Rogério Gentile > FHC e a maconha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Caro Rogerio: Apesar de muito admirar a Folha, espantei-me com o primarismo do texto mas principalmente com a ideia em si por vos apresentada. Sua posiçao é anacronica e preconceituosa. A guerra as drogas fracassou sim. Reprimir é sua unica sugestao de soluçao Rogério ?? É necessario sugerir criativamente, nao criticar soluçoes obvias, q comprovadamente ja deram resultado. Do jeito q está, NÃO ! Grato
Uma pena externar uma ideia absoluta e cristalizada, sob o manto da "ilegalidade", de algo que não precisa de mais nada além de um diálogo consciente. Ao contrário do autor, o ex presidente defende uma conversa entre a sociedade, o governo e as Instituições em geral. Questiono: Quais foram as consequências trazidas pela Lei Seca nos Estados Unidos? Reflita. O narcotráfico ta rindo da "guerra contra as drogas".
Concordo com FHC, a visão dele está à frente da maioria da população, inclusive do autor desse artigo!
Eu sou a favor da legalização da erva, a folha tambem
O colunista quer mesmo comparar o número de pessoas que morrem no paÃs por causa do tráfico e dos constantes ataques a bala da polÃcia com o número de pessoas que morrem por causa de contrabando de cigarro? Isso é desonestidade ou burrice cristalina?
Acredito que esteja desinformado com relação à realidade do consumo de maconha em nosso paÃs. Um percentual absurdo da população já utiliza a substância. Absolutamente nada que é uma realidade deve ser proibida e sim regulamentada. A sua comparação com o cigarro também foi de certa forma infeliz. Tudo no brasil é falsificado. Apesar de saber do mal do cigarro, fico feliz de ter a opção de comprar de uma empresa legal, que paga impostos e não contribui para as mortes que menciona
É verdade, liberar as drogas não vai acabar com o problema, vai aumentar o contrabando, até porque grande parte dos viciados não sairá da surdina porque vÃcio em drogas é uma desgraça, vÃcio em drogas é o inferno na Terra, todo mundo precisa pensar muito antes de adentrar o mundo tenebroso das drogas.
Morrem mais pessoas, crianças inclusive, por bala perdida nesta guerra insana contra as drogas, do que viciados por overdose. Com certeza não é para salvar vidas que se proibe estas substancias. Devemos acabar com a hipocrisia e liberar tudo. Quem morrer saberá por que está morrendo, e não porque recebeu um tiro vindo não se sabe de onde.
Não existe ganhadores nesta guerra. Drogas e coisa da saude e nao de policia.
O colunista sugere que assim que a maconha for liberada, ela vai deixar de ser traficada para ser contrabandeada, assim como acontece com o cigarro. Ora, e por que motivo o cigarro é contrabandeado, a não ser pela altÃssima carga tributária com a qual é comercializado legalmente? A maconha só iria pelo mesmo caminho se o Estado, no qual o colunista parece confiar cegamente, tentar tributa-la de forma abusiva. Tributação e proibição criam lucros pelos quais vale a pena traficar e contrabandear.
- As DROGAS são o efeito, mas, pergunte-se, qual a causa para as drogas?...há as drogas lÃcitas, portas de entrada para as drogas ilÃcitas. Ora, produzir "drogas lÃcitas"dá dinheiro e gera impostos para os governos...então interessa, em detrimento de ser causadora de dependência e morte. Qualquer apelo a "drogas" demonstra que as causas não estão sendo contempladas.
Gentile, demagogia pura da sua parte. Antes de criticar deverÃamos ver os resultados práticos q aconteceram em estados dos EUA q liberara a maconha, também temos ver c nossos patrÃcios portugueses os resultados da liberação deles ou dos nossos vizinhos uruguaios. Na Holanda a liberação ocorreu há anos. Quais o benefÃcios práticos? Ficar preso a dogmas é fechar os olhos para alternativas q estão ao nosso lado, só q estão do lado de fora da nossa caixinha!
Em qual cidade de fronteira o indice é 98 e a única causa disso é o contrabando de cigarros. Texto muito fraco, dá argumentos sem base nenhuma.
