem ser feitas de modo algum e são um abuso do professor.
Sistema de segurança NULO! E agora precisam de um "bode expiatório"... Colocar este tipo de um informação, num "local", acessÃvel por qualquer um que assista o vÃdeo, feito por um garoto do ensino médio, é coisa de criança!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Fichas sobre estudantes de colégio tradicional de SP vazam na internet Voltar
Comente este texto