Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ã ngela Luiza S Bonacci

    É possível que nas ditaduras o governante não encontre obstáculos num Congresso viciado por trocas de favores ou benesses. O que tem que ser feito, ou seja, que necessariamente tenha de ser feito, é realizado. Creio que em benefício do país, e não por setores ou grupos de interesse.

    Responda
  2. Toni

    Vivemos há 12 anos um regime de esquerda que usou a democracia para chegar aos poder e implantou um regime ditadorial populista de esquerda que usa recursos públicos arrecadados da classe produtora para distribuir benesses aos seus correligionários e através do uso da maquina publica e empresas estatais se manter no poder.

    Responda
  3. Ronaldo

    Há mais exemplos de democracias com sucesso econômico do que os exemplos de ditaduras citadas, que não respeitam as liberdades civis. A África está cheia de ditaduras e a miséria e barbárie campeiam por lá. A ditadura chinesa exclui a maioria da população das condições mínimas de dignidade e de bem estar, já a do Chile foi baseada na exportação da sua principal commoditie, o cobre. Se regimes ditatoriais fossem sucesso teriam o apoio de suas populações, o que não é o caso.

    Responda
  4. Clima

    Não!

    Responda
  5. Danilo

    O colunista da Folha está, como quem fala de Cingapura, como quem dá uma opinião pessoal "en passant", fazendo a apologia da ditadura. É claro que o tema não é tabu. Pode e deve ser discutido. Mas uma semana após a ida às ruas de diversos grupos pedindo o retorno da ditadura militar, isso não é nem sutil nem isento. Menos ainda se lembramos que em diversos jornais alguns militares vêm afirmando que "a intervenção já começou". É com eles que o colunista se alinha? Que decepção!

    Responda
  6. Dewey

    Democracias de faxada acabam sendo mais perigosas do que as ditaduras explícitas, pois num regime ditatorial as pessoas são estimuladas a lutar por mudanças, enquanto nas democracias de faxada existe uma tendência para acomodação e tolerância. Na AL existe mais um agravante que é a democracia populista e continuista que não permite a alternância de poder, característica básica das verdadeiras democracias.

    Responda
  7. Brasil Brasileiro

    Entendo que Ditadura possa colaborar para que um pais encontre seu caminho e busque o desenvolvimento, quando este(pais) esteja passando por alguma desordem sócio-econômica e politica severa, e que seus agentes por si só não se entendem.E que seja por período curto. Dentre todos os sistemas político econômico, o Capitalismo tem melhor aceitação. Torna-se perverso para um pais, caso seja totalmente liberal, aumenta concentração do patrimônio e renda por poucos, aumentado os excluídos.

    Responda
  8. BethO

    No brasil nem ditadura dá certo. Precisa mudar tudo!

    Responda
  9. Boca II

    Não.

    Responda
  10. Déjà vu

    No Brasil já houve Ditadura recente e hoje esta 'Democracia Disfuncional', parece não haver Esperança na Terra dos Macunaímas!!!!!! Barbaridade!!!!!!!!

    Responda
  11. nunes

    Uma das coisas mais malditas da humanidade: as ditaduras, ditadores são normalmente psicopatas que se julgam donos das vidas das pessoas.

    Responda
  12. eafonso

    "Por que as naçoes fracassam" - Daron Acemoglu & James Robinson ótimo livro sobre o sucesso de Estados que adotam modelos inclusivos de desenvolvimento.

    Responda
  13. svarat

    Não há mistério no sucesso de Cingapura. Seu Estado baseia-se na recusa terminante ao Estado de Bem-Estar e em 4 princípios básicos: moeda forte e estável através de um sistema de "currency board"; recusa a qualquer ajuda internacional; respeito á propriedade privada; setor privado forte. Para alcançar isso a estratégia é um governo minimalista sem complexidades e burocracia. A carga tributária é metade da dos EUA (e também do Brasil). Tudo ao contrário do que fazemos aqui.

    Responda
    1. svarat

      Como dizia o próprio Lee: "rapidamente me distanciei do Estado de Bem-Estar: ele minava o espírito empreendedor e impedia que uma pessoa se esforçasse para prosperar [...] já vimos como um povo inteiro pode se afundar na miséria e mediocridade, as pessoas menos trabalhadoras não podem ser igualadas ao resto à custa das mais empreendedoras. Já vimos também como é difícil desmontar um sistema de subsídios depois que as pessoas se acostumam às benesses que o Estado lhes proporciona".

  14. Biotherm Homme

    Acho importante lembrar-nos que Cingapura tem como sua população pouco mais de 5 milhões de habitantes (ou mesmo 3 milhões se se desconsiderarmos os trabalhadores estrangeiros).

    Responda
  15. Biotherm Homme

    Acho imposto lembrar-nos que Cingapura tem como sua população pouco mais de 5 milhões de habitantes (ou mesmo 3 milhões se se desconsiderarmos os trabalhadores estrangeiros).

    Responda