A lógica que o colunista tenta construir para dar suporte à sua tese é falha. Com a produção e comercialização liberadas, aumenta a concorrência e diminuem os preços. A não ser q
E você acha que a simples proibição adianta? Acha que resolve encher a cadeia de pequenos traficantes quando sabemos que a oferta continua sempre abundante? Na Indonésia há pena de mo rte para tráfico mas nas próprias prisões há oferta de drogas à vontade, o outro brasileiro executado, Marco Archer, se enchia de metanfetamina na cadeia, fornecida pelos próprios carcereiros. Isso é hipocrisia. A proibição, do jeito que está, só serve a traficantes e policiais corruptos que ficam milionários.
Embaixo, desculpem.
O Irã, onde também há pena de mo rte para tráfico, é um dos paÃses onde há maior quantidade de dependentes de heroÃna. E como lembrou o x aà em baixo, a Lei Seca nos EUA foi abandonada devido ao seu retumbante fracasso em impedir o uso de álcool, e assim acontece com as drogas. O fato é que a proibição não funciona, não cumpre o seu papel de reduzir o uso e a oferta de drogas e causa problemas socais tão grandes ou até maiores que o próprio uso. Precisamos de outra abordagem para essa questão.
As drogas não são as únicas coisas que colocam a vida em risco; por esse raciocÃnios a produção de carros e armas também deveriam ser proibidas. A questão é que a imprensa somente mostra os usuários abusivos, mas a verdade é que a quantidade de usuários que são membros responsáveis da sociedade é muito maior. A lei seca que os EUA tentou implantar nos anos 30 deveria ter servido de lição de que a proibição gera mais problemas do que soluções, seja de alcool ou substâncias pesadas.
São milhões de médicos, advogados, artistas, professores e polÃticos que consom em drogas. Não acredita? Então pegue o total produzido e veja se aqueles trapos humanos da cracolandia são capazes de consumir tudo que é produzido.
Usuários? Membros responsáveis da sociedade? Por qual time o Sr. torce.
não acredito que muitos iam começar a fumar maconha só pq foi legalizada. poderia haver aumento de consumo em médio prazo, dificil dizer. concordo que o trafico ia continuar a movimentar outras drogas e também maconha, esse pessoal já tem expertise, conhece o mercado e os produtores. entretanto, maconha é uma grande fonte de renda nas bocas, vende bem, todomundo gosta. a legalização certamente ia sufocar uma parte, muitos iam preferir comprar fora das bocas, se houvesse a possibilidade.
E a hipocrisia continua quando silenciam sobre o consumo e a venda legalizados do álcool!!
Exato. Há anos, argumento o mesmo, só que os interesses financeiros pela perpetuação da propaganda e estÃmulo ao consumo são gigantes, inclusive por conta do governo, que fica com a maior parte dos lucros dessa "atividade produtiva". Morre-se e mata-se muito mais por conta do álcool do que por outras drogas.
Sr. Rogério: o álcool causa a morte diária de inocentes vÃtimas de atropelamento, violência doméstica e violência em geral. Ao menos uma vez por semana, uma criança morre atropelada por um indivÃduo alcoolizado. Causa câncer, cirrose dependência entre outras "maravilhas". O gasto do governo com as situações advindas do uso do álcool são exorbitantes. Então, pela lógica "Sheldiana" o álcool é a mais perigosa droga que existe. Então deveria também ser proibido. Funcionaria?
FHC deveria sumir do cenário polÃtico nacional sua era já era e ninguém quer mais da mesma porcaria. chega. Basta o PT Estamos numa m e r d a danada cheios de problemas variados corrupção petrólão mensalão lavajato falta de saneamento básico no pais. Pessoas morrendo de DENGUE a revelia no século 21 cracolândia insegurança bala perdida Bandidagem por todo lado Policia truculenta espancando cidadão professores e reporteres E vem um retardado falar em liberar maconha ... tenha dó né
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rogério Gentile > FHC e a maconha Voltar
Comente este texto