Ilustríssima > PT precisa mudar rápido, afirma cientista político André Singer Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gero

    Os comentários anti-pt são de um pobreza intelectual assutadora.Não existe argumento é apenas o ódio ao PT/Governo. Singer é um dos intelectuais que melhor explica a atual conjuntura. E a classe média paulista anti-pt só consegue ver nele um suposto "comprado pelo PT".

    Responda
  2. Ernesto Branco

    o Pe/Te precisa mudar rápido? Que tal o Pe/Te mudar para C/uba, ou Ven/ezuela ou então para a Rús.sia do meigo Putin?

    Responda
  3. HH

    A esquerda sempre aposta no sectarismo, pois sem ele ela não existiria. É sempre a mesma ladainha do pobre contra o rico e vice e versa. A verdade é que interessa somente à esquerda ter uma população pobre e ignorante como massa de manobra. O meu sonho é viver em um grande Brasil de classe média forte e educada que pudesse entender os absurdos que estes comentaristas falam.

    Responda
  4. de carvalho

    Não existe mudança para o que necessita realmente morrer! Para que possamos ter algum futuro.

    Responda
  5. Ernesto Branco

    Meus comentários foram denu/ncia.dos!!...Forma simplista de dizer cen/sura;dos. Por quem? Pelo ex-po/rta voz do Lu e col/unista da Fhoia. Não disse nada que qualquer brasileiro honesto não queira por para fora. A coisa está ficando feia até na mídia.

    Responda
  6. CALÃ

    Esse cientista político (André Singer) deve ter sido aluno daquela filosofa (Marilena Chaui) da Unicamp. Comungam o mesmo preconceito e pregam que a "classe média tem horror a ascensão social dos pobres. De onde esse dois intelectualoides tiraram isso?

    Responda
  7. Valvemark 100% Elite Branca

    Faz tempo que este jornal deixou de ser democrático, depois que começou a publicar entrevistas diversas com o tal José Dirceu eu comecei a desconfiar. Um jornal sério não dá voz a acusados de roubo julgados e condenados pela mais alta corte da república. Local de acusados é estar cumprindo pena e não dando entrevista em jornais!! Meus comentários estão sendo apagados porque faço oposição ao governo P/t/r/a/l/h/a!!

    Responda
  8. Valvemark 100% Elite Branca

    Neste momento estou cancelando minha assinatura neste jornal. Estão apagando meus comentários e isto é anti-democrático!! Até mais, não vou perder meu tempo financiando uma midia de comunicação que apóia a des-informação!!

    Responda
  9. Sérgio Pombo

    Por fim, assegurar que a presidentA não sabia de nada na Pt-roubas é coisa de peteba enganador. Tô fora!

    Responda
  10. Sérgio Pombo

    O que o Sr. Singer comenta como anti getulismo ou anti lulismo não é ação de repudio da "elite branca, rica e de olhos azuis" que não gosta de povo, é o desencanto de muitos com mentiras e trapaças de grupos que se diziam impolutos e mãos limpas. E as declarações mais à direita contra programas assistenciais, inclusive o saudosismo militarista, são orquestrados não pela elite branca, e sim por grupos que foram privilegiados no passado, lacerdistas, malufistas e outros com saudades de tetas.

    Responda
  11. Sérgio Pombo

    Não existiu uma "direita conservadora de olhos azuis" no Brasil. Somos um país miscigenado e já faz muito tempo que a família real já foi embora e sua corte faliu. Invariavelmente todos os brasileiros já foram pobres e ainda possuem pobres em suas famílias. Ascenderam socialmente por trabalho ou corrupção, e o termo e sacado apenas por oportunistas de esquerda para sua conveniente "coitatização" ou demonização do inimigo.

    Responda
  12. Sérgio Pombo

    "Por fim, quando o segundo turno ficou apertado, escolheu mostrar o caráter de classe da candidatura Aécio Neves. Vale lembrar, a título de ilustração, que ele foi chamado de "filhinho de papai", para mostrar de que lado estavam os pobres e de que lado estavam os ricos no pleito." Essa diferença de classe, pobre x rico, desenvolvimento x conservadorismo foi sepultada depois da eleição, onde a "pobre" e "desenvolvimentista" 'Dilma teve que assumir o programa (e ministro) dos 'tucanos.

    Responda
  13. Déjà vu

    ".. o P T surgiu como um partido diferente dos outros e durante muitos anos foi coerente com essa diferença. Foi isso q lhe deu o impulso vital para crescer e chegar onde está. Ocorre que, a Certa Altura, o partido decidiu Assumir uma Série de Compromissos que não estavam no Programa Original. A partir de 2002 surge o que eu chamo de "Segunda Alma", q orienta o P T desde então" ~ A tal 'Segunda Alma' é Neoliberal, Oligárquica, Carrreirista, Oportunista, Velhaca e quer se Eternizar no Poder!!

    Responda
  14. zimmer

    Questões suprapartidários como água, energia, corrupção, moralidade, educação, perspectivas para a nação, meio ambiente…são de esquerda?…são de direita?…estes que ainda usam tais expressões são os omissos diante das causas maiores!…cientista político?…pode alguém ostentar este adjetivo ?…serve para que?…ora, o país está na iminência de vários racionamentos, aliás, este governo é corrupto, por falta de desenvolvimento moral de seus líderes…quem são?…os "dirceus" da vida!

