Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. solano

    Sr Hélio,excelente sua coluna de hoje,a obrigatoriedade do voto deveria ser o primeiro assunto da pauta( é direito ou obrigação ?) por que será que "nossos" representantes pensam diferente? . Att solano.

    Responda
  2. MANOELITO

    Realmente, o Hélio bateu nos pontos certos, pois, para mim também, os pontos fundamentais da reforma seriam a cláusula de barreiras e o fim das coligações. Também optaria pelo voto facultativo, mas não é mudança tão importante como os dois mencionados. Também sou contra o financiamento público de campanha que, felizmente, não foi aprovado, pois é uma indecência colocar recursos do tesouro para financiar políticos. A reforma não obteve sucesso exatamente pela quantidade de partidos políticos.

    Responda
  3. Quero lula preso!

    Voto obrigatório é absurdo. E não adianta dizer que a taxa para justificar é irrisória... E o tempo perdido para justificar? E o período de trabalho perdido para justificar em dia útil? Nem passaporte podemos ter sem isso! Voto obrigatório é um autoritarismo nojento.

    Responda
  4. zekawasaki

    A cada dia mais eleitores fogem das urnas.Não existe democracia nem voto obrigatórios.A classe menos favorecida economicamente, desconhece que tem 90 dias para justificar a ausência numa eleição,pagando uma taxa irrisória.Mais um embuste eleitoral.

    Responda