Opinião > Apenas quatro minutos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Eleitor que vai revidar

    Reduzir a velocidade nas marginais é mais uma medida que piora o quotidiano já insuportávelda classe média, dos coitados que são obrigados a perder horas em sua locomoção da casa para o trabalho - todos os dias.... Vamos dar a resposta a este prefeito nas próximas eleições. E vc editorialista da Folha? Não te incomoda? ...já sei, você vai trabalhar de helicóptero!

    Responda
  2. GUIDO

    Só a educação, em todos os sentido, e de qualidade salva esse país. Se for pela educação que seja compulsório. Proibir as montadoras de fabricar carros que possam atingir velocidade acima do máximo legal permitido. Ora, se não é permitido dirigir a mais de 110 Km/h por que, então fabricar carros que alcancem velocidade de até 220 Km/h?

    Responda
  3. LUIZ RUIVO FILHO

    As medidas são justificáveis porque visa preservar a vida mas, de outro lado, o condutor tem de observar não só limite de velocidade e eventual multa. Na verdade, o condutor de qualquer veículo tem por dever e obrigação respeitar todas as leis de trânsito, inclusive motociclista, ciclista e pedestres, eis que todos são responsáveis pela própria segurança como pela dos outros. Uma regra básica que todos deveriam observar: "Eu não sei se lá vem outro "barbeiro" como eu", ou estou enganado?

    Responda
  4. Polon

    4 minutos na conta ai são quantos mil carros que deixaram de passar se a velocidade fosse maior?

    Responda
  5. semper

    Falta provar que a velocidade atual é causa para esses acidentes, que todos querem evitar. Por isso o MP está questionando a prefeitura para ver se decidiram com base no "achismo" ou se há estudos, até agora não divulgados. Infelizmente só vamos saber se melhora com o tempo, ou seja, se os acidentes caem com os novos limites. Espero que sim, mas tenho dúvidas ...

    Responda
  6. Marcos

    Difícil de engolir esta retórica falaciosa. Deveríamos imaginar que tais acidentes ocorreram em velocidade entre 90 e 70 Km/h, assim, reduzi-la seria o remédio para tal problema. Também falar em atropelamentos nas Marginais é imaginar trânsito de pedestres transversalmente e a passagem à nado pelos rios. Por fim, é, no mínimo, má fé transferir apenas para os condutores a responsabilidade deste problema e esquecer o governo. Sabemos que este ato se deve mais à arrecadação municipal em crise.

    Responda
  7. chaferreira

    O defesa da tese de que a redução de velocidade causará a diminuição de mortes é lógica. Assim como a redução de voos reduziria acidentes áreos, ou a diminuição da velocidade dos carros também diminuiria os acidentes, ou até mesmo a retirada das motos das ruas. Ou seja, vou retirar o resultado para o inicio da causa. Isso é insano.Assim, a prefeitura não precisa gastar o dinheiro em educação, não precisa melhorar a segurança viária.etc..etc. A Folha neste editorial realmente fugiu da realidade.

    Responda
  8. Cidadao Comum

    Querem tratar dos E.F.E.I.T.O.S. e não das C.A.U.S.A.S. e aí vem com esta redução de velocidade !!! Este é o problema do B r a s i l , querer dar j e i t i n h o em vez de trabalhar fundo nas cau sas r a í z e s dos p r ob l e m a s e dos a ci den tes que são várias, ou seja, um conjunto de causas , mas as principais são : E D U C A Ç Ã O, I M P U N I D A D E !

    Responda
  9. alexmed

    Falácia do arenque vermelho. Desvia-se o foco da atenção sobre a principal causa de acidentes fatais: motociclistas trafegando no corredor entre os carros. Todos os motociclistas fazem isso, inclusive os PMs da ROCAM que deveriam dar exemplo e coibir esta prática suicida.

    Responda
  10. Brode

    Creio que trata-se de mais uma estratégia para aprimorar a indústria da multa em São Paulo.

    Responda
  11. mario

    Se o pensamento for esse, que diminuam o limite de velocidade para 20 km/h que assim não haverá mais nenhum acidente !!!

    Responda
  12. econ85

    Salvar vidas é importante, mas quer me parecer que a medida é simplesmente arrecadatória. Falta melhorar a estatistica ou sua divulgação, e culpar apenas a velocidade (máxima de 90 km/hora) é muito simplista. Afinal, o que faz tanta gente atravessar as marginais e por que a Prefeitura não coíbe? E as motos nos corredores? Além disso as marginais continuam muito mal sinalizadas. Exemplo: Venha da ZL na marginal Tiête e siga a placa para acessar a ponte Cruzeiro do Sul. Exemplos não faltam.

    Responda
  13. Flávio André

    Pergunta - Você está trafegando na marginal às 3h da madrugada a 50km/h (nova lei). De repente encosta do lado do seu veículo um bandido de mobilete (que atinge 60km/h) e anuncia um assalto. Você está com R$ 500 no bolso. O que você faz: Entrega os R$ 500 para o bandido ou acelera e foge do bandido e leva uma multa de R$ 574? Faça sua escolha e agradeça a Maldade.

    Responda
  14. Flávio André

    Seriam apenas 4min se as marginais não integrassem uma complexa malha viária. A redução de velocidade será sentida em todas as vias, acarretando muito mais tempo em trânsito inclusive na região metropolitana. Lembro que em 2010 o Estado de SP gastou Bilhões na construção de novas pista na Marginal e essa medida anula esse investimento. Seguindo o raciocínio se ninguém transitar nas Marginais não haverá mortes lá! Mandar as carretas para o Rodoanel, fiscalizar os veículos velhos faz mas sentido!

