Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. AgnaldoTrombim

    Cara Vera, faço das suas, minhas palavras. Endosso seu texto e me solidarizo para que a dignidade e civilidade sejam sempre o modo pelo qual possamos nos expressar e discutir nossas divergências e ideias. Sucesso nessa missão. A democracia, liberdade e evolução de nossa sociedade dependem disso.

    Responda
  2. Déjà vu

    "Pelo fim do anonimato digital" Ora, é muita ingenuidade pensar que alguém possa dar sua opinião/crítica caso fosse facilmente identificado, quando temos a Força do Estado de um lado e a do rélis Cidadão do outro, o coersão é a regra. Um exemplo: vc defenderia abertamente, via imprensa, um Afro-descedndente vítima de violência policial, onde o Chefe de Polícia pertencesse a Ku-Klux-Klan!!!!!! Ou o P.T. se trabalhasse no governo federal ou na prefeitura de S.Paulo???!!! Duvido!!!!!!!

    Responda
  3. VJGC

    Nota 10!!!

    Responda
  4. LUIZ RUIVO FILHO

    Peço licença para usar o espaço para desejar ao Pessoal da Redação e aos leitores deste prestigioso Jornal, especialmente à sra. Vera Guimarães Martins pela oportunidade de manifestar minhas opiniões sobre o tema em debate. Gostei, como sempre! Aproveito para desejar a todos um bom fim de noite e ótimo inicio da primeira semana da Estação Inverno. Abraços a todos.

    Responda
  5. LUIZ RUIVO FILHO

    VERA concordo parcialmente porque é de somenos se o leitor usa o nome, como eu e outros ou pseudônimos como a maioria, porque o que importa são as opiniões e o debate que provocam, salvo quando excedem os limites da civilidade que, certamente, assegura ao ofendido o "direito de resposta", o qual uso quando sou ofendido mas sem descer ao patamar do ofensor. Por que não podemos usar os nomes dos citados nas reportagens? Por isso chamam de Marionete, Dilmentira etc. Tenha ótimo domingo e boa sorte.

    Responda
  6. siser

    O constrangimento da censura é mesmo ridículo para um assinante. A proibição do anonimato passa ser a solução. Traz de volta o bom nível dos comentários.

    Responda
  7. nunes

    Poderia explicar o motivo da censura em palavras comuns como: copa e ladrão?

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Nunes, tudo bem? O Erudito, meu rancoroso desafeto, bloqueia porque tem a triste lembrança do 7x1 que resultou na paralisação das obras do desvio do Rio São Francisco para irrigar o agreste nordestino. Só por isso e posso garantir == com reservas, que não é nada pessoal. Pergunte ao Erudito? Tenha ótimo fim de domingo.

  8. Eduardo Cantarelli

    Eu até gostaria de fazer um arrazoado de considerações calcadas em princípios éticos, porém, a arena no Brasil de hoje é como rinha de galos: ganha quem machucar mais o oponentes. Oponentes?

    Responda
  9. TFC

    A moderação deve sim é não publicar conteúdos ofensivos. Agora, censurar nome de políticos e até mesmo nome de partidos políticos não está correto.....Por esse motivo, muitos políticos são conhecidos aqui por apelidos por culpa da moderação. Como exemplo, um ex presidente. ... rsrsrs........... já sabem né?

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá TFC, tudo bem? Concordo plenamente contigo porque poderíamos usar o nome do ex-Presidente, aliás "Doutor Honoris Causa" (não pergunte do quê), ao invés do apelido de Capitão do PTbarco da Corrupção e que resultou na Operação Lava Jato pela nomeação de Costa, Cerveró, Duque (Pode Erudito?) dentre outros, para Diretores da Petrobrás desde 2003, ou estou enganado? Tenha ótimo fim de domingo e ótimo inicio da primeira semana do Inverno.

  10. TFC

    Todos que comentam tem o seu perfil cadastrado no periódico, assinante ou não., então ninguém está no anonimato. Sou favorável ao uso do pseudônimo até para proteger o comentarista. Aqueles que residem em Municípios pequenos ou trabalham no meio político se postarem seus nomes aqui e dependendo da manifestação é certo que sofrerão retaliação no seu convívio social. Com pseudônimo os comentários são mais realistas e próximos da verdade. Resta punição exemplar para os que se excedem nas palavras.

    Responda
  11. Ma

    Concordo plenamente. Precisamos todos mostrar a cara.

    Responda
  12. Luis Mezetti

    Concordo plenamente com o fim do anonimato, se o assinante para fazer e manter sua assinatura usa seus dados reais deve ser coerente com suas convicções e não se esconder no anonimato para divulgar ofensas e difamações.

    Responda
  13. Perlux

    Vera, totalmente a seu favo! O anonimato é a pior forma de debate. Das críticas pertinentes (como deve ser qualquer debate civilizado), passamos facilmente às ofensas e acusações totalmente infundadas, que podem daí para frente passar a ser repetidas como verdades, e sem que o ofendido tenha como processar o caluniador.

    Responda
  14. Biotherm Homme

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.