Opinião > Igualdade na Justiça Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ RUIVO FILHO

    A legalização da união entre pessoas do mesmo sexo não tem outro objetivo senão o de assegurar, nos termos da Lei, a sucessão ou partilha de bens e outras coisas mundanas. Assemelha-se às uniões == ou casamento como queiram, de pessoas de sexos diferentes, denominada "união estável" que não possuem a Certidão do Registro Civil e nem por isso não estão fora do abrigo da Lei, ou estou enganado?

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Flávio, pelo visto estamos concordando sobre o mesmo assunto com argumentos diferentes. Aliás, está muito prazeroso e divertido. Tenha ótima e profícua semana.

    2. flavio

      Olá, Luiz. Pois falo idealmente, não de como as coisas são agora. "Lutar pelo casamento gay" é lutar pela regressão ao estado resolvendo o que fazer com seus bens. Claro que a lei manda separar 50% para herdeiros necessários, v.g. e é isso que deve cair. Deixe-se tudo para quem se quiser. Enfim, pleitear cas. gay é apenas para incomodar os tradicionalistas, não para haver avanço.Já questões previdenciárias continuo dizendo que adultos capazes devem resolver suas vidas.

    3. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Flavio, tudo bem? Teoricamente concordo contigo mas o Direito de Familia, na prática, não assegura e estabelece a sucessão ou a partilha de bens pouco importando se maiores ou menores de idade? Não assegura e estabelece a pensão para sustento e necessidades de filhos menores, inclusive com o risco de prisão se descumprida? A guarda compartilhada, inexistente no passado, não é uma conquista mais social e moral do que legal? Tenha ótima semana.

    4. flavio

      Está enganado. O direito de família só tem - ou deveria ter - objetivo de assegurar, em termos patrimoniais, subsistência aos incapazes. Incapazes são, via de regra, a prole. Adultos capazes - sejam cônjuges, sejam filhos - tratem de fazer contratos e dividam os bens. O direito de família e o casamento são resquícios do "bonus pater familiae" de 2000 anos atrás. Avanço casamento gay? É apenas meio para confrontar os tradicionalistas e religiosos, causar celeuma, causar cisão na sociedade, só.

  2. LUIZ RUIVO FILHO

    Salvo raríssimas exceções, desde o ano de 1950 a sociedade vem quebrando tabus e regras conservadoras e religiosas, resultando em modificação de usos e costumes num manifesto desenvolvimento democrático de liberdades, diga-se em qualquer área social, apesar de encontrar forte resistência de alguns setores da Sociedade que resultam do egoismo, senão fanatismo do conservadorismo e até religioso ou estou enganado? Então, porque misturar conservadorismo e religião com união de pessoas do mesmo sexo?

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Vivemos num regime Democrático e seu apanágio é a Liberdade, de sorte que não existe nenhum impedimento legal, moral ou social que autorize intrometer-se na vida privada de qualquer cidadão, pouco importando sexo, cor, credo e classe social dentre outros ou estou enganado? Posso discordar de diversos temas e atitudes, mas não significa desrespeitá-las face o Livre Arbítrio de cada um. Então, se intrometer-me não será considerado invasão de privacidade e do direito de outrem, ou estou enganado?

  3. otto

    enquanto o mundo evolui: uruguai, argentina e até um país conservador como os eua, o Brasil parte rumo a Idade Média, graças a nosso congresso cristão, armamentista e ruralista!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.