Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Analista MG

    Investimentos em fundos financeiros? E os investimentos diretos nas empresas? A análise não estaria 50% incompleta?

    Responda
  2. pajoriol

    Acontece que temos hoje juros reais de uns 5/ano(inflação 9, selic 14). Esse número astronômico não se encontra por aí. Desta forma ainda muitos especularão por aqui. Os grandes fundos de pensão, que são obrigados à sair de países especulativos, penso, já estão indo embora faz tempo. Sendo assim acho que não será uma catástrofe a saída dos investimentos, mas sim, a alta dos juros de rolagem de nossa dívida externa que, somados aos juros de nossa dívida interna, vão matar o país.

    Responda
  3. svarat

    As agências erram, mas, de qualquer maneira, os investidores precisam ter alguma referência, e é melhor ter as agências do que não ter referência nenhuma.

    Responda
  4. Véio do Sul

    Se pudéssemos resumir o papel das agências de risco, qual seria a função delas ? Bem, elas antecipam tendências ou não ? Ao rebaixar o Brasil, retirando-o da lista de bons pagadores, elas indicam que podemos não pagar empréstimos e retornar os investimentos realizados por aqui. Elas não estão errada - afinal de contas - até bem pouco tempo atrás, muitas embaixadas não pagavam telefone, aluguel e viviam se valendo do dinheiro dos funcionários que lá atuavam - ou seja - início das dores ...

    Responda
  5. Dewey

    É possível criticar tudo na vida se colocarmos como padrão a perfeição. Acontece que vivemos num mundo imperfeito habitado por criaturas imperfeitas. Em 1905 Einstein cometeu vários erros em matemática e física em cálculos usados para medir a viscosidade de líquidos, dos quais ele deduziu o tamanho das moléculas. Isso não o diminuiu com cientista. O Canzian, sempre se primou pelo equilíbrio, mas nessa viu o copo meio vazio.

    Responda
  6. Alexandre

    E pensar que o Brasil triplicou o investimento estrangeiro quando ganhou o selo de bom pagador. E agora corre o risco de perder. O Brasil é um país continental onde é possível ter bons rendimentos em muitas áreas. Os fundos sabem disso, mas a regra que impede os mais robustos do mundo de não investir em grau especulativo, pode agora, dividir o investimento por três.

    Responda
  7. R Villas

    As agencias observam as economias dos diversos países sob uma óptica própria e sob um ângulo que P.T.istas não vão entender porque os fatos não estão seguindo a utopia deles. Voltando aos fatos, a questão é que o amadorismo, a miopia esquerdista e a corrupção P.T.ista estão nos jogando numa crise da qual muitos anos serão necessários para corrigir.

    Responda
    1. ZEUS

      Correto seu comentário

  8. jose

    As Agências que medem riscos em uma economia global podem errar e arram.Mas a cada vez erram menos.O Capitalismo não admite ineficiência por muito tempo.Será que o preclaro analista considera mesmo que o pais será um bom pagador em breve?Pro pete que sempre defendeu o calote da dívida o caminho está certo.Mas o pete não deve ser levado a sério.É aliado da corrupção e nada sabe de gestão que considera coisa burguesa.

    Responda
    1. rufino

      Quem vai querer investir seu dinheiro em um País de analfabetos políticos e funcionais que são ludibriados por elites saqueadoras que detém um falso "legítimo mando"?