Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mestre d'armas

    Todo cargo de presidência,diretoria chefia.. privada e principalmente pública precisa de renovação de seus quadros arejando o progresso e saindo da mesma coisa sem fim. Esse e um princípio básico na DEMOCRACIA. Sangue novo novas ideias continuidade do que e bom feito pelo antecessor mas evolução nas metas criação de novas e progresso com liberdades individuais sempre em avanço constante. E governo algum tem que ter bancos caixas nem empresas tão pouco controlar a economia.

    Responda
  2. Renato

    O presidente da federação catarinense manda e desmanda desde os anos 80. Foi reeleito agora para mais um período. O assessor dele é o filho de nome Delfim de Pádua Peixoto Neto, o Delfizinho. Entrem no google e coloquem lá: agressão de delfinzinho ao jornalista Rodrigo Santos. Aqui em SC o futebol é comandado pelo pai, pelo filho e pelo...amém.

    Responda
  3. Arnaldo

    Só eleições não é sinal de democracia plena. Estas podem consagrar as chamadas "monarquias eletivas". Total liberdade expressão, fiscalização e controles são imprescindíveis.

    Responda
    1. Galba Gamilon

      Assim, as democracias reais são minoria, como os EUA, Canadá, a Europa Ocidental e alguns poucos mais. Do México para baixo, temos vários estágios de experimentos democráticos, uns ainda insipientes, outros mais avançados. No caso do Brasil, o estado foi sequestrado e está a serviço dos ricos e das classes médias circundantes, como a imensa corporação de funcionários públicos. Os programas sociais nem de longe arranham a realidade, antes legitimam e eternizam o status quo vigente.

    2. Galba Gamilon

      A democracia sempre será uma obra inacabada. Ainda não há nenhum país que que possa ser tido como democracia plena. Pois a compreensão das forças e dos interesses encobertos que jogam o jogo da democracia, não está ao alcance dos que votam. Concordo que apenas eleições não significam democracia. É preciso existir um estado de direito, onde as leis sejam aplicadas igualmente para todos. Em estados que as elites tenham imunidades, inexiste democracia.

  4. nunes

    Ditadores são nefastos, se julgam seres superiores mas na verdade são destruidores de instituições e países, vejam os casos de ditaduras como da ilha masmorra de Cuba e Coréia do Norte, os ditadores destes países se sentem os donas das vidas das pessoas, já passou da hora do mundo extinguir todo tipo de ditadura.

    Responda
    1. Galba Gamilon

      Os regimes democráticos surgiram a pouco mais de 200 anos e embora consolidados, ainda temos inúmeras formas de ditaduras pelo mundo. No mínimo 1/3 dos países podem ser chamados de ditaduras. você citou duas das mais óbvias. Mas concordo com você, qualquer mandato representativo, exceto de empresas, deveria ser de 04 anos, com direito a uma reeleição apenas e proibição vitalícia de retornar ao cargo, como vigora nos Estados Unidos, para os mandatos eletivos.

  5. Fernando MOtta

    Nem sempre.

    Responda
    1. Galba Gamilon

      Você está coberto de razão. Muitas vezes na história, ditaduras foram soluções para a degradação total de alguns países. A China é um exemplo. Foi humilhada e espoliada brutalmente, com seu território litorâneo retalhado por mais de 10 potencias coloniais, a partir do século XIX até a revolução comunista de 1949. Foi a ditadura comunista, que vigora até hoje, que proclamou a independência da China, resgatou o significado de nação e a colocou como a 2ª economia mundial.

  6. ZWEIG

    Basta olharmos para nossos entornos, seja na política , nos Ministérios nos condomínios, nas confederações privadas e nas rodas de amigos. Lamentavelmente o espirito de panelinhas ainda é muito forte . Basta ver os Sindicatos , pergunte aos Porteiros se estão satisfeitos com o presidente de sua categoria, e o pior que até nos grandes meios acadêmicos, Associação de Reitores , Sistema S, tudo pela eternidade do poder; Imperialismo disfarçado de democracia.

    Responda