Opinião > Fé no tumulto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Barao de Monte Alto

    Sugestão do dep.Cunha, é uma jogada oportunista, pois como o editorial salientou, ele não tem votos suficientes para alcançar o poder.E a forma por ele encontrada é o parlamentarismo, cujo sistema bem estudado e discutido, até sou a favor.O Dep Cunha aproveita-se da fragilidade do governo para tentar fazer modificações apressadas que não têm cabimento no confuso cenário político nacional.Dep Cunha e seu baixo clero deveria procurar uma saída para a governabilidade se tivesse mais patriotismo.

    Responda
  2. Polon

    uma palavra. Parabens, totalmente correta a opinião, que é a mesma que a de muitos brasileiros.

    Responda
  3. Antonio Catigeró Oliveira

    É deprimente ver mais uma liderança no Parlamento que só enxerga o próprio buraco do seu umbigo...

    Responda
  4. siser

    Uma consulta em 1993 pode ser diferente de um novo referendo agora. É válida a ideia e pode arejar mais a política como feita hoje. Do jeito que esta , não pode ficar. Vale a pena tentar.

    Responda
  5. CJP

    O Sujeito é um atabalhoado! O povo brasileiro já decidiu sobre isso! Nossa decisão é soberana senhor deputado! Tá parecendo um aprendiz de ditador que quer fazer tudo para aparecer e se manter no poder! Cadê o resto dos políticos eleitos, prefeitos, governadores, deputados e senadores para dar um basta nesse despropósito! Nós, o povo, é que somos os senhores do Congresso, não esse senhor!

    Responda
  6. LUIZ RUIVO FILHO

    Trata-se de embusteiro que só causou tumulto deste que assumiu a Presidência da Câmara, iniciada com perseguição e vingança pessoal aos adversários. E ainda continua. O Voto Distrital == não o Distritão, sem coligações e limite de reeleição é o caminho para aprimorar a Democracia e fortalecer o regime tanto no Executivo como Legislativo, com pessoas dignas e honradas como Representantes do Povo e exclusão de falastrões, como no caso. com idéias == não ideal, mirabolantes num País despolitizado.

    Responda
  7. Analista MG

    Concordo com a maior parte dos pontos do editorial, como por exemplo, sobre a hiperatividade do congresso e o oportunismo em atacar um Executivo para enfraquecê-lo, mas também temos que pensar que em 20 anos, a cabeça do eleitorado pode ter evoluído. Se existe um sistema que entendemos e concordamos ser superior, por que não tentar?

    Responda
    1. Analista MG

      Luiz, sua resposta tem argumento. Boa. Mesmo assim, acho que pelo menos desta vez o presidente da Câmara tem razão. O parlamentarismo é um regime melhor do que o presidencialismo. Abs para você.

    2. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Analista MG, tudo bem? Um País presidencialista desde 1950 e pretende o desenvolvimento e bem-estar da Nação não pode "transformar-se em laboratório de ensaio" com base em idéias mirabolantes, como no caso, tendo em vista a manifesta despolitização, senão ignorância, da população como restou provado nas ultimas eleições. Aprimorar o regime vigente com inclusão do Voto Distrital, sem coligações e limite de reeleição, visando melhor escolha dos representantes é a solução. Tenha ótima semana.

  8. Analista MG

    Gentilmente, discordo que o parlamantarismo é um regime ruim; ao contrário. Todos os bons países europeus são parlamentaristas e vamos incluir o Canadá e a Austrália, bons exemplos. O presidente do congresso fez uma proposta interessante e quanto ao momento, por que não agora? Faça-se um plebiscito, ora. Se a população concordar, implanta-se. Uma mudança como essa, precisaria de outras.Que sejam feitas também.

    Responda
  9. zekawasaki

    O Poder Executivo fraco será sempre fustigado pelos chamados oportunistas de plantão.Uma martelada no cravo e outra na ferradura e assim vamos,para a mesmice.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.