Opinião > Editorial: Não são só ministérios Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. luizwilckebol

    Te/m que disc/utir o tama/nho do est/ado que a so/cieda/de b/rasileira quer. Enqu/anto isso não for dis/cutido, essa que/stão de nú/meros de m/inistérios e deb/ate secu/ndário. Derre/pe/nte p/ode ate ser mais de 39, desde que o cu/sto pra soc/ieda/de não seja al/to, ou voce po/de ter um mi/nistério enxuto com 12 past/as e ter o do/bro do cu/sto de ho/je. Derre/pen/te a soci/edade br/asileira vai querer uma soci/edade igual a amer/icana, com est/ado enx/uto.

    Responda
  2. Cunha

    Para acabar com a alegria do povo basta um apagar de luzes, ou por pequenos erros de verdade, puni-los severamente restringindo os seus direitos, fazendo-os passar por vexames e humilhações, até com seus familiares. O presente caso, isto é ministérios e todos os seus penduricalhos não se justificam, pois trazem apenas infortúnios e burocracias para que sobrevivam as custas da sofrida população. Por que o outro poder se omite desses descalabros.

    Responda
  3. MANOELITO

    Um ponto importante que o Editorial abordou é a questão da coordenação, pois. com 39 ministros, o presidente não tem como fazer uma coordenação eficiente de suas gestões. Lembro que o Cristovão Buarque, quando Ministro da Educação comentou que levou 1 ano sem ser recebido pelo Lula, o que é absolutamente absurdo em termos de administração. Além disso, com 39 ministérios ocorrem gastos supérfluos de custeio. A redução seria boa em todos os sentidos.

    Responda
  4. karamazov

    É evidente que não se trata só de extinguir ministérios mas sim dar racionalidade à Administração Pública,reintegrando áreas afins. Nosso país não precisa ter mais do que 12 Ministérios: Agricultura - Casa Civil - Ciência e Tecnologia - Defesa - Desenvolvimento Econômico - Desenvolvimento Social - Educação e Cultura - Fazenda - Justiça - Relações Exteriores - Saúde - Trabalho e Previdência Social. Além de 5 Secretarias ou Autarquias: A.G.U. - BACEN - C.G.U. - G.S.I. - Secretaria Geral.

    Responda
  5. rufino

    Quase impossível gerenciar com qualidade e eficácia um estado inchado e corrupto sem a participação privada de forma fiscalizada pela sociedade

    Responda
    1. luizwilckebol

      So pra lembrar: Quem fez a grande ca/gada no Esta/dos Uni/dos e que prejudicou muita ge/nte ate hoje foi a inc/iativa priv/ada. coloca-la ela com guard/ião da moral e da ética do esta/do e muito com/plicada, em virt/ude de seus interesses fina/nceiros pe/ssoais.

  6. Toni

    É oportuno contratar uma consultoria particular para analisar as despesas que esses ministérios trazem (carros, motoristas, secretários, funcionários, escritórios para atuação das pastas). Assim poderíamos ter um visão de que quanto isso custa e quais benefícios. Quantos mais oficiais tem um exercito é mais difícil comandar a tropa.

    Responda
  7. LUIZ RUIVO FILHO

    Não é só o numero de Ministérios que causa estranheza, mas a similitude de funções. O da Integração Social, das Mulheres e Direitos Humanos são intrínsicamente relacionados, de tal forma que basta um Executivo de competência, repita-se de competência, para gerir e administrar tais assuntos porque, como está, visa "agradar a cupinchada" pouco importando a competência. A criação do 39o. Ministério das Pequenas e Micro-Empresas é prova disto,ou estou enganado?

    Responda
  8. rufino

    Difícil, muito difícil, gerenciar com qualidade sem chamar para tal o setor privado. Concessões de gerenciamento do estado à iniciativa privada seria o caminho

    Responda
  9. ecpaubel

    Mesmo sob este ponto de vista; a estrutura administrativa ainda continua inchada. Não existe justificativa para um ministro da pesca, como citdo no texto; basta um bom secretário executivo; cabe a este implementar as políticas públicas . A função do ministro é política, ou seja, direcionar as ações para um determinado objetivo e fazer a interface com o parlamento, recebendo demandas e negociando as posições do executivo, no foco de sua pasta. Em meu entendimento ainda 20 ministérios é exagerado

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.