Hélio Schwartsman > A mágica da reprovação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
No pain, no gain. Num sistema de meritocracia a reprovação é necessária e serve inclusive como reforço positivo aos que atingiram as metas. Este relativismo do articulista cria indivÃduos mimados e despreparados e também não tem respaldo cientÃfico preciso. Ou não existem casos de guinadas na vida após derrotas? O Brasil tem que trocar a proteção social pela competência se quiser crescer pela eficiência de sua economia ao invés de subsidios de um estado inchado e falido.
Os estudos de Holmes e Matthews (1984) e de Jimerson (2001) não são conclusivos, portanto estão mais próximo das hipóteses do que das respostas. Além do mais, não levaram em consideração trabalhos de alunos brasileiros. Tanto que o autor reconhece o elevado grau de incerteza, quando afirma que a reprovação "pode" piorar a condição do aluno... Se pode piorar, pode também não interferir e pode melhorar. São apenas possibilidades que carecem de maior comprovação.
Se o mundo todo fosse frouxo como esses caras "intelectuais" querem, a raça humana já teria se extinguido há muito tempo. Frouxidão, passividade, permissividade, impunidade. É um saco!
Penso que o maior motivo da gritaria a favor da reprovação, como se vê nos comentários, não tem nada a ver com "pensamento mágico" e muito menos com princÃpios de boas práticas educacionais. Uma parcela da sociedade brasileira é conservadora e algo primitiva, saciando-se com a satisfação do desejo de vingança. Para esse grupo, a reprovação é, antes de mais nada, uma punição merecida e necessária.
Parece que problema aà é de Ãndices e de custos. A capacitação do aluno ao final do ensino é irrelevante. O buraco deve ser mais embaixo mesmo . Nossos alunos saem da faculdade incapacitados.
Reprovar é apenas um meio de excluir da escola, é isso que ocorre, o aluno desiste. É preciso recuperar o aluno e isso exige identificar as falhas, a progressão é isso e não apenas aprovar. Por preguiça ou incapacidade, passaram a aprovar automático e aà não funciona. Governos e sindicatos de professores estão juntos na falha.
O que eu sei, e estão aà os resultados para demonstrar isso, é que essa educação permissiva e indulgente que temos por aqui, é um completo desastre. Não sei se a repetência resolve ou não, mas crianças e adolescentes, em sua maioria, não gostam de estudar, e se não são cobrados não estudam. De que adianta dar um diploma para o sujeito se é um completo ignorante? Isso é enganação e não educação.
Hoje, os melhores resultados nos testes internacionais de educação são dos paÃses orientais, Coréia, Japão, Hong Kong, Cingapura... Todos com sistemas educacionais duros e exigentes, ao contrário das baboseiras que vemos por aqui. O maior responsável pelo desastre que é nossa educação é a besta do Paulo Freire.
Há um probleminha na coluna, análogo ao pensamento mágico que denuncia: se reprovação não resolve o problema, não deriva daà que não reprovar o resolva.
Concordo plenamente.
O perigo é o governo aprovar, devido as grandes demandas por vagas nas redes de educação...
É..."o pobrismo e o coitadismo" têm que continuar, afinal o Brasil é considerado o melhor paÃs do mundo quanto à Educação! Continuemos!!!
Pois é, aqui voga o princÃpio boçal de que não se pode cobrar nada dos alunos e nem lhes impor disciplina para não "traumatizá-los". Ora, vão comer capim.
Não vamos "repetir" vamos "aperfeiçoar"o aprendizado do aluno...
O estÃgma criado pelo termo repetir, causando problemas psicológicos ao aluno em seu aprendizado, poderia ser aliviado se fosse substituÃdo por aperfeiçoamento, o trabalho pedagógico e os governos deveriam eliminar o termo repetição e horizontalmente deveriam criar sem anunciar negativamente aos cidadãos o termo aperfeiçoamento...Quem cria a interpretação de repetir, como algo negativo é o próprio sistema educacional...
tenha pensado muito nisso. alem das criancas devem ser incentivados os pais a ajudarem as criancas mesmo que sejam analfabetos. varios casos em que os pais sao analfabetos os filhos se tornaram brilhantes como Ben Carson Neurocirurgiao americano, A escola sozinha nao pode fazer e sim os pais e professores que queiram um mundo melhor. persistencia, amor, sao palavras magicas,
O aprendizado em tudo na vida ocorre através de erros e acertos, e muita das vezes para acertar temos que errar... assim aprendemos a andar,aprendemos a falar, aprendemos a andar de bicicleta, aprendemos a nadar, aprendemos a trabalhar... sempre "repetindo" as mesmas ações até dominarmos o fato... O que deveria ser trocado é o termo "repetir para o termo aperfeiçoar"
Gostaria de perguntar ao ilustre cronista se os Colegios Dante Alighiere, Bandeirantes, Porto Seguro , têm adotado o sistema de aprovação automática para seus alunos...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A mágica da reprovação Voltar
Comente este texto