Hélio Schwartsman > Problema difícil? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
“De todos os Infortúnios que afligem a Humanidade, o mais Amargo é que temos de ter Consciência de Muito e Controle de Nada.” - Heródoto
O filme " O Juiz ", com Roberto Duvall e Robert Downey Jr. faz um belo estudo sobre a consciência humana. Parece um filmeco comum, mas não é. Assistam, por favor.
Não sei se entendo bem a colocação do Hélio. A consciência é uma ilusão que será eliminada do horizonte da ciência? Acho que absurda é essa arrogância cientÃfica que cheira a cientificismo. O problema aà é que a consciência, a psique humana, é algo muito abstrato que por isso mesmo não se presta ao tratamento exclusivamente cientÃfico. A ciência funciona muito bem para tratar de coisas concretas que podem ser medidas, pesadas, quantificadas e não algo tão abstrato como a consciência humana.
Além do mais, a psique humana e a sociedade são coisas que o próprio fato de fazer observações sistemáticas e controladas sobre elas, em ambiente preparado, tão caracterÃsticas do método cientÃfico, influencia a resposta, o resultado. Não por acaso, o método cientÃfico se consolidou e ganhou autoridade com o desenvolvimento da fÃsica, lá pelo século 17; funciona muito bem para coisas concretas, em que se pode ter completa objetividade, e em que não existe influência de fatores subjetivos.
Tem gente que vê a ciência como um absoluto, uma espécie de imperativo categórico, mas não é meu caso, acho essa uma visão tosca, simplória e reducionista do homem e do universo.
A ciência não funciona bem para tratar de coisas abstratas, agora cada um tem uma visão, quando a ciência tenta tratar de abstrações sempre acaba caindo em cientificismos. O behaviorismo surgiu como uma tentativa de dar tratamento cientÃfico à psicologia e o máximo que conseguiu, foi determinar respostas comportamentais a situações determinadas, mas nenhum conhecimento profundo. A única maneira de conhecer a essência da psique humana é a introspecção, a abstração, observando a própria psique.
A ciência se presta a tratar apenas coisas materiais , tangÃveis ? Você é real ?
Desculpem a vÃrgula mal colocada antes de "pretende" no comentário abaixo, é que eu mudei a frase para caber no espaço e esqueci de tirar a vÃrgula.
O mesmo vale para a sociedade. A sociedade é uma abstração que a sociologia, pretende enquadrar de uma maneira concreta e cientÃfica, mas isso nunca se realizará porque a sociedade não é algo concreto, é uma abstração humana, portanto também não se presta a um tratamento rigorosamente cientÃfico. Essa arrogância cientÃfica que pretende entender e enquadrar totalmente coisas abstratas pelo método cientÃfico sempre acaba em cientificismos ridÃculos e perniciosos. Há limites para a ciência.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Problema difícil? Voltar
Comente este texto