Hélio Schwartsman > Mania besta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os dois problemas que dificutariam a adoçäo do parlamentarismo no Brasil: 1- seguindo a argumentaçäo de que por duas vezes o parlamentarismo foi recusado em plebiscitos, podemos questionar que a atual presidente foi eleita também por dua vezes e hoje seria derrotada. 2- o presidencialismo de coalizáo (eufemismo para roubalheira) está resolvendo a prolongada crise que estamos passando?Vai resolver qualquer coisa que seja do interesse do Brasil ? Coalizäo só resolve os problemas dos politicos.
Complementando: o parlamentarismo dá de goleada no presidencialismo. Não há como negar. Sendo assim, e tendo já passado 20 anos, eu não veria problema algum em trazer o tema à população brasileira. Por que não? O presidente da Câmara está correto em defender a ideia.
Sua análise é interessante, caro Hélio. Entretanto, eu argumentaria a favor do parlamentarismo nos seguintes pontos: 1) a opinião das pessoas pode ser mudada, se houver um debate sério e esclarecedor; o fato de ter havido duas rejeições não quer dizer muita coisa. A sociedade muda; 2) se reconhecemos que o sistema é melhor, por que não implantá-lo? 3) a mudança poderia ser feita após o atual governo ou mesmo após o próximo; assim, não haveria um "golpe branco". Grandes reformas podem ser boas.
Entretanto, o atual presidente da Câmara como primeiro ministro, aà não, né? Temos que separar as coisas.
Provavelmente quem votou naquela época não tinha a menor ideia do que estava fazendo. O desconhecimento ainda é enorme. Vale uma nova tentativa pelo Congresso.
O eleitor vota para o Executivo e para o Legislativo como joga na mega-sena e no jogo do bicho. O Executivo é a mega-sena, pode dar certo e o eleitor acertar a vida. O Legislativo é o jogo do bicho, que sempre rende alguns caraminguás, porque está mais próximo do eleitor. Por isso que a tendência do eleitor tem sido votar para o Executivo de um partido e para o Legislativo no partido de oposição. Quem governa desse jeito? Só com mensalão mesmo, prática useira e vezeira nesta nação.
Como já houve plebiscitos sobre a questão e o atual sistema foi o escolhido, não vejo como mudar, pelo menos ouvindo-se o povo. E por uma simples razão: quem votou acreditando nas mentiras da campanha passada, não terá capacidade de entender o que é parlamentarismo.
Jane, basta esclarecer o povo, fazer um debate sério e efetivo comparando os sistemas presidencialista e parlamentarista e deixar o povo escolher. O povo tem a capacidade de discernimento, não devemos subestimá-lo.
Eu como Economista, defendo o sistema parlamentar e acho que apesar de suas crÃticas nos vamos nos beneficiar desse sistema e apóio a idéia mas, é claro, isso deve ser feito a plano de longo prazo, em etapas estruturadas para que a troca não cause desconforto e gere mais problemas do que já temos. Independente disso, o Brasil tem que se decidir se será um ou o outro. Como está hoje não pode ficar, meio-parlamentar e meio-presidencialista. Obrigado e parabéns pelo texto!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Mania besta Voltar
Comente este texto