Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Déjà vu

    Numa de suas peças, 2.500 anos atrás, Eurípides, um dos grandes nomes da tragédia grega clássica, legou-nos a famosa passagem: "Oh, Zeus, o que posso dizer? Que você se interessa e cuida da humanidade? Ou nós, mantendo que os deuses existem, nos iludimos com sonhos vazios e mentiras, enquanto o acaso controla o mundo?".

    Responda
  2. zebrabo

    Respeitar crença religiosa é o mesmo que respeitar integridade física de louco pronto a disparar metralhadora sobre multidão. O mal que a religião causa abrange toda a humanidade. A religião é irmã gêmea da má política. Ela ajuda o povo inocente a ser indiferente à administração pública, o permite o absurdo de crianças serem transformadas em monstros enquanto pobres de espírito repetem "Vinde a Mim as Criancinhas".

    Responda
  3. Quero lula preso!

    Convenhamos, num país como o Brasil que fica tanto a dever na educação e na saúde, são as escolas e os hospitais que deveriam ter isenção de imposto, e não as igrejas! Isso é revoltante.

    Responda
  4. Quero lula preso!

    "A cobrança de impostos dos que enriquecem pregando seria um passo civilizatório." Com certeza! Mas para isso acontecer, talvez o único modo seja cada um abrir a sua própria igreja, cultuando cada um o que quiser (os gatos, por exemplo), e assim logo ninguém mais pagaria imposto. Aí teriam que mudar a lei. Nada contra a liberdade religiosa, mas porque as igrejas não deveriam pagar impostos? Não são elas que pregam o desapego ao material? Essa lei é absurda.

    Responda
  5. PAULO

    A Igreja castradora que subsistiu até 1804 até que o Imperador Napoleão Bonaparte livrou a humanidade de superstições e até dos inquisidores. Decorreu daí a crença filosófica ateista e contra as religiões, resultado: estado laico sem religião = socialismo. Sou a favor do Estado laico, mas a humanidade imperfeita precisa de Religião racional para que se melhore a moralidade humana. Espírito sobre matéria, não o contrário.Paulo Rogerio Jose, Porto Velho/RO.

    Responda
  6. svarat

    Blábláblá...

    Responda
  7. Kilgrave

    Eram os deuses ignorância ? Não, eram astronautas.

    Responda
  8. I Don't Now

    testo que parece buscar primeiro desqualificar a Deus e toda sua obra, depois a fé (é certo que como em toda a humanidade há os aproveitadores da fé), assim como há na categoria profissional do Dr. é por isso que se pede para separar o joio do trigo. Também me parece que o Dr. serve a um outro proposito que não esta claro para muitos, mas somente para aqueles que tem discernimento espiritual e o Dr. sabe do que estou falando.

    Responda
  9. dalton1109

    O aspecto da isenção tributária às igrejas virou um beco sem saída. Qualquer maluco,ou desonesto,como é predominantemente característico, pode simplesmente constituir uma igreja e se estabelecer na sua lavanderia do crime organizado.Sim!...é isso mesmo.As igrejas estão lavando dinheiro do tráfico e etc. Sugiro,então,quarentena vintenária às novas igrejas para, a partir de então,pleitearem isenção sob inafastável demonstração do quantidade mínima de seguidores.Como p/ criação de novos partidos.

    Responda
  10. Eduardo Cantarelli

    O articulista errou em dizer que o Papa Francisco é campeão em canonizações. Esqueceu também em dizer que ele é uma latente voz de evolução e progresso no meio religioso apinhado de fundamentalistas. Querer provar a inexistencia de Deus pregando o fim da relação do homem com o sagrado como quer nosso jornalista é que pode ser uma hostilidade barata aos que creem.

    Responda
  11. capanjo

    A Religião esta sendo transformada pelas igrejas em empresas que vendem produtos adquirindo assim recursos financeiros, apenas em 2011 arrecadaram R$ 20, 6 bilhões , tendo imunidade tributaria garantida pela constituição .

    Responda