Opinião > University of São Paulo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dewey

    Não é mais aceitável que o Brasil continue formando profissionais de curso superior incapazes de se comunicarem na língua inglesa e que professores universitários não tenha o domínio do idioma. É algo que todos os países da UE aprenderam desde o início dos anos 90 a partir da consolidação. Superaram as questões ideológicas tendo em vista as vantagens, inclusive econômicas.

    Responda
  2. Marcos RS

    Aspectos técnicos e didáticos à parte, temos que admitir a eficácia dos EUA quanto à colonização cultural e de consumo que promovem em todo o mundo. Nisso, são insuperáveis.

    Responda
    1. Marcos RS

      Lucca, bom dia. Concordo com todas tuas colocações, mas a "colonização" americana extrapolou além do necessário. Juatamente pela globalização, que não havia anteriormente, praticamente impuseram, em todo o mundo, seu estilo de vida e consumo de produtos, o que provoca uma transferência brutal de capital. Isso sem contar com a descaracterização de nossa língua, o que é deliberado e vai ao encontro dos seus interesses. Acredite, estão seguindo, com muito sucesso, um planejamento prévio.

    2. LuccaCecin

      É natural a condição de "colonização" cultural para qualquer potência mundial, seja ela disseminadora de uma Pax Romana, Britânica, Americana ou Soviética. A realidade é ainda mais intensa em um mundo globalizado e interligado por comunicações instantâneas. A institucionalização do inglês é algo necessário para qualquer universidade, admira o fato da mais importante da Am. Latina ser tão anacrônica. O conhecimento não conhece nacionalismo, o latim foi uma vez a língua padrão, hoje é o inglês.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.