Opinião > Emílio Odebrecht: Uma agenda para o futuro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Renato

    Para acabar com a corrupção no Brasil só tem uma receita: escola pública de qualidade onde estudem juntos o filho do jornaleiro e do presidente, desde os 5 anos de idade. Desta forma daqui a 30 anos vamos ter um povo educado e cidadãos conscientes. Como isso depende de muito investimento em educação, esquece, não vai rolar e o Brasil vai continuar convivendo com uma corrupção cada vez maior. E ainda temos que ler um artigo da raposa falando que o galinheiro precisa ser melhor vigiado...

    Responda
  2. packtudo

    Texto politico em que defende seu futuro, em parceria com o mol-usco analfhabeto de 9 dhedos conforme a revista época desta semana! Espaço perdido e enghana nação da foia!

    Responda
  3. ricardo filho

    Eu não acho que esse senhor seja tão isento para fazer tais comentários, como se fosse o guardião da idoneidade moral entre os empreiteiros. Acho pouco provável que ele resista uma mínima convocação que seja para depor a respeito do que sua empresa fez nesses anos todos lidando com os políticos do PT principalmente o mais graúdo. Acho também que é uma questão de semanas para que sua empresa seja também envolvida em todo esse lamaçal criado por políticos desonestos e gerentes desonestos!

    Responda
  4. Ronaldo-comentando

    Enquanto o Governo, a Petrobrás e o Judiciário não prestarem contas a sociedade não adiantará nada construir agenda para o futuro e continuar tudo como se nada tivesse ocorrido. Aliás irão continuar as falcatruas investigadas, que já foram maiores do que as existentes no período do mensalão. É hora de agilizar essa prestação de contas e parar a corrupção que desvia R$ 82 bi por ano no Brasil. Quem paga essa conta são aqueles que pela pouca instrução não tem como se defender, e contribuintes.

    Responda
  5. Bene

    A humanidade se tem acorrentado ao mundo material, e com o seu egoismo não construiu beneficamente como era esperado da espécie humana. Assim foram afundando as correntes religiosas, os governantes e mais recentemente as grandes empresas, por trás de tudo sempre o homem e sua cobiça. Faltaram objetivos enobrecedores. Agora os Estados mostram a sua incapacidade. Esta é a hora de empresas, governos e população se unirem de forma séria e sincera na busca de melhores condições gerais de vida.

    Responda
  6. ze

    Devia continuar calado. Não disse nada.

    Responda
  7. Rangel

    Blá, blá, blá, blá....

    Responda
  8. Ronaldo Luis

    Não é coisa do Ptralhismo, receber ofertas de grandes empreendedores, é coisa do brasil, do brasileiro, que tem que ser mudado. Desde sempre empreiteiras estiveram vinculadas a financiamentos politicos.

    Responda
  9. gil

    espero q experimente uma penitenciaria por duas décadas !

    Responda
  10. Lauro

    Desisto de emitir opinião nesse jornal. Não sei por que vocês mantém essa tapeação, convidando-nos a comentar as notícias, quando, a pretexto de exercer uma moderação, simplesmente censuram qualquer opinião mais aprofundada. Não perderei mais meu tempo com essa bobagem.

    Responda
  11. Lauro

    Para quem não sabe, a família Odebrecht é a mais rica do país. Há mais de 50 anos desviando o dinheiro do Orçamento da União, a ponto de levar para suas obras em outros países um dinheiro do BNDES que custa muito prejuízo aos brasileiros. É pena que o Supremo Tribunal Federal, vendido, não deixe os procuradores e o juiz Sérgio Moro aplicar a lei contra as empreiteiras.

    Responda
  12. karamazov

    Sr, Emilio mais respeito com o povo brasileiro. O senhor sempre ocupou lugar de destaque na mesa do Poder nos últimos 13 anos. Na hora de pagar a sua parte na conta do banquete da corrupção pretende sair de fininho ? Com 70 anos de idade ainda poderá reescrever a última página de sua biografia. O preço não seria tão alto assim. Bastaria revelar ao JUIZ Sérgio Moro, através de uma "delação premiada", os detalhes de sua relação promíscua com o novededos, ajudando o país a acabar com a corrupção.

    Responda
  13. anlopes

    Opinião $$$.

