-
salt
O Brasil com um govêrno que não preza a governança cavou seu próprio buraco, incrementado por uma forma nada produtiva p/ ganhar uma eleição: Para a base da pirâmide bolsa família, para o meio da pirâmide ciência s/ fronteira e para o ápice da pirâmide PeTrobrás, BNDES ...etc...
-
jorginho
eu achando que um problema era o brahma e o outro a alice no país das maravilhas!!!!!!!!!!!!!!
-
Assis
Como imexível? A solução é quebrar o País?
-
Déjà vu
Em visita ao Brasil, em 2012, Tsipras esteve com Lullla e Dilma. Todos, na ocasião, saudaram nosso país c/o modelo de superação da Crise c/ medidas de Estímulo Econômico, ñ de Austeridade. Tsipras e seu Partido sempre disseram q o Bolivarianismo e o Lullopetismo eram sua inspiração. Três anos depois, a Gastança Populista-Esquerdista de Dilma quase Quebrou tb o Brasil, forçando a PR a adotar Austeridade. O fracasso de Tsipras.. lição contra as tentações Populistas por lá e por aqui! Quer Mais!
-
DomQuixoteDeLaManchaRJ
O ajuste fiscal proposto pelo Min.LEVY, de 1,2% do PIB, já era modesto, mas pretendia ser realista e efetivo. Já no meio do ano de 2015, ele já era! O problema não é apenas o Executivo, mas o CN, q aprova mais e mais despesas. Com isto, além dos choques de oferta (crise hídrica-energética e desvalorização cambial) é mantido o excesso de demanda, q alimenta a inflação. Com tantas incertezas s/inflação, juros, câmbio, energia e tributação, ninguém investe, e piora o quadro recessivo.Vários fatores
-
Helio
Que tal começar cortando radicalmente ministérios e cargos comissionados, instituir uma política real de combate à corrupção reformulando os processos de contratação, compra e pagamento de todas as despesas e com transparência total na internet para que cada cidadão possa fiscalizar o destino do nosso dinheiro. Um ambiente de austeridade estimula investimentos e aumenta a arrecadação. Ia esquecendo, tem que trocar o governo!
-
Alisson
Tá faltando a principal fatia dessa pizza!!!
-
svarat
A estrutura do Estado brasileiro criado pela Constituição de 88 é, obviamente, insustentável a longo prazo, e estamos chegando ao limite. O Brasil precisa de reformas profundas em sua estrutura política e econômica, mas nossa classe política, autista, continua a dirigir o transatlântico resolutamente em direção aos icebergs.
-
DomQuixoteDeLaManchaRJ
Nossa CF-1988 é espetacular e não criou nada de novo no Estado Brasileiro q não existia antes. Ela é um meio-termo entre o liberalismo e o socialismo, e dá várias atribuições ao Estado porque ele precisa ser AGENTE ATIVO e TRANSFORMADOR de nossa trágica realidade econômica e social. O problema é a podre classe política. Além disto, o 'presidencialismo de coalizão' permite Executivo 'comprar' apoio no CN; a impunidade perpetua corrupção e incompetência. Ainda assim, já tivemos muitos avanços...
-
-
Lupa
O pior de tudo isso é ver o peso deste Brasil, espremido pelos seus problemas, ser suportado por uma população que não aguenta mais pagar tantos impostos e receber tão pouco em troca. Está na hora de colocar pra trabalhar essa gente que se aproveita desta situação (políticos, muitos funcionários públicos da "ativa" ou aposentados, empresários não sabem o que é competição e aproveitadores em geral). Precisamos de menos Estado, menos estatais, menos corrupção e mais trabalho.
-
Dewey
Até gente gabaritada como o Noam Chomsky declarou publicamente que o socialismo no Brasil, Grécia e França era um antídoto contra os males do neo-liberalismo no mundo. Agora correm o risco de ver seus respectivos legados virar motivos para piadas no futuro. Da Dilma ficará a falsa modéstia; do Hollande as vezes em que foi pego com o ziper aberto; do Tsipras os gestos vazios e as poses do falso herói grego; e do Varoufakis, as palhaçadas e as bravatas.
-
svarat
Não compartilho de sua visão de que Noam Chomsky é pessoa gabaritada, principalmente quando se mete a discorrer sobre política.
-
-
beth
O modelo público-público daqui está falido! Urge fazer reformas, principalmente na Previdência, Saúde e Educação públicas. Na 1ª adotar modelo misto c/ no Chile e Canadá. Na 2ª, plano de saúde obrigatório p/ todos e subsídio parcial do governo apenas p/ os mais pobres, c/ no Obamacare).E na educação, priorizar os ensinos fundamental e médio/técnico (p/ universidades, só pesquisa).Só assim, teremos eficiência, muito mais recursos p/ investir e desenvolvimento (econômico e social) significativo!
-
RomanoRM
Só ficaram de fora os 23.000 cargos ( ou mais) da União preenchidos sem concurso....Fora os 84.000 estaduais, que também tem influência na conta, porque num momento seguinte as V.Exas. estaduais vêm de pires na mão para corrigir por outras formas que não o corte na carne o aparelhamento da máquina pública que, tal como o governo federal, fizeram....Mais a farra da criação de municípios cujas receitas ( principais ou únicas, em muitos casos!) vêm das transferências constitucionais de tributos!
-
Baggio
Tenho feito esses cálculos e a única maneira de sair do buraco é faturando mais. Para tal, teríamos que aumentar substancialmente os investimentos, a produtividade e desarmar a estupenda burocracia que impera nos três níveis de estado: federal, estadual e municipal. Revisar o plano de aposentadoria do funcionalismo público seria outra saída, além de acabar com privilégios ainda existentes. Esse custo previdenciário pode engolir a receita toda, se bobearem.
-
Edu 3M
Que tal cortar algumas despesas "imexíveis" como as aposentadorias integrais de alguns ex funcionários públicos (os com valores mais alto claro)? É "imexível" até alguém mexer, como ocorreu na Grécia! Muitos dos gastos imexíveis poderiam ser administrados para não crescerem de mais. O principal seria um corte de pessoal da ativa, tipo os pelegos do PT que mamam e não fazem absolutamente nada, além de atrapalharem a administração pública.
-
alicate
a pois é mesmo, por tudo que passamos vai ser muito mais ainda inclusive o salario dos Brasileiros
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.