Opinião > Renan Calheiros: A inadiável independência do BC Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ronaldo

    O Renan está usando a tática do diversionismo e tergiversando. Porém, se ele tivesse (esperar muito) um mínimo de decoro, se licenciaria da Presidência do Senado enquanto está sendo investigado na operação Lava Jato com autorização do STF.

    Responda
  2. macfgo

    Isto beira "O assalto à democracia e ao bem-estar social'. Estamos próximos da ditadura do mercado internacional. Eis o lema: Um presidente avesso à criação de valores sociais. neste caso, basta o comandante do bc conhecer e 'apontar os imperativos da economia transnacional, toda a política torna-se uma farsa.

    Responda
  3. macfgo

    Vejo que independência do banco central é incompatível com o slogan: País rico é país sem pobreza. Como compatibilizar os interesse da economia com o 'estado do bem estar social'; o presidente do bc será um técnico ou um técnico/político com visão holística? Como enfrentar os movimentos sociais? Vocês acham que a independência deve ser total ou relativa?

    Responda
  4. SFB

    Pode até existir uma "justificativa econômica" que mova os interesses do Renan Calheiros em mover para essa direção. Mas, não me parece a mais importante. O que ele almeja é provocar uma derrota ao governo. Trazer para seu lado parte dos eleitores movidos pelo o ódio contra o P.T e, assim, passiveis de apoiar qualquer um que estiver do outro lado.

    Responda
  5. celiavasconcelos

    Mais uma cortina de fumaça para seu indiciamento na Lava Jato.

    Responda
  6. Déjà vu

    "Cabe ao Congresso redistribuir o Sacrifício(!!!), já que a Sociedade certamente não entenderá um Ajuste [Arrocho] bancado pelo Contribuinte sem que o Estado faça sua parte. É hora de Reduzir à metade o número de Ministérios, Cortar Cargos Comissionados, Revisar Contratos e tocar a Reforma do Estado. É isso que o Brasil espera de todos nós"!!! ~ O P M D B, um dos Partidos mais Quenga do Brasil, vem com discurso Moralizador!! Renan, o Virtuoso, para Presidência do Brasil em 2018!! Rarrarrrááá!!

    Responda
  7. luizwilckebol

    Porque o Re/nam defende essa proposta: Como sempre o PM/DB não lança candidato a Pres/idencia, logo não terá Presid/ente. Como mandar no Pr/esidente sem ter presidente. Pelo Congr/esso. O Congr/esso fazenddo a pauta do Pres/idente. Ai indepetende de quem seja o partido, como o PM/DB vai fazer maioria nas proximas duas eleições pro legislativo, terá a Presi/dencia do Sen/ado e da Câm/ara. O raciocinio e simples assim. Quem manda no Legislativo manda no banco central.

    Responda
  8. Marchezan

    O raciocínio do Renan está certíssimo. Mas é preciso ir além. Necessitamos também de uma política tributária mais técnica, mais profissional, mais afinada com os interesses da população, expressos por seus representantes no Congresso, e portanto menos suscetível a ingerências extemporâneos do Executivo. Assim, não é só a autonomia do Banco Central que deve ser discutida, mas também a autonomia da administração tributária. Esse é um debate que não pode mais ser adiado.

    Responda
    1. Telmo

      Concordo plenamente com o Senador Renan Calheiros, só não entendo por que êle demorou tantos anos para ter essas idéias inovadoras e moralizadoras.

    2. ZEUS

      Certíssimo seu comentário

  9. Digosam

    Que tristeza saber que no Brasil, pessoas com esse senhor dão as cartas e ainda podem decidir sobre importantes assuntos de nosso dia-dia. Nesta situação temos que sobreviver o presente para tendo esperança no futuro, não perderemos as forças!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.