    Responda
  14. neto

    Qual a moral tem o Senhor Emilio Odebrecht ,se foi juntos com todos os seus colegam eles empresarios montaram um esquema para fraudar as Empresas do Governo, em especial Petrobras, apoiada pelos Politicos Corruptor, o que não falta no Brasil,Com Essa Justiça toma decisão que acabam com ela propria, mesmo o membro sejam que quem for tem fazer Justiça devem tem pagar. é uma Vergonha quando mundo pedem prisão eles vem soltam tem mudar vai muito mal.Só eles estão certo, o povo está errado.

    Responda
  15. Santana V Matilde

    Os empresários são os maiores culpados junto com a imunidade pela corrupção. Se não houvesse o corruptor, não haveria o corrupto. Portanto vir aqui fazer discurso não resolve a questão é preciso começar dando exemplo, não aceitando participar de licitações que não tem projeto é que são viciadas!

    Responda
  16. alicate

    o casulo era de concreto?

    Responda
  17. nunes

    Quem são os maiores corruptos e corruptores do Brasil? Devem ir pra cadeia?

    Responda
  18. chico

    São palavras importantes para uma boa reflexão, acrescentaria a necessidade de mecanismos mais eficazes para reduzir a corrupção. Parabéns, é um texto motivador.

    Responda
  19. karamazov

    O enfrentamento da corrupção é necessário como diz só agora o empreiteiro Emilio Odebrecht. Poderia dar uma contribuição efetiva revelando ao JUIZ Sérgio Moro os detalhes de suas relações promíscuas com o ex-presidente. Poderia também parar de financiar um partido politico responsável por um governo que ele próprio reconhece como incompetente e corrupto. Admitir a própria culpa e pagar pelos seus erros estaria em cogitação? Que tal uma "delação premiada"?

    Responda
  20. alfredo

    Nunca e tarde para mudar nosso rumo na vida. Sr Odebrecht se você dedicasse o resto de sua vida ao sacerdócio da missão de tornar o Brasil um pais sem corrupção, estaria somente, pagando em parte o incomensurável dano de sua roubalheira e o depreco pelo seus compatriotas brasileiros que acordam todos os dias para trabalhar pelo seu sustento. Teremos oportunidade de ver como você se comporta no futuro.

    Responda
    1. abf

      Concordo. Vamos esquecer os ataques individuais e focar na mensagem de Emilio Odebrecht: Decencia nas contratações publicas. Um bom caminho para isto é reduzir as contratações publicas, atraves da diminuiçao do estado. A sugestao de uma nova atitude, quem sabe de delaçao premiada, ao autor é muito oportuna.

    2. Santana V Matilde

      É isso ai Alfredo, esses Srs. podem começar dando exemplos á nação, que é não participando das maracutaias. Duvido!

  21. Galva

    É muita cara de pau deste senhor (presidente do conselho de uma das maiores corruptoras, aqui e alhures; vide Ãfrica...) vir a público falar de corrupção!!!!

    Responda
  22. Lilian

    Rompe o silêncio quando é descoberta toda a re lação entre a Odebrech t, o Planalto e o BNDES. Antes, enquanto o dinheiro fluía, não falava nada, não é?

    Responda
  23. antonio duraes do nascimento

    Esse sujeito acha que o brasileiro é palhaço. Por que ele não abre o bico para dizer quem é o chefão da lava jato? Falou e não disse nada. Folha de São Paulo, pelo amor de Deus, esse tipo de matéria não deve ser publicada. Essa empresa, assim como as outras que fizeram picaretagem com dinheiro do povo, deveria ser extinta e seus dirigentes presos pro resto da vida. O Povo brasileiro tem muita paciência!!!

    Responda
  24. Jane

    Nem li. Só a possibilidade de um ser desse tipo tentar explicar alguma coisa sobre corrupção, me enoja. E minha educação e decoro me impedem de usar termos mais apropriados, que só em português poderiam adjetivar essa criatura nefasta.

    Responda
  25. karamazov

    Há sim uma explicação para os custos exorbitantes de nossas obras públicas. A falta de concorrência internacional e a não exigência de um seguro de execução nas especificações, nos preços e nos prazos contratados, conhecido internacionalmente como "Performance Bonds". Em nosso país, em vez de punições com a aplicação de multas contratuais, as empreiteiras recebem "aditivos" aumentando (às vezes triplicando) os preços originais. Paralizar obras irregulares por recomendação do TCU é obrigação !

    Responda
  26. CALÃ

    Larápio. Deve ser agenda para as empreiteiras voltarem a faturar alto em prejuízo do povo brasileiro.

