Opinião > Ricardo Semler: Tortura escolar nunca mais Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Guto

    Ricardo, tenho quase a mesma idade que vc e sou para aos padrões brasileiros um membro de uma elite intelectual, mas, acho que perdi muitos anos da minha vida estudando coisas totalmente inúteis, a maior parte das coisas realmente importantes em geral não são ensinadas, hoje,tenho dificuldade em convencer meu filho de 15 anos a estudar muito daquilo que estudei, pq sei que é totalmente inútil, mas temo que os formuladores de opinião na área não sabem que estão obsoletos.

    Responda
  2. Bene

    Estamos vivendo o generalizado apagão mental observável em todas as atividades. Precisamos ensinar as novas gerações a pensar com clareza, desenvolverem a intuição. O contato com a natureza, suas belezas e sua sabedoria, desde a primeira infância ajudaria o desenvolvimento de mentes criativas e inovadoras, pois a natureza e suas leis são a mãe de todas as ciências.

    Responda
  3. Craig

    Certo criticar à decoreba, mas os romances de Charles Dickens mostram que o problema há séculos é positivismo. Certo afirmar que é preciso aprender a aprender, mas errada pensar que adultos e crianças têm igual poder de discernamento sobre o currículo. Não são cognitivamente igual a adultos, mas tampouco completamente distintos, o que se torna necessário elaborar a maneira certa de construir o tipo de colaboração que põe a ênfase em processo e não produto para não produzir bucha de empresa.

    Responda
  4. Roberval II

    É, tem razão. Vamos deixar os meninos escolherem o que quiserem aprender, vão todos querer ser "artistas" , surfistass ou assemelhados. Só que o mundo não pensa como você. Aliás, você contrataria alguem que não soubesse matemática para sua empresa?

    Responda
  5. CS

    Muito bom o artigo: Tortura escolar nunca mais. Principalmente quando cita que as crianças "já chegam de fábrica com a capacidade de aprender a aprender." Uma verdade. Mas infelizmente a estrutura escolar arcaica, muitas vezes, tira ou obscurece esta capacidade. Uma pena!

    Responda
  6. svarat

    Quanta baboseira! Esse aí pensa que é gênio mas é só marqueteiro e presunçoso mesmo.

    Responda
  7. Digosam

    Bom artigo! Serve para levantar uma das discussões mais úteis para o país atualmente. Educação do intelecto, junto a educação moral é a única solução para o Brasil.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.