Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. AA

    Ficou melhor na Europa Ocidental, EUA, Canadá, Austrália (ex-colônias britânicas), no resto nem tanto. A melhoria foi econômica, a Revolução Industrial e a divisão do trabalho propiciaram a produção em massa de mercadorias q antes só nobres e clero tinha acesso, e tb melhorou a ciência medica. Porém, as revoluções sangrentas do séc. XIX, as duas guerras mundiais, a revolução espanhola e a matanças nos países socialistas (URSS, China, Camboja) tornaram o período o mais sangrento da humanidade.

    Responda
  2. FLAVIO

    Acho que o autor, na descrição feita no artigo (não li o livro), está dizendo o inverso: uma vez descobertos os fatos não se aplicarão a eles preconceitos moralmente duvidosos.

    Responda
  3. Libório

    E o nazifascismo de tempos não tão distantes? A intelectualidade e a maioria dos cientistas alemães apoiaram e trabalharam pelo nazismo, como o autor explicaria isso?

    Responda
  4. siser

    Shermer No País das Maravilhas. Diz pra ele que por aqui tem muita gente querendo queimar bruxas.

    Responda
  5. Déjà vu

    “O fato de um Crente ser mais Feliz que um Cético não é mais pertinente que o fato de um homem Bêbado ser mais Feliz que um Sóbrio.” - George Bernard Shaw

    Responda
  6. svarat

    Não me parece que as coisas estejam tão bem como quer fazer crer esse cidadão. É mais um progressista delirante, fanático da modernidade da razão e da ciência, um proselitista.

    Responda