Ciência > Biotecnologia trará soluções contra a mudança climática, diz presidente da Monsanto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como Engenheiro Agrônomo acredito que somente a tecnologia, aliada a boas práticas agronômicas, poderão assegurar a segurança alimentar e o aumento de produtividade. A Monsanto, como qualquer empresa, possui os seus objetivos. Cabe aos órgãos fiscalizadores acompanhar as suas atividades e se, for o caso, multar exemplarmente os atos cometidos em desacordo com a legislação vigente. A Agricultura Orgânica é uma ótima alternativa, mas não é a solução dos problemas.
“Muita gente no agronegócio defende que faria mais sentido que os rótulos tratassem da ausência de transgênicos. Se alguém faz um produto livre de transgênicos, nada o impede de propagandear como quiser”. Se não fosse o negrito, eu pensaria que esta afirmação foi do empresário. Esta entrevista foi feita por um editor-adjunto, um jornalista com cargo de gestão numa editoria. Fiquemos de olho nos patrocÃnios que poderão ser incluÃdos na FSP nos próximos dias/meses.
Fiquei mais preocupado agora com esta reportagem, o presidente da Monsanto é o presidente da EMBRAPA? Como assim?! Estamos correndo muito perigo. A Monsanto é alvo de práticas não adequadas de cultivo e manejo de alimentos em várias partes do mundo, e aqui fazem o que querem?!!
Monsanto é sem dúvida uma das empresas mais danosas do mundo, tanto que muitos paÃses estão fechando o cerco. Há inúmeras pesquisas comprovando que a produção orgânica e familiar é mais saudável, tão rentável e produtiva quanto o agronegócio. Para quem não sabe, a Monsanto faz a semente transgênica estéreis, que só germina com determinados fertilizantes (da Monsanto), que só vinga com determinados agrotóxicos (da Monsanto). RE$ULTADO = TODO$ O$ AGRICULTORE$ DEPENDENTE$ DA EMPRE$A. E nossa saúde?
"A biotecnologia proporciona o aumento da produtividade de alimentos em pequenas áreas", faltou esse cidadão falar para quem se destina o consumo final esses produtos. Produzimos grandes quantidades de soja e milho para o nosso consumo alimentar humano?
Essa empresa é uma das grandes responsáveis pelo aquecimento global, é uma vergonha a FSP ainda dar voz a essa "empresa"
Naturalmente o presidente da Monsanto no Brasil, certamente só falara bem. Nunca falara do domÃnio de reserva, que pela primeira vez a humanidade pagara a um grupo e seus custos para plantar. Alem de que a cultura transgênica em suma significa a introdução de (venenos agrotóxicos) que passamos a ingerir, para maior produtividade. Veneno que é acumulativo no homem. Será que a natureza em infinito tempo criou a biodiversidade biológica esta errada?E cientista pago com interesses óbvios $$$
Parabéns pela lúcida entrevista. Enquanto alguns labutam pelo sucesso e pelo desenvolvimento outros se prendem a filosofias fracassadas do séc. XIX. Que a biotecnologia continue ajudando o Brasil a se desenvolver e a colocar mais comida mais barata na mesa de todos. E morou em república!
Muito se falou de transgênicos e nada de agrotóxicos e pesticidas ( alguns até proibidos em outros paÃses) , na qual a empresa é responsável pela fabricação e contaminação de grande parte dos alimentos produzidos.
Observação importante! Poderia acrescentar à lista, a contaminação do solo,da água e consequentemente o impacto na saúde humana!
Tem toda a razão, Siser. Um dos herbicidas mais utilizados, o Roundup, é fabricado pela Mosanto que, paradoxalmente, fala em um futuro "saudável', construÃdo à base de suas próprias sementes transgênicas.
IV-Uma das consequências mais óbvias nesta superficialidade do conhecimento técnico pode ser observada na constatação de que revistas cientÃficas de longa tradição ressuscitam por ignorância de conhecimento cientÃfico sólido perspectivas evolutivas como as de Lamarck que deve ser deixada descansando em paz junto com todas interpretações pseudocientÃficas obtidas por interpretação superficial de dados e observações. Que "RIP" junto, com a ideia de que o sol gira ao redor da terra.
III-Os cuidados e o acompanhamento são e sempre foram dependentes da existência e do progresso dos conhecimentos cientÃficos básicos. Nas últimas décadas, tanto no Brasil como no mundo, houve uma clara tendência de sufocar voluntaria ou acidentalmente as áreas básicas da ciência em favor daquelas diretamente envolvidas na prática de tecnologia. A forma resumida de apresentar o resultado é mostrar que houve grande investimento sobre saber fazer e n detrimento de saber o que é feito.
II- Grandes acidentes da fÃsica são grandes chamam a atenção, mas, não se espalham por reprodução autônoma. Espalham apenas produtos indesejados do acidente inicial. Já, pequenos acidentes na biologia podem assumir proporções bÃblicas por sua capacidade reprodutiva autônoma e que os coloca fora dos controles usuais dos limites sobre nossas atividades voluntárias e criteriosas.Este aspecto, não deve ser tomado como uma orientação para que não seja feito e sim, ser feito com cuidados.
I- A biotecnologia, como qualquer tecnologia representa a oportunidade de melhoras em vários aspectos ligados à produção, mas, adicionalmente, de resultados inesperados e indesejados. Mas, diferentemente das tecnologias em geral, na biologia, os aspectos indesejados podem ser bem mais daninhos do que na quÃmica e na fÃsica (engenharia de construções de aparelhos, artefatos, produtos e processos) devido a capacidade de reprodução autônoma da biologia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Biotecnologia trará soluções contra a mudança climática, diz presidente da Monsanto Voltar
Comente este texto