    Responda
  15. de

    Quando o tal do "analista politico" afirma que as elites odeiam a ascensão dos pobres, então, já dá pra ver o nivel do sujeito. De onde é que tiram estas baboseiras? Por que as elites teriam esta raiva? Seria só no Brasil isso? Australia, Japão, EUA, que tiveram massas de pessoas emergindo às classes médias tinham elites diferentes, mais boazinhas? Quanta bobagem. Parece obvio que quanto maior a classe media, todo mundo ganha.. é um fenômeno normal.. de onde tiram tanta bobagem?

    Responda
  16. HuqqerT

    O lulizmo criou essa visão no país e poucos articulistas são capazes de fugir dessa dicotomia direita-esquerda. Essa conversa só serve para "intelectual" que tem o seu garantido. O povão trabalhador não está nem aí com corrente política. O povão quer é trabalho e garantia de que seu imposto pago será bem usado.

    Responda
  17. E M

    "Os esquemas de financiamento de campanha são velhos e universais, não constituindo triste privilégio nem deste momento nem do Brasil. Isso não justifica nem alivia nada, mas precisa ser registrado". Registrado porque? Para justificar seu partido o PT?

    Responda
  18. Evans

    André Singer, ao contrário do pai Paul Singer, nada mais é que um falso intelectual, nem sei o por que da entrevista. Em outra coluna, hoje, Demétrio Magnoli faz um diagnóstico de alto nível da história do pensamento teórico do Petê, e aponta intelectuais de verdade que abandonaram o partido já há muito tempo, por discordar frontalmente de sua linha.

    Responda
  19. Tant

    Desgoverno infeliz e de triste memória.

    Responda
  20. Tant

    Esse tal CienPTista Polítiko André Singer embrulha o estômago do brasileiro com sua parcialidade.Segundo esse velh.aco, "o caso Petrobras e o Mensalão passa imagem de que o Brasil está sendo saqueado". Para com isso, Cumpanhero! E não está? Depois declara que "a Presidente nada tem a ver com o esquema". Não? 7 anos de Presid. do C.A. da Petrobras e 4 na P.Rep. e nada tem a ver com o maior esquema de corrupção da História das Nações? Eu vou ali tomar o meu engov.

    Responda
    1. zimmer

      Aos que ajudam a formar opinião, em muitos casos, ...os comentários são mais enriquecedores do que as próprias colunas!…separando o "joio do trigo".

  21. loko

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  22. Tito

    O partido surgiu com proposta de governo de esquerda, foi montado pela junção de uma elite intelectual de esquerda e um setor elitizado dos operariado que foram os metalúrgicos das montadoras de veículos. Com o fim do muro de Berlin e a extinção do comunismo-socialismo Soviético o projeto de governo foi extinto?. O que existe de positivo hoje no Brasil e no mundo que não seja o projeto Neoliberal da Direita revolucionária, no bom sentido, pro anglosaxônica?

    Responda
  23. RCC

    Compor com o sistema financeiro? Enorme besteira. Esse sistema é majoritariamente estatal hoje, BB, Caixa e BNDES são maiores que todos os demais bancos juntos. Aliás, a banca privada brasileira (e estrangeira) é gatinho manso sob o controle do governo, vide casos do Santander, nas eleições, e Bradesco, na mudança do Agnelli na Vale. O argumento do Sader é só tentativa de ocultar o óbvio: Dilma, Lula e o PT quebraram o Brasil, e levaram a Petrobras junto.

    Responda
  24. Simei

    Como que ela não tem responsabilidade na Petrobrás cara pálida?...era Ministra das Minas e Energia e Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás no período da roubalheira...nada se fazia lá sem sua anuência...e seria preciso ser um autista ou um mentecapto pra ver a Petrobrás derretendo e não tomar nenhuma providência...não é porque não foi beneficiária direta,ao que sabe e até aqui pelo menos,que é menos responsável...mas o pântano está se aproximando dela...

    Responda
  25. karamazov

    Como ideólogo das esquerdas André Singer tenta fazer a "autocrítica" que a Dilma não consegue. Aponta algumas "falhas" que teriam levado o PT , seu principal representante, ao descrédito perante a opinião pública. O sentido geral de sua crítica, no entanto, é o da necessidade de preservação do partido (e do Poder), após alguns expurgos. Ninguem nega a capacidade do PT de fazer oposição mas poucos ou quase ninguém mais acredita em sua capacidade de gestão. O partido estaria "fora de lugar".

    Responda
  26. dalton1109

    Continando,dizer que a classe média odeia a ascensão social dos pobres é uma ofensa ao bom senso.A classe média que viaja ao exterior sonha,invariavelmente, que o conjunto social pátrio se iguale,ou ao menos se assemelhe,ao que se vê na maioria do hemisfério norte.Lá, em geral, as pessoas se respeitam nos detalhes do cotidiano,bem como sabem exigir os seus direitos e o cumprimento das obrigações do Estado,em especial quanto a serviço público.Isso,aqui,depende da ascensão econômica indiscriminada

    Responda
  27. dalton1109

    Tenho que ficar reeditando as minhas opiniões porque essa Folha não admite adjetivos que talvez possam ofender a quem não pode ser adjetivado de outra forma. A responsabilidade literária é minha, não da Folha. E a democracia, vai para aonde ?

    Responda
  28. dalton1109

    Esse sujeito é louco, estulto, ou ambos. Dizer que a fulana nada tem a ver com o achaque à Petrobrás é, há muito, palavra de ordem que não cola. Qualificar oposição como esquerda é fomentar o confronto social, palavra de ordem em franca utilização. Oposição não partidária não é esquerda nem direita. É oposição. Dizer que o PMDB não tem pujança eleitoral é uma sandice. Lamentavelmente o PMDB tem pujança demasiada, e por certo é o principal responsável pelo balcão de negócios que virou esse pais.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.