    Responda
  15. Flávio André

    Seriam apenas 4min se as marginais não integrassem uma complexa malha viária. A redução de velocidade será sentida em todas as vias, acarretando muito mais tempo em trânsito inclusive na região metropolitana. Lembro que em 2010 o Estado de SP gastou Bilhões na construção de novas pista na Marginal e essa medida anula esse investimento. Seguindo o raciocínio se ninguém transitar nas Marginais não haverá mortes lá! Mandar as carretas para o Rodoanel, fiscalizar os veículos velhos faz mas sentido!

    Responda
  16. Fabio

    Se percorrer 70 km de marginais a 70 km/h vai levar 60 minuto. A 50 km/h, vai levar 87,14 minutos, isto é, 27,18 minutos a mais. Portanto longe dos 4 minutos da informação divulgada pela reportagem. É preciso levantar as estatisticas dessas mortes. Quantos acidentes entre veiculos, quantos atropelamentos de ambulantes e vendedores nos congestionamentos, mendigos, motos. Essa redução de velocidade nas marginais esta mais para indústria de multas do que outra coisa visto que vivem congestionadas.

    Responda
  17. luizpinto

    A justificativa é nobre, mas não há relação entre o que se pretende proteger e as medidas adotadas. Não há uma análise qualitativa sobre os acidentes ocorridos no ano passado para justificar a alteração do limite. Os acidentes relatados como justificativa foram decorrentes de imprudências inaceitáveis, pouco importando o limite de velocidade da via (embriaguez, rachas, etc.). Afirmar genericamente que a medida é alinhada com a proteção à vida é afirmação rasa e incompatível com o bom jornalismo

    Responda
  18. Edu 3M

    73 mortes em 2014. Expliquem-me qm morreu, pq morreu e como se deu a faltalidade. Números falam conforme os apertamos. Quero os dados qualitativos dos fatos. Morreu p atropelamento numa via onde não se deve ter pedestres? morreu pq estava em excesso de velocidade, a cima de 90km/h? Morreu p distração ao digitar no celular? Isso não é culpa da velocidade e sim da PESSIMA formação dos condutores. Mas, isso ninguém fala.

    Responda
  19. LMJr

    Só podíamos esperar da atual administração municipal medidas anticapitalistas como se vê. Voltaremos a viver como se andássemos de carroças. E ainda tem a indústria da multa.

    Responda
  20. LMJr

    O despreparo do prefeito em assumir ações de impacto como obras de engenharia necessárias à criação de condições de mobilidade adequada a uma megalópole tem feito com que tome medidas atrasadas que estão nos levando ao século XVIII. Logo viveremos um caos como se andássemos de carroças... Vejo um sutil ataque ao modo de vida capitalista e uma pesada indústria da multa! Lamento que uma agenda tão pobre e restritiva só pode causar atraso no desenvolvimento.

    Responda
  21. LMJr

    Os acidentes de trânsito não podem ser atribuídos a um único fator no caso das marginais. Não acho justificável a decisão da prefeitura de reduzir o limite de velocidade das marginais a um nível tão baixo. Na verdade muito abaixo do limite para o qual elas foram projetadas. O que faltam são ações de infraestrutura (mais vias trafegáveis), educativas e fiscalizatórias adequadas. Temo que essa decisão equivocada provoque o caos urbano com dificuldades ao tráfego de veículos e congestionamentos...

    Responda
  22. Marco s

    Discordo sobre a essência do artigo. Ando em vias que a velocidade foi reduzida e me adaptei sem problemas. Porém a principal artéria rodoviária ,da maior cidade do Brasil, ter uma redução drástica e radical foi e é uma atitude arbitrária. As estatísticas são números que muitas vezes não revelam as causas dos acidentes. Porque não usar como exemplos vias Europeias e Americanas onde o limite de velocidade é elevado ou não existe? Sugestão: velocidade máxima: 10 KM, em toda a cidade. Artigo ruim

    Responda
  23. Kafka

    levando em conta a rapidez de um assalto nestas vias,4 min. é muito tempo.é oportunidade pra MARGINAIS agirem.

    Responda
  24. Marcos RS

    Sabemos ser utopia, mas a grande mudança deveria dar-se nos condutores. O antigo limite era compatível com a natureza expressa das vias. O grande tema é a conscientização no trânsito. O edital cita o incremento da sinalização, mas a falta, quase que permanente de campanhas e ações educativas quanto à conduta no trânsito segue sendo o maior problema. Outro ponto é o aumento do valor das multas, o que já vem acontecendo. Para crimes sem violência, a punição mais efetiva é aquela que dói no bolso.

    Responda
    1. papafigu

      Exatamente, Marcos. O bom motorista o é, em qualquer velocidade. O mau, piora no excesso dela. A punição correta e efetiva, sem margem pra "jeitinhos" também ajudará na redução. Não dar seta é infração. Vejo carros fazendo uma sequência de 4 curvas sem usar a seta. Só isso seria o suficiente para dar 20 pontos. Ou seja, motoristas comentem 20 pontos de infração a cada trecho de 3, 4, 5 km e nada acontece.

    2. Marcos RS

      Prezado Lorenzo. Apesar de acompanhar o Judiciário, não sou profissional da área. Na verdade esse parecer não é meu e sim de vários juízes, quase que uma unanimidade. Contrariamente ao que disseste, há um forte componente educativo nesse tipo de punição. Sugiro que pesquises mais a fundo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.