Opinião > Dilema grego Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. karamazov

    Não há saída econômica para a Grécia , nem a curto e nem a longo prazo, como reconhecem 10 entre 10 economistas. O que fazer? Abandonar aquele povo, berço da civilização ocidental, à própria sorte ? A humanidade precisa refletir sobre sua própria existência. Está na hora de abandonarmos o ultrapassado conceito de "Nação independente" e abolirmos todas as fronteiras. Resgatar para a dignidade apenas 11 milhões de pessoas em um universo de 6 bilhões não seria possivel e desejável ? Utopia ?

    Responda
    1. Peter J

      Olá, karamazov. Pois foi exatamente esta a ideia por trás da criação da UE. Abolir fronteiras e abandonar os nacionalismos. É uma tarefa gigantesca para uma região tão heterogênea. Para que a ideia de união sobreviva e funcione tem que haver regras de conduta para todos os membros. A Grécia teimou em desrespeitar todas. Apesar disso, tenho certeza que se acharão meios para superar o problema. Mas, ter sido "berço da civilização", há muitos séculos, não é alvará para desmandos hodiernos. Abs.

  2. Dewey

    A utopia socialista mostra a sua face. Quem se preocupa mais em gastar do que economizar ou produzir acaba na rua da pobreza. Não adianta sofismar, o problema da Grécia é que eles comeram todo o bolo achando que ainda iam manter bolo intacto. O pior é que o governo brasileiro resolveu trilhar o mesmo caminho.

    Responda
    1. luizwilckebol

      O que aconteceu la, e mais ou menos o que o Senado e a Câmara querem fazer no Brasil, dar aumentos acima do possível para os trabalhadores do judiciários e par aos aposentados que ganham acima de um salario minimo. Aqui ate o PS/DB entra nessa farra. Então a questão não e so socialista. Ao que me consta o PS/DB e o D/EM não defendem um politica socialista.

    2. luizwilckebol

      Mas quem botou a Grécia no caos, não foi a utopia socialista. Foi a promessa capitalista de um mundo melhor, sem trabalhar.

  3. Bene

    Ainda não foi encontrada a maneira certa de lidar com o dinheiro, a sua criação, e o controle das contas públicas. É tudo festa até chegar no estouro de Caixa. A Grécia "Não terá outros meios de resgatar seus bancos a não ser pela criação de dinheiro, pois não dispõe de euros". Previsível, mas faltam estudos sérios e sinceros sobre o funcionamento do dinheiro, que deveria ser um meio auxiliar do progresso, mas foi transformado em fonte de poder e especulação para bem de uns e miséria de muitos.

    Responda
  4. Cunha

    Quer resolver o problema da Grécia, é só deixar correr frouxo, depois de passado um tempo quando estiver bombando, volta a segurar, com seis meses paga toda a dívida. No caso do Brasil ele não segurou e ficou só no bem-bom, agora é isso ai

    Responda
  5. dix-huit

    Sra. Angela Merkel, a Grécia não pode ser apartada da U. E. pelo capitalismo selvagem. Trata-se do berço da civilização. Cultura vale mais que ouro!!!... Não esquecer que a Grécia confere prestígio cultural ao continente europeu... Grécia merece oportunidade de acordo econômico com a Europa...

    Responda
    1. luizwilckebol

      mitinho - concordo com voce. Mas o problema não e so do Governo. E do Senado e da Câmara que aprovaram reajustes salarais acima do possivel a ser pago pelo governo.

    2. Peter J

      Concordo. Porém, ela já teve vários e não cumpriu nenhum.

    3. miltinho

      Assim será o futuro do Brasil, se os governantes continuarem a fazer festa com o nosso dinheiro com certeza num futuro próximo seremos a Grécia.

    4. Peter J

      Careca. Sugiro que você comece a campanha da solidariedade. Aliás, por este procedimento poder-se-ia resolver a maioria dos problemas da humanidade. rs.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.