Ciência > Richard Dawkins diz que religião é um 'vírus' para a mente humana Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. tai

    Ele é uma das infinitas evidências. A natureza é a maior evidencia. Ou será que ele pode criar algo igual?

    Responda
  2. Dewey

    Dawkins descobriu um filão bastante rentável que lhe permitiu fazer fortuna publicando livros e fazendo palestras mundo afora, o que é um direito dele. Como cientista ele também conhece a complexidade do ser o humano e o fato inquestionável de que uma grande parcela da população mundial não conseguiria viver sem uma religião. Como dizia Napoleão, a religião é o que evita que os pobres, que são maioria, mass-acrem os ricos.

    Responda
  3. Da Vinci

    Estamos em tempos de plena liberdade de expressão e assim devemos respeitar a todos. Contudo, gostaria de manifestar o meu assombro de como um cidadão como Richard Dawkins consegue reunir uma enorme platéia para falar tantos disparates, arrogando-se como fruto de uma explicação científica. Não entro no mérito de discordâncias de crenças, apenas limito-me a recomendar aos leitores que se informem, adequadamente, se as afirmações deles são tão "científicas" quanto diz ser.

    Responda
    1. Uchoa

      Concordo com você...não existe nenhum FATO que comprove a evolução no nível científico. São somente especulações fósseis. Tudo que se pode comprovar são adaptações e isso não é evolução! É só pedir uma prova e NENHUM cientista poderá comprová-la para além da teoria.

    2. gbrites

      Dawkins fala principalmente sobre a Teoria da Evolução. Como qualquer um que já tenha lido sobre o assunto, a Teoria da Evolução possui evidências suficientes para ser considerada um fato científico. Então sim, as afirmações deles são tão "científicas" quando diz ser, pois contra F A T O S comprovados não há argumentos. Diferente de qualquer religião, que não possui nenhuma evidência plausível da existência de deus(es).

  4. Clerto Alves

    Efetivamente, as religiões (todas) são ferramentas meramente para manipulação dos comportamentos humanos. A partir disso, vem todo o resto - a expoliação financeira, o falso moralismo, a intervenção nas ideias e pensamentos das pessoas e tudo o mais. Contudo, entendo que o ponto crucial da "desnecessidade" (me permitam o termo), está na radicalismo ou fanatismo. Basicamente, todas elas, vendem um produto que jamais terão controle sobre ele - "a vida eterna? ou salvação?". #forafanatismo.

    Responda
    1. Guilherme

      Com certeza! E além dissozzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz ops... foi mal, caí no sono

  5. lechilebras

    A ciência nao tem nada a ver com a fé, porque a metodologia científica é robusta. A fé depende só da fé, se você crê em algo, ninguém pode arrebatar isso de você, mas segue sendo sua crenca, nada mais. A Ciência nao depende da fé por nenhuma razao; Nao se vale só do pensamento lógico racional (a filosofia sim); mas por sobre tudo, depende da metodologia científica, e isso é inquestionável. É por isso que este zoólogo nao é 100% ateu, porque nao pode estar seguro do que nao provou.

    Responda
  6. Paladino

    A religião tem sua função social, nada mais. A estrutura mental humana "evoluiu" acompanhada desta ideia e penso que não a abandonará ainda em centenas de anos, a não ser que um evento de evolução tecnológica muito forte (exemplo: inteligência artificial) quebre este paradigma. Ah... sim, sou ateu.

    Responda
  7. Zé Carlos

    Entendo que as pessoas mantém a crença na existência de Deus exatamente por ainda desconhecer a origem das coisas e de tudo. Então, fica uma troca de idéias: de um lado o cientista esperando encontrar "evidências da presença de Deus"; de outro, ficam as pessoas procurando encontrar uma explicação de sua própria existência. São explicações que os cientistas ainda não convenceram. P.ex., existe algo mais perfeito que a reprodução humana? Existe "máquina" tão perfeita e que funciona tão bem?

    Responda
    1. Sandra

      A reprodução humana é uma das mais imperfeitas da natureza .

  8. Ricardo

    Infelizmente, a sua inteligência, aparentemente brilhante, se ofusca ao negar a existência de Deus. Quem conhece um pouco de biologia não pode reconhecer que todos os processos moleculares e genéticos sejam frutos do acaso. A religião vem assumindo um papel fundamental de auxílio no equilíbrio emocional e psicológico de bilhões de pessoas. Se ela escraviza a mente, não me importa. O que importa é o poder transformador de muitas delas em pessoas a beira de abismos...

    Responda
  9. Eduardo Cantarelli

    Entrar na seara da ciencia e da religião fazendo comparações baratas pode ser um problema. O sagrado, a religião, são temas que nossa consciencia tem muita dificuldade de abandonar e mesmo viver.

    Responda
  10. EIer

    Religioes sao mecanismos de adaptacao do cerebro aos estimulos do mundo fisico,tornaram o real inteligivel,em epocas em que a ciencia engatinhava.A ciencia nao deixa de ser uma fe amparada na logica racionalista,ambas tem seus pros e contras,inutil querer jogar uma contra a outra.O perigoso nisso tudo sao os radicalismos e nossa imensa ignorancia e vaidade.

    Responda
    1. Sandra

      Esta errado Eler . A ciência não é em hipótese algum uma fé . Pelo contrario a ciência é o oposto de fé. A ciência se baseia no ceticismo e o ceticismo é o oposto de fé. Fé é sentir amor por uma hipótese que se acredita ser verdade. E ceticismo é tentar encontrar uma maneira de demonstrar que esta hipótese esta errada e quando não conseguindo se prova esta certa. Quem ama uma hipótese jamais tenta demonstra-la que esta errada.A ciência não tem contra. E a religião não tem pros .

    2. jorge

      Sou Ateu convicto, e fico estarrecido com a dimensao que a religiao ganhou no planeta, são dois mundos, o mundo irracional dos religiosos ( 98% ) e o mundo real dos que estudam ciências da natureza e evidências científicas.

    3. Dino Sauro

      EIer, a ciência continua engatinhando. O estágio atual, em relação ao que existe no mundo palpável é insignificante. Mentes brilhantes também dão palpites em outras áreas onde a mesma é apenas leiga. As religiões foram e continuam sendo fundamentais para o desenvolvimento ético da humanidade. As tradicionais estacionaram em conceitos insustentáveis e excluíram erradamente a evolução como fator primordial para a jornada humana e cósmica. Se o Sr. Dawkins tivesse contato com toda a obra espírita,

    4. Pitta

      Nossa Cara,Falou e disse!!!!!

    5. Peregrino

      Um comentário sadio e racional, sem o oba-oba das emoções. Parabéns!

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.