    Responda
  27. karamazov

    Finalmente o "capo" da maior empreiteira do país, que ainda não foi "importunada" pelo JUIZ Sérgio Moro, condutor da Operação Lava-Jato, vem à publico propor um "pacto do esquecimento" sobre os erros do passado, com vistas a construir uma nova "agenda para o futuro". Talvez o momento escolhido seja estratégico, em vista de informações privilegiadas de que disponha junto aos poderosos dos três poderes da república, sobre o andamento das investigações que poderiam lhe trazer "aborrecimentos".

    Responda
  28. karamazov

    Sem dúvida o Brasil precisa de uma nova agenda para o futuro, sem no entanto "fechar os olhos" para os desmandos do passado e do presente como desejam Dilma Roussef e Emilio Odebrecht. Não dá para construir um edifício novo sobre alicerces corrompidos. Sua empresa tornou-se a maior empreiteira do país justamente prestando "serviços" ao governo no período em que a corrupção foi "institucionalizada". As responsabilidades suas e de seus sócios não podem e nem devem ser esquecidas!

    Responda
  29. tersiog

    O cara quer dar uma de 'santinho' e 'expert' no assunto, onde o que se vê são claramente objetivos políticos e eleitoreiros

    Responda
  30. celiavasconcelos

    Só pela distância entre a chamada e a matéria tem-se uma dimensão da "qualidade" do nosso jornalismo.

    Responda
    1. Evans

      Célia, concordamos um dia!

  31. felipebritto

    Corruptor, em sua agenda acrescente uns tempos na cadeia.

    Responda
  32. luciodiasfilho

    "Dar um Tempo", certamente esse artigo não foi escrito na sua íntegra pelo suposto autor, deve ter umas 500 revisões sobre ele. (Quem já tem 70 anos, pelo menos 40 ou 50 de relação com o governo só "dava um tempo" em 1969!)

    Responda
  33. jose

    Faltou falar do cartel que as grandes empreiteiras formaram para consagrar a má gestão pública e o uso da corrupção para garantir seus objetivos de superfaturamento.A LAva Jato está mostrando ao pais como esta grandes empreiteiras se aliam aos politicos quadri lhe iros para saquearem o Brasil.

    Responda
  34. Expresse e Opine

    Tudo que está escrito é a mais pura verdade, mas até então está ou estava beneficiando-os. Quanto há gestão publica, como não existe uma punição para má gestão e mau uso do dinheiro publico, eles o tratam como bem querem, seja para atender suas vaidades, egos, devaneios, ou para obter vantagens, sem se preocupar como e o quanto gastar, é só aumentar os impostos e criar mais tributos sempre que a porca torcer o rabo, o nosso. Tem que acabar com os cargos indicados, incluindo as forças armadas.

    Responda
  35. tadeu

    Prezado Sr. Emílio, aos 70 anos você vem propor uma agenda de futuro, se você quiser melhorar o futuro do Brasil basta levar a sua pseudo empresa para outro país e se for possível um pais que seja concorrente do Brasil. O sr. está brincando!

    Responda
  36. PCMoreira

    Esse sujeito teve coragem de interditar o próprio pai (Noberto Odebrecht), para assumir na tora o comando da empresa. Quem não ama, nem respeita o próprio pai, vai fazer alguma coisa por amor ao seu país?. O Emílio sempre colocou os seus interesses em primeiro lugar, junto com o lullla, saqueou o BNDS em obras desnecessárias e superfaturadas na Africa e América Latina. Emílio Odebrecht, um grande cumpanheiro! Do lullla.

    Responda
  37. Petunia

    Esperava mais, Sr. Emilio, tudo o que o senhor falou é o que sabe e deseja todo o brasileiro de qualquer nível intelectual e econômico que ama seu país. Nenhuma novidade pois.

    Responda
  38. siser

    Ganharam muito dinheiro pois são os queridinhos da maioria dos governos. Nunca perderam também. Mesmo com atrasos, os aditivos nunca foram questionados. Nós , os pagadores de altos impostos , com toda certeza sabemos quem perdeu.

    Responda
  39. continua teimoso

    A ilicitude deve ser combatida sempre. Corrupção sempre houve no país, todos sabem. O sr. empresário conhece os labirintos da corrupção como empreiteiro de obras públicas. Deve ter comemorado bastante, quando o governo flexibilizou as leis de responsabilidade fiscal, a lei das licitações e adotou o regime diferenciado de contratação, porque facilitou todo tipo de maracutaia na execução das obras.

    Responda
  40. Mangue Vital

    Não construiremos um futuro se não punirmos as mazelas e maus hábitos do passado e do presente. A corrupção deve ser seriamente punida, bem como os erros de gestão. Infelizmente o órgão público faz de tudo para atrapalhar a economia, e não tem ideia do que é competitividade e boa gestão. Sinto dizer que a Odebrecht e seus parceiros da Lava Jato, se protegiam e ganharam muito dinheiro sob as asas da inconpetencia e da corrupção do governo que agora critica.

    Responda
  41. Mangue Vital

    Não construiremos um futuro se não punirmos as mazelas e maus hábitos do passado e do presente. A corrupção deve ser seriamente punida, bem como os erros de gestão. Infelizmente o órgão público faz de tudo para atrapalhar a economia, e não tem ideia do que é competitividade e boa gestão. Sinto dizer que a Odebrecht e seus parceiros da Lava Jato, se protegiam e ganharam exorbitante sob as asas da inconpetencia e da corrupção do governo que agora critica.

    Responda
  42. JOSELINO

    O nosso futuro depende de luzes a serem lançadas sobre nosso passado e o presente. Quem sabe a maior obra de um grande construtor nesse país seja exatamente desvendar para o grande público os labirintos sob os quais se erguem estradas, ferrovias, hidrelétricas, hospitais e de como de fato funciona a engrenagem desse capitalismo de estado, capaz de formar grupos tão poderosos, mas que ao mesmo tempo nos mantém atados à pobreza. Seria um grande livro de história, uma luz para o futuro.

    Responda
  43. Tata

    A Folha está estranha. Alguma coisa acontece com a Folha de São Paulo, aquele jornal que um dia já deu prazer em ler está trilhando um caminho estranho. Esta manchete e o conteudo estão totalmente desconexos... qual a conclusão aqui? A Odebrecht, de repente, passa a ser um arauto da ética? Dar espaço para quem corrompe e rouba o povo brasileiro a tantos anos, é debochar da nossa capacidade de percepção..

    Responda
  44. Barboza

    Poderia transformar o texto numa introdução e partir para as informações e experiências vividas diante da corrupção. Seria uma contribuição espetacular e reveladora com os detalhes de quem,com certeza, viu de perto tudo....

    Responda
  45. Fernando MOtta

    Esquartejaram a nação.

    Responda
  46. Zanoni

    O Plano J. Levy: Até agora, nada. Traga a CPMF programado para travar o sistema quando atingido o valor determinado. Já teria arrecadado, no mínimo, 1/5 do necessário. Ao mesmo tempo, operar, racional e internamente no governo para cortar gastos e custos desnecessários, que existem onde se esmiuça. Do jeito que está, o único resultado são as angústias a que estão sendo submetidos os brasileiros mais fragilizados, que é a imensa maioria da população. Sugiram coisas melhores os que souberem.

    Responda
  47. Anhangüera

    O empresário quer lucro; o político quer vencer eleições. Até aí, pretensões legítimas. Ocorre que ao pedir votos o político é pressionado por eleitores e donos de currais que exigem vantagens. Para a vencer a eleição, o político tem que atender a esses pedidos, o que o força a buscar apoio econômico. No cargo, o político tem que recompensar os que o ajudaram. Quem não ajudou o político encontrará portas fechadas; portanto, o empresário tem que ajudar nas eleições.

    Responda
  48. Jonas

    Concordo com o que foi dito. Todos nós, a imprensa e os dirigentes de empresas e do Pais estamos dedicando um tempo muito grande por algo que aconteceu, não tem retorno e deve servir de lição, para o futuro, e não emperrar o presente,gerando mais mal do que bem? As leis estão ai para punir e está sendo feito pela justiça. O que adianta acabar com empresas bem estruturadas, que geram milhares de empregos, por termos governantes incompetentes eleitos democraticamente por milhões? Vanderlei.

    Responda
  49. capanjo

    A situação do Brasil neste momento é que a corrupção que sempre fez parte do concluio entre politicos e sisteme financeiro esgotou na sua pratica de lesar o erario publico no caso da Petrobras foi uma pratica em que o privado com o apoio de funcionarios de carreira e de politicos hiper corruptos e de ganância criminosa que negam a pàtria ! Aponta para o modelo politico caduco e saturado e pois viciado aonde o dinheiro privado alimenta o vicio da corrupção! Reforma politica

    Responda
  50. EIer

    O Brasil e uma gande mutreta de espertos.O resto e vocabulario,gramatica,retorica e gritaria que nao leva a nada.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.